+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PARA QUE SERVE O CENTELHADOR ?

    GALERA PRA QUE SERVE O CENTELHADOR...QUE FICA NA CAIAX HERMETICA?

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: PARA QUE SERVE O CENTELHADOR ?

    Para proteger o equipamento (rádio) de uma possível descarga atmosférica na antena.

  3. #3

    Padrão Re: PARA QUE SERVE O CENTELHADOR ?

    Opa, é isso mesmo.

    Dentro dele, tem uma esfera entre os dois lados, com a distância de 1/4 de onda de rádio.

    Quando ocorre uma descarga elétrica intensa, ela encosta na carcaça do centelhador, e direciona a descarga para o fio terra, evitando que desca para o rádio.

    Mas, importante: Se colocar por colocar o centelhador, sem colocar aquele fiozinho que tem pra parafusar nele, e colocar num terra, por exemplo na estrutura de ferro da casa por exemplo, NÃO ADIANTA NADA !! A descarga vai descer por onde ??

    Acertou quem falou que é pelo cabo até o AP ou rede.

    Abraços

  4. #4

    Padrão Re: PARA QUE SERVE O CENTELHADOR ?

    e como seria a instalação adequada do centelhador...?

  5. #5

    Padrão Re: PARA QUE SERVE O CENTELHADOR ?

    eu acho que esse centelhador é mais estético do que funcional, afinal acho que todos usam para-raios certo? numa descarga igaul a de um raio, não creio que um cetelhador desses ira suportarr tal voltagem, me corrijam se tiver falando bosta! alguem ja viu um treco desses segurar um raio??? !!

  6. #6
    mhp
    Visitante

    Padrão Re: PARA QUE SERVE O CENTELHADOR ?

    Ë verdade, um centelhador não tem função alguma (exceto virar pó também) se um raio atingir o equipamento diretamente. Só para se ter uma idéia das tensões envolvidas, ao ar livre e com umidade relativa normal, são necessários cerca de 10000 volts para se produzir uma faisca de 1 cm. Um raio chega a ter alguns quilometros de extensão.
    O real papel dos centelhadores é evitar que cargas estáticas, criadas pelo atrito do vento com a antena, cabos, estruturas, etc., atinjam valores capazes de danificar componentes eletrônicos mais sensíveis. São básicamente feitos com dois eletrodos muito pŕoximos, encerrados dentro de uma ampôla cheia de gás inerte que evita que os mesmos sofram corrosão pelo centelhamento. Um destes eletrodos deve estar conectado à terra, para onde estas cargas elétricas devem ser desviadas.

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: PARA QUE SERVE O CENTELHADOR ?

    Acho que todos entenderam o motivo do uso de um centelhador, após as explicações acima... Agora por favor, não confundam aqueles adaptadores com flange que o pessoal coloca nas caixas herméticas com Protetores a Gás com conector para aterramento, estes são os verdadeiros centelhadores, que protegem o equipamento.

  8. #8

    Padrão Re: PARA QUE SERVE O CENTELHADOR ?

    Citação Postado originalmente por darlangomes
    e como seria a instalação adequada do centelhador...?
    Tem algumas opções: Tem caixa hermética que já vem com ele, dai espeta o cabo q vai pra antena, e o pig nele. Obvio, todos sabem hhehe.

    Caso não esteja fixado na caixa hermética, pode colocar ele na saída da antena, ou na outra ponta, tano faz.

    Mas o importante é que o mesmo esteja aterrado, através de um fio, bom, tipo esses de extensão elétrica, não me lembro a medida dele.

    Sobre segurar raio ? Não sei se foi raio ou uma descarga alienígena, mas um dia eu fui ver pq um link meu tava fora do ar, e a antena tava meio deformada, com uma beirola preta, tipo queimada e o centelhador parecia massa de modelar dessas que a gente brincava na escola, o fio de aterramento, parecia um cabelo preto.

    Meu rádio ? Intacto.

    Abraços !

    AD

  9. #9

    Padrão Re: PARA QUE SERVE O CENTELHADOR ?

    Citação Postado originalmente por alamdias
    Citação Postado originalmente por darlangomes
    e como seria a instalação adequada do centelhador...?
    Tem algumas opções: Tem caixa hermética que já vem com ele, dai espeta o cabo q vai pra antena, e o pig nele. Obvio, todos sabem hhehe.

    Caso não esteja fixado na caixa hermética, pode colocar ele na saída da antena, ou na outra ponta, tano faz.

    Mas o importante é que o mesmo esteja aterrado, através de um fio, bom, tipo esses de extensão elétrica, não me lembro a medida dele.

    Sobre segurar raio ? Não sei se foi raio ou uma descarga alienígena, mas um dia eu fui ver pq um link meu tava fora do ar, e a antena tava meio deformada, com uma beirola preta, tipo queimada e o centelhador parecia massa de modelar dessas que a gente brincava na escola, o fio de aterramento, parecia um cabelo preto.

