+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como fazer isso rodar?

    Prezados, conto com todos nesse assunto.

    Atualmente tenho um cliente que possue um server linux, , onde tem um adsl conectado a ele e faz a distribuição para a rede de 40 computadores.

    Eth1=internet
    Eth0 = Rede.

    O que meu cliente quer agora é colocar mais duas placas de rede no servidor e ligar outro adsl nele e fazer a divisão da rede, onde um link atenda 20 computadores e outro os outros 20 restantes.

    Como posso faço isso?

    Grato.
    Aguardo ajuda.

  2. #2

    Padrão Como fazer isso rodar?

    divida a rede em 2 redes de ip diferentes e no servidor ponha a rota default de uma rede pra um adsl e a rota default da outra rede para outro adsl.

    falows

  3. #3

    Padrão Como fazer isso rodar?

    Ae que mora o problema meu amigo, eu nunca fiz esse tipo de divisão de rede, poderia me indicar alguns documentos, ou mesmo onde faço a divisão se é por IPTABLES, DHCP.

    Ai fica mais fácil.

    Grato.

    Aguardo ajuda.

  4. #4

    Padrão Como fazer isso rodar?

    meu brodi olha ondi mora o prob unica distro q funfa legal pra fazer o q vc quer e o suse.

    procura documentação no oraculo (google) sobre balanceamento de carga no linux com iproute2.

    que lah tem as regras no iptables

    isso um brodi meu jah tento com o fedora com o conectiva e o unico que funfo legal foi o suse nas outras distro naum funfo.

  5. #5

    Padrão Como fazer isso rodar?

    Citação Postado originalmente por noir
    meu brodi olha ondi mora o prob unica distro q funfa legal pra fazer o q vc quer e o suse.

    procura documentação no oraculo (google) sobre balanceamento de carga no linux com iproute2.

    que lah tem as regras no iptables

    isso um brodi meu jah tento com o fedora com o conectiva e o unico que funfo legal foi o suse nas outras distro naum funfo.

    Nao prescisa usar iproute2 nao, pq o seguinte ele nao quer balancear ele so quer dividir o link 20 maquinas pra cada lado, ae pra vc fazer darkstar é so fazer o seguinte por mais uma placa de rede no comp pro adsl e criar um alias na placa de rede interna com outro ip, exemplo 192.168.3.1, ae poe metade das maquinas na rede 192.168.3.0 e metade na rede que voce tem ae. vc cria uma rota de que tudo que vier pela rede 192.168.3.0 sai pelo adsls novo e pronto deve ta funcionando.

    falows

  6. #6

    Padrão Como fazer isso rodar?

    Caro ruyneto.

    Pelo que eu entendi então é:

    Coloco apenas + 1 placa de rede onde será o novo adsl.

    E crio uma alias na placa que já está instalada para que ela responda em duas faixas de redes diferentes, é isso?

    Poderia me passar como ficaria essa alias?

    Grato.
    Aguardo ajuda.

  7. #7

    Padrão Como fazer isso rodar?

    Citação Postado originalmente por darkstarlinux
    Caro ruyneto.

    Pelo que eu entendi então é:

    Coloco apenas + 1 placa de rede onde será o novo adsl.

    E crio uma alias na placa que já está instalada para que ela responda em duas faixas de redes diferentes, é isso?

    Poderia me passar como ficaria essa alias?

    Grato.
    Aguardo ajuda.
    Eh to supondo que vc tem um hub ou switch que concentra os computadores e fazem eles chegar no servidor, ae vc cria um alias na placa de rede com o ifconfig ( de um man ifconfig que tem a sintaxe) ae poe metade dos computadores em uma rede e a outra metade na outra, e com o route manda a rota default da nova rede pro novo adsl e pronto,

    falows

  8. #8

    Padrão Como fazer isso rodar?

    Foi o que o competente amigo ruyneto falou. É o empírico conceito de ROTEADOR.


    Abraços!

  9. #9

    Padrão Como fazer isso rodar?

    Galera, seguinte, consegui achar os procedimentos de funcionamento.

    Até ai beleza.

    Agora vem a outra parte do problema.

    Distribuo IPS aos clientes por DHCP e o compartilhamento da net é feito por iptables.

    O que fazer?

    Grato, aguardo ajuda.

  10. #10

    Padrão Como fazer isso rodar?

    Citação Postado originalmente por darkstarlinux
    Galera, seguinte, consegui achar os procedimentos de funcionamento.

    Até ai beleza.

    Agora vem a outra parte do problema.

    Distribuo IPS aos clientes por DHCP e o compartilhamento da net é feito por iptables.

    O que fazer?

    Grato, aguardo ajuda.
    Seguinte se fechar os mac por ip da certo, se nao nunca fiz, quanto ao iptables eh so criar as regras pra rede nova com o adsl novo

    falows