+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão TUX-AP

    Sempre há os espertalhões...


    É incrivel como existem espertalhões neste mundo... Convido a todos que visitem o site [[a href=http://www.tuxap.com.br/]]http://www.tuxap.com.br/[[/a]] para enviar seu protesto contra mais este espertalhão que resolve tornar seu um código que é de todos.


    O referido camarada criou um kernel para rodar em Access Points Wireless e agora o está vendendo por 50 pratas. Até ai não há nenhum problema que não ético. O que é sério é que ele não disponibiliza o código fonte das alterações que ele fez, infringindo o princípio mais básico da GPL.




    Dados complementares:
    Data da Publicação: 17/02/2005 as 11:41:22
    Origem: XLinuxNews
    URL: http://www.xlinuxnews.com.br/noticia...ia.php?id=1359
    Fonte: http://www.tuxap.com.br/
    Enviado por: cHoR4o ([email protected])

    AGORA CADE QUEM FISCALIZA ISSO?

  2. #2
    FLAVIO-RJ
    Visitante

    Padrão TUX-AP

    CONCORDO PLENAMENTE EM GÊNERO, GRAU E NÚMERO.

  3. #3

    Padrão TUX-AP

    Leve este protesto a abrasol.org.br

  4. #4
    jp0
    Visitante

    Padrão Re: TUX-AP

    Mande também para gpl-violations.org

  5. #5

    Padrão Re: TUX-AP

    Gente não e so tux mais a grande maioria dos firm linux like baseado no chipset rtl modificaram o codigo e nao repassaram os fontes..
    Errado eles estão, mais eu pago satisfeito os R$15 pela licensa pois estes firm são eficientes.. e gracas a eles podemos agregar varias funcoes nos radios que facilitam a vida do provedor via radio.
    Outro projeto que mudou foi o www.aplinux.com.br que prometia ser um distribuicao para servidores que daria tudo pronto. veja no que deu!!!




  6. #6
    jp0
    Visitante

    Padrão Re: TUX-AP

    Errado eles estão, mais eu pago satisfeito os R$15 pela licensa pois estes firm são eficientes.. e gracas a eles podemos agregar varias funcoes nos radios que facilitam a vida do provedor via radio.
    Cara, o problema é que você está pagando pra pessoa errada. Eles são atravessadores, e quem realmente fez o trabalho duro está sendo desrespeitado e não recebe nada.

  7. #7

    Padrão Re: TUX-AP

    jp0 estou a 4 anos trabalhando com provedor e uma das revolucoes neste 4 anos foi:

    1) Firm linux like para os aps com chipset da realteck
    2)Computador trabalhando como Ap(star-os, mk, ikaros...)
    3) Link de 5.8

    As duas primeira tem violacao de GPL pois os softs são baseado em código aberto e são comercializados e acredito eu o pessoal não disponibilizou as alteracoes para quem quiser compilar e usar. Isto e fato, mas levando em conta o beneficio que os programas trazem vale apena sim pagar pelo mesmo. Não estou dizendo que eles estão certo, mas vivemos num pais capitalista onde o dinheiro e a mola propussora de tudo e a maioria estão preocupadas com o individual e não com o coletivo, se não rolar grana ninguem faz nada.. veja um exemplo que temos aqui e o projeto do firm free.. a grande maioria que passa por la querem saber onde achar e poucos oferece ajuda para o projeto andar https://under-linux.org/component/op...opic,39063.162 existem outros softs gratuitos mais o mesmo param devido a falta de recurso ou desinteresse do criador pois o mesmo tem que trabalhar para pagar as contas no final do mes.

    Uma pergunta que faco a todos.. quem já fez uma doação para algum soft free que de alguma forma o ajudou?

    Citação Postado originalmente por jp0
    Errado eles estão, mais eu pago satisfeito os R$15 pela licensa pois estes firm são eficientes.. e gracas a eles podemos agregar varias funcoes nos radios que facilitam a vida do provedor via radio.
    Cara, o problema é que você está pagando pra pessoa errada. Eles são atravessadores, e quem realmente fez o trabalho duro está sendo desrespeitado e não recebe nada.

  8. #8
    jp0
    Visitante

    Padrão Re: TUX-AP

    uma das revolucoes neste 4 anos foi:

    1) Firm linux like para os aps com chipset da realteck
    2)Computador trabalhando como Ap(star-os, mk, ikaros...)
    3) Link de 5.8

    As duas primeira tem violacao de GPL pois os softs são baseado em código aberto e são comercializados e acredito eu o pessoal não disponibilizou as alteracoes para quem quiser compilar e usar
    Eu sei. Mas a revolução teria acontecido se todos tivessem respeitado as licenças também.

    Não estou dizendo que eles estão certo, mas vivemos num pais capitalista onde o dinheiro e a mola propussora de tudo e a maioria estão preocupadas com o individual e não com o coletivo, se não rolar grana ninguem faz nada..
    Como?
    Cara, a GPL nasceu em um país absurdamente capitalista. A IBM e outras grandes empresas usam a GPL, e o interesse deles é fazer dinheiro! Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

    Nada deveria justificar o que estão fazendo -- empresas estão ganahndo dinheiro às custas de desenvolvedores que dão duro pra que todos tenham acesso ao fonte! É no mínimo muito desonesto.

    A GPL não é uma forma de oferecer "software gratuito" ou "software que pode ser usado do jeito que você bem entender". Ela apresenta regras muito claras, e o que está acontecendo é violação de direitos autorais.


    Esta semana fare um levantamento e enviarei a gpl-violations.org.

