+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tráfego Alto - Determinados horários

    Colegas, já procurei em vários fórums, inclusive a maioria aqui, mas ainda não tenho uma solução pra meu problema. É um POP que tenho com AP2000 e Omni com média de 40 clientes simultâneos. Funciona muito bem, mas nesses horários o bicho pega.

    http://www.netperdizes.com.br/mrtg.jpg

    Isso é o gráfico da meu cartão wireless no AP2000, e veja que entre 13:00 até 14:00, e 15:30 até 17:00 o tráfego fica altissimo, sendo que o AP2000 até chega a travar, e isso é uma constância, acontece todos os dias.

    O que poderia ser isso: 1o. Pensei em tráfego P2p, mas seria impossível, clientes usarem em peso somente nestes horários. 2o. Verificando Logs, via tcpdump, squid e outros, não vi nada de anormal nos logs nestes horários. 3o. Tráfego de SMTP, foi checado diretamente nos clientes e apenas alguns 4 clientes enviam emails nestes horários.

    Não cheguei a nenhuma conclusão, estou até achando que poderia ser algum fator atmosferico ou solar (incidência de reflexo) nestes horários, mas não existem rios ou lagos pertos do local.

    Se alguém tiver uma idéia ficarei muito grato, pois estou perdendo os poucos cabelos que ainda tenho com isso.

  2. #2
    Visitante

    Padrão Re: Tráfego Alto - Determinados horários

    Cara,assim vc tem que usar o NTOP para verificar de onde esta gerando o tal trafego e poder trata-lo.Tive este problema a uns 3 anos atras.Com o NTOP descobri que que um determinado cliente tinha maior trafego em tres horarios durante o dia.Em contato com o cliente o que acontecia ? O Gerente fazia tres visitas a cliente diarias e o estagiario se grudava em P2P e como nosso contrato nao permitia tal trafego ....

    Vai ai a dica.

  3. #3
    Flavio-RJ
    Visitante

    Padrão Re: Tráfego Alto - Determinados horários

    Citação Postado originalmente por Kandango
    Colegas, já procurei em vários fórums, inclusive a maioria aqui, mas ainda não tenho uma solução pra meu problema. É um POP que tenho com AP2000 e Omni com média de 40 clientes simultâneos. Funciona muito bem, mas nesses horários o bicho pega.

    http://www.netperdizes.com.br/mrtg.jpg

    Isso é o gráfico da meu cartão wireless no AP2000, e veja que entre 13:00 até 14:00, e 15:30 até 17:00 o tráfego fica altissimo, sendo que o AP2000 até chega a travar, e isso é uma constância, acontece todos os dias.

    O que poderia ser isso: 1o. Pensei em tráfego P2p, mas seria impossível, clientes usarem em peso somente nestes horários. 2o. Verificando Logs, via tcpdump, squid e outros, não vi nada de anormal nos logs nestes horários. 3o. Tráfego de SMTP, foi checado diretamente nos clientes e apenas alguns 4 clientes enviam emails nestes horários.

    Não cheguei a nenhuma conclusão, estou até achando que poderia ser algum fator atmosferico ou solar (incidência de reflexo) nestes horários, mas não existem rios ou lagos pertos do local.

    Se alguém tiver uma idéia ficarei muito grato, pois estou perdendo os poucos cabelos que ainda tenho com isso.
    Já tentou rodar o iptraf no seu gateway pra tentar ver esse tráfego nos referidos horários? Agora uma pergunta: como vc roda esse mrtg no ap? Valeu.

  4. #4

    Padrão Tráfego Alto - Determinados horários

    Este ap esta configurado para que os clientes nao se comuniquem?!?! o que pode estar acontecendo e os cliente estarem tranferindo arquivo de um para outro. Outra coisa que ja aconteceu comigo foi um wrt54g que tinha trafego alto no mrtg com poucos clientes e foi verificado que era interferencia. tinha momentos que nao conseguia acessar o radio nem via lan. Pode ser virus tambem.

