+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão como fazer um cabo serial para ovis link

    [size=18px][/size]oi pessoal eu to precisando fazer um cabo serial para um radio ovis link modelo : wl 1120-ap

    por favor me ajudem!.!.!.!.!.!.!.!.!

  2. #2
    hunt3r
    Visitante

    Padrão como fazer um cabo serial para ovis link

    Toma ai meu fio, de mão beijada....

    O ckt original, era um integrador rs232 de cabo de dados para celular siemens, com alguns pequenos ajustes, voy la! super cabo rs232 para conexão com ovislink-wl1120ap!

    http://vitoria.upf.br/~navarini/serial_ovis.jpg

    Divirtam-se, qualquer duvida, perguntem.

  3. #3
    hunt3r
    Visitante

    Padrão como fazer um cabo serial para ovis link

    Já ia esquecendo...

    Essa interface serial, é "genérica", ou seja, caso voce queira criar uma interface para outros modelos, basta apenas, ligar os pinos correspondentes do Tx(transmissao) e Rx(recepcao) do seu ap...
    Genéricamente, os pinos do próprio chipset RTL8181 saão:

    pino 15 - Rx
    pino 17 - Tx

    ou seja, se voce fosse ligar o circuito do rs232 diretamente no chipset, voce ligaria a saída Rx (pino 9 do MAX232) no pino 17 do RTL8181, e a saida Tx (pino 8 do MAX232) no pino 15 do RTL8181.

    []s

  4. #4
    hunt3r
    Visitante

    Padrão como fazer um cabo serial para ovis link

    Qualquer dúvida, dêem uma olhadinha na url a seguir
    http://rtl8181.sourceforge.net/
    Ela tem tudo o que voce precisa saber para fazer esse "hacking" no rtl8181...


    E aí vai mais um "mastigadinho", pra dar uma ajuda...


    ESC on boot. it didn't show the message
    "no sys signature at 00030000!"
    but I discovered later that the signature is actually at 30000

    Realtek> ipconfig
    to show the IP (it wasn't 192.168.2.1)

    tftp on a linux box to the IP shown above
    tftp> binary
    tftp> put convert.bin

    on terminal, I get the following
    "TFTP Client Upload File Size: 00XXXXXX Bytes at 80300000"

    save to flash (yes, 30000, not 30000+10000 or 20000 or 40000):
    Realtek> flw 30000 80300000 XXXXXX
    (Y)es or (N)? Y
    ...........
    Realtek>

    then I reboot and the unit was back on life

  5. #5
    hunt3r
    Visitante

    Padrão como fazer um cabo serial para ovis link

    oi

    tudo bem?

    eu fis de acordo com o manual q voce me mandou e nao quer funcionar

    eu to tentando por telnet mas nao consigo pois nao sei as configurações como velocidade(bits por segundo) entre outras configurações.

    eu uso o windows 98, e como nao achei o chip:"MAX232" eu usei um compatível que tem as mesmas pinagens, o "nome" dele é:"DS14C232CN



    quando eu dou telnet na porta serial acende o led e quando ligo o rádio aparece um caracter na tela do telnet.
    Vamos aproveitar as duvidas do nosso amigo guipoleto e externar a todos as soluções...

    Quanto ao terminal a ser uzado, pra usuários windows, recomendo o "Hyper Terminal" que vem junto com todas as distribuições do Windows...
    No LNX uzem o "minicom" que voce pode até baixar compilado no superdownloads, ou no rpmfind... mas eu nao conheco distro lnx que nao tenha disponivel esse...

    Pois bem! vamos ao principal! que esqueci de mensionar (mas tem no link que eu postei ali em cima)...

    CONFIGURAÇÔES DO TERMINAL:


    Código :
    38400/8/N/1
    ou seja...
    BPS: 38400
    Bits de dados: 8
    Paridade: Nenhum
    Bits de Parada: 1

    Quanto ao uso de ckts "genericos" (hehehe) nao existe impecílio algum...
    Eu recomendei o MAX232, por ser o mais comum, caso usem algum outro, apenas deem uma olhada no DataSheet do chip, para dimensionar corretamente os capacitores uzados.

    Lembrando que, antes de ligar a ap, voce deve conectar o cabo, iniciar o minicom (ou HyperTerminal) com as confs acima, e só entao ligar a AP, ela vai te mostrar a tela da "bios" da rtl, entao pressionando ESC você consegue um terminal de acesso.

