+ Responder ao Tópico



  1. #1
    X-LOGAN
    Visitante

    Padrão Backup com RarLinux

    Ola pessoal estou com a seguinte duvida, preciso fazer backup de divresos docuementos, inclusive da base de dados do servidor, eu estava utilizando o Tar, mas ele não comprime os arquivos, então optei por uma versão o Rar para o Linukão e compactou muito bem (arquivos de 14MB passaram para 2,5Mb), o que é mais seguro, tar ou rar?
    Gostaria de uma opinião!!!

    Qualquer comentario será bem vindo!!!

  2. #2

    Padrão Backup com RarLinux

    Cara, na minha humilde opinião o risco que você corre de corromper os arquivos compactados é o mesmo com tar ou rar. A unica questão é que o tar já vem junto com a instalaçao do linux.

    Outra coisa esse compactador rar pra linux não é pago?

  3. #3
    X-LOGAN
    Visitante

    Padrão Backup com RarLinux

    Citação Postado originalmente por nod3vic3
    Cara, na minha humilde opinião o risco que você corre de corromper os arquivos compactados é o mesmo com tar ou rar. A unica questão é que o tar já vem junto com a instalaçao do linux.

    Outra coisa esse compactador rar pra linux não é pago?
    Amigo valeu pelo toque, eu baixei uma versão trial, mas não tem o tempo que ele irá expirar, vou deixar funfando aqui pra ver no que dá.
    Pode ser que ele não tenha todo o poder de fogo de uma versão Registrada, mas ele compacta numa boa e ainda verifica a integridade dos dados, se continuar nesse esquema para min vai servir numa boa.

    Falow

  4. #4
    jrcampos82
    Visitante

    Padrão Backup com RarLinux

    cara lembre-se de uma coisa utilize o tar com o gzip ele é muito bom, naaum se esqueça de que arquivos compactados não podem ser ultrapassados os 2 Gb, então faça um script que faça isso para vc, existe um no site da unicamp que faça backup muito bom

  5. #5
    X-LOGAN
    Visitante

    Padrão Backup com RarLinux

    Eu até ja montei um script de backup com o RarLinux e funfa legal, ele até testa a integridade do arquivo depois de compactado, valeu!!!!

  6. #6
    jrcampos82
    Visitante

    Padrão Backup com RarLinux

    LEGAL, então se está tudo ok, não há necessidade de trocar?

  7. #7

    Padrão Backup com RarLinux

    Citação Postado originalmente por jrcampos82
    cara lembre-se de uma coisa utilize o tar com o gzip ele é muito bom, naaum se esqueça de que arquivos compactados não podem ser ultrapassados os 2 Gb, então faça um script que faça isso para vc, existe um no site da unicamp que faça backup muito bom
    Tenho um script de backup com tar + gzip, compacta legal, mas fiz uns testes a uns tempos atrás o rar compacta mais que a dupla acima.

    E com o tar + gzip já criei arquivos de até 6gb. Porque esse limite de 2gb?

  8. #8
    jrcampos82
    Visitante

    Padrão Backup com RarLinux

    para garantir a integridade e seguranaça dos dados, de uma procurada e pesquisa sobre isso que vc terá uma otima explicação sobre isso

  9. #9

    Padrão Backup com RarLinux

    Citação Postado originalmente por jrcampos82
    para garantir a integridade e seguranaça dos dados, de uma procurada e pesquisa sobre isso que vc terá uma otima explicação sobre isso
    Parece que as versoes mais antigas do kernel do linux nao conseguiam trabalhar com arquivos maiores que 2gb. Quanto a integridade e seguranca dos dados nao achei nada sobre esse limite de 2gb.

    Se voce tiver algum link que fale sobre isso ou se voce mesmo puder explicar isso seria bom, é uma coisa a mais para a gente aprender.

  10. #10

    Padrão Backup com RarLinux

    Qual a mídia de backup que você utiliza ?

    Só a nível de observação:
    Se utilizar Fita DAT/DLT não aconselho compactar os arquivos para gravar.
    Pois qualquer problema no arquivo compactado fará você perder TUDO, pois é um arquivo só.
    Se utilizar Fita, apenas copie os arquivos para ela que no caso de problemas você perderá apenas o arquivo em questão.

    Já testou a dupla tar + bzip2 ?

    Utilizo essa dupla aqui e o BZip compacta melhor que o GZip e não precisa pagar.

    Experimente !!!

    Falowwww