  5. #5
    Visitante

    Padrão Tráfego Alto - Determinados horários

    meu amigo,

    estou com esse mesmo problema, do mesmo jeito, só que quem trava é o meu servidor, quando esse trafego começa o ping pro servidor começa a ficar ruim até que não pinga mais, ai tenho que reinicar o servidor para voltar ao normal

  6. #6

    Padrão Tráfego Alto - Determinados horários

    isso pode ser um DOS para sua rede. porém como o horário é constante, é mais fácil vc achar o "vilão", vc tem controle de banda liberada para cada usuário? dá pra diminuir a banda somente nesses horários. Outra possibilidade são spywares nos ruwindows da vida.

  7. #7

    Padrão Tráfego Alto - Determinados horários

    Pessoal detectei uma alta incidência de tráfego na porta 6346, que consultando vi que é do shareazaaa. Eu fiz o bloqueio direto no AP dessa porta, e e parece que baixou o tráfego. Vou esperar para ver se é isso memso.

  8. #8

    Padrão Tráfego Alto - Determinados horários

    mto bom, dica anotada :clap:

  9. #9

    Padrão Tráfego Alto - Determinados horários

    Pessoal, bloqueando a porta do shareazaa, o tráfego melhorou consideravelmente. Veja o tráfego de hoje levando em consideração o tráfego anterior.

    http://www.netperdizes.com.br/ap.png

  10. #10

    Padrão Tráfego Alto - Determinados horários

    Pessoal,

    Tive um problema assim com meu AP2500 que eu tinha com 2 cartões... Acho que o problema não era um cliente se comucando com outro, pois todos estavam em redes diferentes (10.10.21.2, 10.10.22.2), e todos passavam pelo controle de banda...

    Acredito que esse problema seja por um dos dois motivos (ou pelos dois, não se sabe):
    1º - Algum cliente com sinal muito fraco, o que fazia com que o AP tivesse que reencaminhar pacotes; ou
    2º - Ruído gerado pelos 2 amplificadores que tinha no mesmo POP...

    Uma pergunta, vc usa amplificador ou tem concorrentes nas proximidades???

  11. #11

    Padrão Tráfego Alto - Determinados horários

    Citação Postado originalmente por _AGM_
    Pessoal,

    Tive um problema assim com meu AP2500 que eu tinha com 2 cartões... Acho que o problema não era um cliente se comucando com outro, pois todos estavam em redes diferentes (10.10.21.2, 10.10.22.2), e todos passavam pelo controle de banda...

    Acredito que esse problema seja por um dos dois motivos (ou pelos dois, não se sabe):
    1º - Algum cliente com sinal muito fraco, o que fazia com que o AP tivesse que reencaminhar pacotes; ou
    2º - Ruído gerado pelos 2 amplificadores que tinha no mesmo POP...

    Uma pergunta, vc usa amplificador ou tem concorrentes nas proximidades???
    Eu tenho amplificador de 1 Watt nessa torre. Bem lembrado... vou tirar ele para ver o que acontece.

  12. #12

    Padrão Tráfego Alto - Determinados horários

    Citação Postado originalmente por Kandango
    Citação Postado originalmente por _AGM_
    Pessoal,

    Tive um problema assim com meu AP2500 que eu tinha com 2 cartões... Acho que o problema não era um cliente se comucando com outro, pois todos estavam em redes diferentes (10.10.21.2, 10.10.22.2), e todos passavam pelo controle de banda...

    Acredito que esse problema seja por um dos dois motivos (ou pelos dois, não se sabe):
    1º - Algum cliente com sinal muito fraco, o que fazia com que o AP tivesse que reencaminhar pacotes; ou
    2º - Ruído gerado pelos 2 amplificadores que tinha no mesmo POP...

    Uma pergunta, vc usa amplificador ou tem concorrentes nas proximidades???
    Eu tenho amplificador de 1 Watt nessa torre. Bem lembrado... vou tirar ele para ver o que acontece.
    Eu ainda não tive coragem para tirar os amplificadores.... Mas preciso urgentemente fazer isso, pois tem alguns horários que a navegação fica uma b.... mas quase não tem tráfego passando pelo cartão que tah lento... Só pode ser interferência...