    Meu rádio ? Intacto.

    Abraços !

    AD
    Ja tocando no asssunto, voces acham que valem os preços que pedem nesss cetelhadores??? afinal tem lugar que ta vendendo até por 70 reais(achei uma exploração para com quem não entende e ta começando agora) acho que esses vendedores(principalmente alguns de campinas por quem comprei) são muito foda, só querem vender e não pensa]m no preço!

  10. #10
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: PARA QUE SERVE O CENTELHADOR ?

    Citação Postado originalmente por smashclever

    Ja tocando no asssunto, voces acham que valem os preços que pedem nesss cetelhadores??? afinal tem lugar que ta vendendo até por 70 reais(achei uma exploração para com quem não entende e ta começando agora) acho que esses vendedores(principalmente alguns de campinas por quem comprei) são muito foda, só querem vender e não pensa]m no preço!
    Depende... R$ 70,00 por um surge a gás compensa sim.. o problema é que às vezes eles vendem esse adaptador com flange, o qual menciono acima, por esse valor, quando ele custa na www.klc.ind.br em torno de R$ 12,00.

  11. #11
    mhp
    Visitante

    Padrão Re: PARA QUE SERVE O CENTELHADOR ?

    Está caro. Faça uma busca rápida na Internet que você vai encontrar por menos de R$ 40,00. E como disse o amigo Sergio, tome cuidado para não comprar uma flange simples como se fosse um centelhador.

  12. #12

    Padrão Re: PARA QUE SERVE O CENTELHADOR ?

    Citação Postado originalmente por MHP
    Está caro. Faça uma busca rápida na Internet que você vai encontrar por menos de R$ 40,00. E como disse o amigo Sergio, tome cuidado para não comprar uma flange simples como se fosse um centelhador.
    beleza, só esclarecendo quem ainda não conhece, essa foto seria o centelhador correto?? é o que eles mais vendem com o esses nome!! estão nos engando?? não sei! vamos lá!


    http://www.graebin.com/loja/images/centelhador_.gif

  13. #13
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: PARA QUE SERVE O CENTELHADOR ?

    Citação Postado originalmente por smashclever

    beleza, só esclarecendo quem ainda não conhece, essa foto seria o centelhador correto?? é o que eles mais vendem com o esses nome!! estão nos engando?? não sei! vamos lá!


    http://www.graebin.com/loja/images/centelhador_.gif
    Não... esse ae é um adaptador com flange.

    Abaixo um centelhador:
    http://www.hyperlinktech.com/web/cop...s/al-nfnfb.jpg

  14. #14

    Padrão Re: PARA QUE SERVE O CENTELHADOR ?

    E esse flange protege alguma coisa?

  15. #15
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: PARA QUE SERVE O CENTELHADOR ?

    Citação Postado originalmente por netosdr
    E esse flange protege alguma coisa?
    De acordo com a KLC, protege... mas sinceramente, só vendo para crer... É conversar com o pessoal da engenharia deles para saber a maneira correta de montar e o grau de proteção que ele oferece.

    ADAPTADOR N 50 OHMS FÊMEA X FÊMEA RETO PAINEL C/ FLANGE E CENTELHADOR P/ PROTEÇÃO RF COMPRIMENTO 52MM
    REF.: CA-14E

  16. #16

    Padrão Re: PARA QUE SERVE O CENTELHADOR ?

    pra voces verem como enganam a galera, eles vendem esses centelhadores por um preco inadimissivel, esse flange sim vale uns 50 conto, aogra o de cima, sem chance

  17. #17
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: PARA QUE SERVE O CENTELHADOR ?

    Citação Postado originalmente por smashclever
    pra voces verem como enganam a galera, eles vendem esses centelhadores por um preco inadimissivel, esse flange sim vale uns 50 conto, aogra o de cima, sem chance
    não confunda smashclever... o adaptador c/ flange é o que você postou a imagem... o que eu postei é um lightning protector da hyperlink. (esse sim é um centelhador confiável).

  18. #18
    mhp
    Visitante

    Padrão Re: PARA QUE SERVE O CENTELHADOR ?

    O adaptador com flange serve apenas para conectar o cabo RGC213 da antena ao pig-tail. Notem que o centelhador verdadeiro tem um terminal específico "ground" (na imagem fica na parte inferior) para ser ligado ao aterramento, do qual por sinal ninguém falou ainda, e que tem de ser bem feito, do contrário de nada adiantarão para-raios, centelhadores, etc.

  19. #19

    Padrão Re: PARA QUE SERVE O CENTELHADOR ?

    Onde eu encontro esse centelhador da Hyperlink? ou similar? mas que seja centelhador mesmo. Alguma loja nacional?e o aterramento, alguma recomendação? Tenho links em Outdoor e não uso esses equipamentos de proteção, mas nunca é tarde para mudar :wink: