+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor consome muita swap

    Tenho um servidor linux (Rad Hat 9) configurado com proxy transparente no squid. Esta máquina tem 256 Mb de Ran e mais 256 Mb de swap.
    Em horário de pico tenho 30 máquinas conectadas a este servidor. A swap alcança 70 Mb as vezes. Mas quando não tenho mais máquinas nenhuma conectadas, a swap mantem os 70 Mb. O normal não seria que a medida que os clientes vão desconectando, vão exigindo menos do server e a swap deveria cair. Quando reboot o server, ele volta consumindo pouquíssima swap.

    Alguem tem alguma idéia do que pode ser.

    Abraços amigos!!!

  2. #2

    Padrão Re: Servidor consome muita swap

    Citação Postado originalmente por flaviobatistela
    Tenho um servidor linux (Rad Hat 9) configurado com proxy transparente no squid. Esta máquina tem 256 Mb de Ran e mais 256 Mb de swap.
    Em horário de pico tenho 30 máquinas conectadas a este servidor. A swap alcança 70 Mb as vezes. Mas quando não tenho mais máquinas nenhuma conectadas, a swap mantem os 70 Mb. O normal não seria que a medida que os clientes vão desconectando, vão exigindo menos do server e a swap deveria cair. Quando reboot o server, ele volta consumindo pouquíssima swap.

    Alguem tem alguma idéia do que pode ser.

    Abraços amigos!!!
    Caro Colega, quando vc utiliza proxy squid em uma máquina, ele sempre usa o máximo da memória disponível, sendo que quando há novos processos de outros serviços executando ele vai liberando espaço em memória para os mesmos.

  3. #3

    Padrão Servidor consome muita swap

    Certo, mas eu achei que o certo seria quando não tivesse a carga máxima de clientes conectados, a swap deveria cair, e aumentar quando os clientes conectassem novamente.
    Desculpe, sou leigo em linux.

  4. #4
    Shadow_
    Visitante

    Padrão swap em uso = falta de memória

    Olha se tá usando swap quer dizer que tá faltando memória, coloca outro pente de 256MB no teu servidor, hoje em dia tá barato!

    Quanto a liberar o swap em uso, isso só será feito quando as areas de memória que foram paginadas (por não estarem em uso) forem solicitadas. Se vai para o swap e não volta, é coisa de processo que está sobrando no teu servidor!

    De uma analisada no que está rodando e elimine tudo que não for essencial!

  5. #5

    Padrão Servidor consome muita swap

    Caro, siga o seguinte:

    Se vc tiver no server apenas o proxy utilize como swap a metade da memoria ram. Se tiver mais de um serviço, utlize um terço da memoria. Sigo essa regra e nao tenho problema.

  6. #6

    Padrão Servidor consome muita swap

    muito boa a resposta roggy tudo vai de saber administrar a memoria que se tem !!!


    Valeu !!!

  7. #7
    Visitante

    Padrão Re: Servidor consome muita swap

    Quando vc foi configurar seu squid, vc definiu em parte da configuracao o uso da memoria para fazer cache de pequenos arquivos/documentos. como vc quer que depois que as pessoas se desconectem libere espaço? se a memoria esta sendo usada para cache de files do squid?


    Citação Postado originalmente por flaviobatistela
    Tenho um servidor linux (Rad Hat 9) configurado com proxy transparente no squid. Esta máquina tem 256 Mb de Ran e mais 256 Mb de swap.
    Em horário de pico tenho 30 máquinas conectadas a este servidor. A swap alcança 70 Mb as vezes. Mas quando não tenho mais máquinas nenhuma conectadas, a swap mantem os 70 Mb. O normal não seria que a medida que os clientes vão desconectando, vão exigindo menos do server e a swap deveria cair. Quando reboot o server, ele volta consumindo pouquíssima swap.

    Alguem tem alguma idéia do que pode ser.

    Abraços amigos!!!

  8. #8

    Padrão Servidor consome muita swap

    Agradeço a respostas de vcs. A última msg respondeu minha dúvida.
    Teria como o squid utilizar menos swap, ou essa utilização do meu server não é para se preocupar?
    Grato.