    Esqueci de dizer no post anterior que tenho um AP2000 com 1 cartão apenas numa outra torre sem amplificador e funciona muito bem, ou seja, não dá esses picos de tráfego maluco de 11 megas, e tem até mais clientes do que os cartões com amplificador...

    Kandango, depois de tirar o amplificador, poste o resultado, ok??? Fiquei curioso... Algoém aeh jah teve alguma experiência dessas???

    .

  13. #13

    Padrão Tráfego Alto - Determinados horários

    Citação Postado originalmente por _AGM_
    Citação Postado originalmente por Kandango
    Citação Postado originalmente por _AGM_
    Pessoal,

    Tive um problema assim com meu AP2500 que eu tinha com 2 cartões... Acho que o problema não era um cliente se comucando com outro, pois todos estavam em redes diferentes (10.10.21.2, 10.10.22.2), e todos passavam pelo controle de banda...

    Acredito que esse problema seja por um dos dois motivos (ou pelos dois, não se sabe):
    1º - Algum cliente com sinal muito fraco, o que fazia com que o AP tivesse que reencaminhar pacotes; ou
    2º - Ruído gerado pelos 2 amplificadores que tinha no mesmo POP...

    Uma pergunta, vc usa amplificador ou tem concorrentes nas proximidades???
    Eu tenho amplificador de 1 Watt nessa torre. Bem lembrado... vou tirar ele para ver o que acontece.
    Eu ainda não tive coragem para tirar os amplificadores.... Mas preciso urgentemente fazer isso, pois tem alguns horários que a navegação fica uma b.... mas quase não tem tráfego passando pelo cartão que tah lento... Só pode ser interferência...

    Esqueci de dizer no post anterior que tenho um AP2000 com 1 cartão apenas numa outra torre sem amplificador e funciona muito bem, ou seja, não dá esses picos de tráfego maluco de 11 megas, e tem até mais clientes do que os cartões com amplificador...


    Kandango, depois de tirar o amplificador, poste o resultado, ok??? Fiquei curioso... Algoém aeh jah teve alguma experiência dessas???

    .
    O seu medo é o meu medo também, tirar esse amplificador pode tirar alguns clientes do raio de cobertura, mas vou ter que arriscar. Mas pelo o que o pessoal fala aqui, existe uma vantagem enorme em não usar esses amplificadores... fico mais seguro assim...

    Mas pode deixar que posto aqui o resultado...

  14. #14
    Visitante

    Padrão Re: Tráfego Alto - Determinados horários

    bom, rode o IPTRAF no gateway como disse o colega, verifique qual MAC esta detonando sua rede, e outra coisa, seu ANalizador de TRafego é o MRTG neh?? vc viu que esta em AZUL, isso é UPLOAD, pode ser q tenha alguem tentando trocar arquivos em cima da tua Bridge, outra coisa.. tive um problema assim aqui com um virus q mandava fragmentos de pacotes ICMP, entao, primeiro vc tem q descobrir quem ta fazendo isso !! IPTRAF neles !!

  15. #15

    Padrão Tráfego Alto - Determinados horários

    Visitante,

    Se ele estiver rodando o MRTG na porta ethernet do rádio sim, aquilo é upload, agora se estiver rodando na porta wireless (wif1 ou wif2) ai aqui é download.

    Att,

    Nataniel Klug

  16. #16
    Herlon
    Visitante

    Padrão Tráfego Alto - Determinados horários

    Bem a questão de inversão do grafico, pode ser uma questão de configuração tambem do Mrtg.

    Não sei que nivel de velocidades trabalha, mas meus AP-2000, 600 e Orbitel, não consegui trabalhar com mais de 30 clientes online, senão ocorre o mesmo em horarios de pico.

    Evitar que utilizem o p2p não tem como, isso virou mania, e através de inumeras pesquisas acabei descobrindo que este trafego intenso é gerado por ele.

    Neste gerenciamento consegui detectar que havia casos de roteamento em p2p dentro de meu gateway, verifique se não ocorre o mesmo com vc tambem.