    -- jp

  9. #9

    Padrão Re: TUX-AP

    Gente, não concordo que haja violação de GPL...pois os desenvolvedores dos firmwares p/ Ap não fizeram nenhuma alteração no código-fonte do kernel, nem nos projetos correlacionados (busybox principamente)...quem entende de compilação desses firmware, ou quem já tentou personalisar um, sabe muito bem que o SDK está disponível na Web, e que a única coisa que possui código próprio ou modificado são os shell scripts...mas isso vc pode muito bem ver dando um SSH para os rádios...

    Quanto ao código-fonte de software sobre a GPL (principalmente kernel e busybox) não há nenhuma alteração nos fontes! Portanto, não há violação de GPL.

    O que se faz com o kernel desses firmware á aplicar patches para que eles funcionem na arquitetura MIPS (e isso vc tbm encontra na web).

    Quanto ao mikrotik, que foi citado, é a mesma coisa...eles compilam o kernel, o busybox, ssh, squid, etc...sem fazer modificações no código-fonte destes softwares, portanto, sem violação da GPL...agora os scripts e ferramentas feitos "em casa" por eles, como um exemplo, a winbox, eles tem todo direito de lançar ou não sob GPL.

  10. #10
    jp0
    Visitante

    Padrão Re: TUX-AP

    Citação Postado originalmente por roneyeduardo
    Gente, não concordo que haja violação de GPL...pois os desenvolvedores dos firmwares p/ Ap não fizeram nenhuma alteração no código-fonte do kernel, nem nos projetos correlacionados (busybox principamente)...quem entende de compilação desses firmware, ou quem já tentou personalisar um, sabe muito bem que o SDK está disponível na Web, e que a única coisa que possui código próprio ou modificado são os shell scripts...mas isso vc pode muito bem ver dando um SSH para os rádios...
    Cara, não é assim como você está colocando. A GPL não funciona desse jeito.

    - Mesmo sem modificações, o binário coberto pela GPL precisa vir com a licença inteira (não simplesmente uma menção do tipo "isto tem software GPL") e uma oferta do código fonte (ou o próprio fonte);
    - Não basta dizer que "todo mundo sabe que o SDK está na rede". É necessário listar os pacotes usados, as versões deles, e oferecer o fonte de todos.

    Citação Postado originalmente por roneyeduardo
    Quanto ao código-fonte de software sobre a GPL (principalmente kernel e busybox) não há nenhuma alteração nos fontes! Portanto, não há violação de GPL.
    Sim, há. Com ou sem ateração, os fontes da mesma versão devem ser disponibilizados.

    Citação Postado originalmente por roneyeduardo
    O que se faz com o kernel desses firmware á aplicar patches para que eles funcionem na arquitetura MIPS (e isso vc tbm encontra na web).
    Eu entendo o seu argumento, mas não é assim que a GPL funciona (dê uma lida). Esse tipo de informação ("vc encontra na web") não é suficiente.
    Quem redistribui binário GPL deve, necessariamente, distribuir o fonte da mesma versão.

    A GPL está aqui:

    http://www.gnu.org/licenses/licenses.html

    http://www.gnu.org/licenses/gpl.html

    Veja a seção 3.

    Citação Postado originalmente por roneyeduardo
    Quanto ao mikrotik, que foi citado, é a mesma coisa...eles compilam o kernel, o busybox, ssh, squid, etc...sem fazer modificações no código-fonte destes softwares, portanto, sem violação da GPL...
    Mesma coisa. Violam a GPL, sim.

    Citação Postado originalmente por roneyeduardo
    agora os scripts e ferramentas feitos "em casa" por eles, como um exemplo, a winbox, eles tem todo direito de lançar ou não sob GPL.
    Sim, claro. Desde que não estejam linkados com bibliotecas GPL.

    Estou passando várias informações sobre estas infrações pra FSF Latin America, e pra gpl-violations.org também.

    Aliás -- foi por causa desse tipo de "deslize" que a Linksys teve que abrir o fonte do firmware deles (que originalmente era fechado e usava código GPL).

    -- jp


  11. #11

    Padrão Re: TUX-AP

    Se tudo for levado ao pé da letra, você está coberto de razão...mas eu vou te falar, pra que estas emrpesas se "enquadrem", basta elas colocarem uma documentação no site, apontando links para os respectivos projetos/softwares por eles usados e pronto. No site / manual do Mikrotik vc encontra isso, eles listam todos os softwares livres usados por eles, dizem que são cobertos por GPL e apontam para o site do projeto! pronto...

  12. #12
    jp0
    Visitante

    Padrão Re: TUX-AP

    Se tudo for levado ao pé da letra, você está coberto de razão...
    Mas deve ser levado ao pé da letra. Por isso contratos são assim, cheios de detalhes!
    E outra: este é o espírito da GPL! É uma parte importantíssima do contrato, não é só um detalhe menor.

    mas eu vou te falar, pra que estas emrpesas se "enquadrem", basta elas colocarem uma documentação no site, apontando links para os respectivos projetos/softwares por eles usados e pronto.
    Sim, com o número de versão de cada pacote.

    Cada roteador vendido com software GPL deve também conter: ou o fonte destes softwares, ou uma oferta, válida por 3 anos, de envio dos fontes de todos. Pode ser uma oferta para ir ao site do fabricante e baixar o fonte todo, como fez a Linksys.

    No site / manual do Mikrotik vc encontra isso, eles listam todos os softwares livres usados por eles, dizem que são cobertos por GPL e apontam para o site do projeto! pronto...
    Isto sim, está certo, e se fazem isso estào de parabéns! (Aliás, não deixam de vender só por disponibilizar os fontes, né?) Mas por exemplo, o AProuter não faz isso.

    -- jp