  6. #6
    Visitante

    Padrão Re: como fazer um cabo serial para ovis link

    Mas aqui,

    o R1 do circuito fica onde?
    Ele está descrito abaixo mas não é utilizado no circuito.

  7. #7
    hunt3r
    Visitante

    Padrão como fazer um cabo serial para ovis link

    Ops :P
    esse resistor de 2k2 não é utilizado nesse ckt

    Ele, originalmente, serve pra um "sub-circuito" de auto-ignition... mas no caso em questao não é utilizado...
    Devo ter me passado e esqueci de apagar do desenho...

    []s

  8. #8
    masterbeto
    Visitante

    Padrão cabo console

    alguem de vcs aqui no forum vende esse cabo ja pronto se vender me mande 1 email com o preco do cabo pronto. Sou de cubatao baixada santista quem morar + proximo a mim ou de longe tbm que tiver o cabo ou saiba fazer e queira m vender 1 eu compro

    [email protected]

  9. #9

    Padrão como fazer um cabo serial para ovis link

    Pessoal, tenho um WL-1120AP que após eu setar o DHCP cliente, justamente quando ele estava salvando teve uma interrupção de luz, agora eu não consigo entrar mas no gerenciador pelo endereço 192.168.2.1 e ele não reseta mais. Apesar de estar funcionando não posso deixa-lo assim pois a configuração está errada. Ele vem com o firmware da Hypertec, com controle de banda, um tuxap da vida. Alguem sabe um meio de acessa-lo ou salva-lo? Ou só com um cabo deste? Pensei em último caso detonar o firmware e intalar outro, o q acham?Existe algum cabo desse vendido no comercio?
    Grato.

  10. #10

    Padrão como fazer um cabo serial para ovis link

    olá hunt3r está realmente foi de mão beijada ,melhor ainda com este controlador.parabens, já fiz o pedido das peças e vou motar um pra dar manutençao nos meus aps, bem... que dizer com um baita empurrão seu . (claro).
    lavai:
    depois do equipamento conectado usando o windows xp , como faço pra substituir o firmware passo a passo ???
    Obrigado.

  11. #11
    infect
    Visitante

    Padrão como fazer um cabo serial para ovis link

    auheha c não me perguntou nada, mas é assim.
    primeiro, vc abre o hiper terminal.(acessorios-comunicações)

    depois vc cria uma conexão com velocidade de 38400 bps
    conecta e depois vc liga a bridge
    instantaneamente vc verá a tela de boot do realtek.

    vc digitando ESC ele não inicia o sistema operacional, e fica na tela inicial de boot mais ou menos assim: Realtek>

    digite ipconfig
    ele vai te mostrar o endereço ip da placa de rede dele. você liga em um pc com mesma faixa de ip e faz uma transferência de arquivo via ftp trivial para enviar o firmware.

    tftp 192.168.2.1 --> considerando q seja este o ip da bridge.
    binary --> para transferência binária de arquivos
    put linux.bin (linux.bin é o nome do firmware)

    nesta hora, no hyper terminal vai mostrar uma mensagem falando que o upload está sendo feito.

    após terminar ele informa o endereço de memória q o firm foi gravado, aí vc usa esses falores para dar gravar definitivamente na flash. segue os valores:
    "TFTP Client Upload File Size: 00[FFFFFF] Bytes at 80300000"


    para gravar na flash vc usa o comando flw com 3 parametros
    flw 30000 80300000 FFFFFF
    o [FFFFFF] é o tamanho do firmware em hexa q foi exibido na tela do hyper terminal quando vc terminou de enviar o arquivo, repare que terá q retirar os 2 zeros no início.

    após isso ele pergunta se deseja realmente salvar em flash, vc diz yes e corre pro abraço.

  12. #12

    Padrão como fazer um cabo serial para ovis link

    amigo desculpa te incomodar ,mas comecei a montar o meu cabo ,medi com um multimetro a pinagem em 2 pc o pino 5 com o 7 .
    na imagem mostra que o pino 7 é o positivo mas na medição deu que ele é negativo e o 5 é o positivo, fui em outro pc e a mesma coisa .pino 7 negativo pino 5 positvo 12volts ,é assim mesmo. obrigado

  13. #13
    infect
    Visitante

    Padrão como fazer um cabo serial para ovis link

    Citação Postado originalmente por kipassaro
    amigo desculpa te incomodar ,mas comecei a montar o meu cabo ,medi com um multimetro a pinagem em 2 pc o pino 5 com o 7 .
    na imagem mostra que o pino 7 é o positivo mas na medição deu que ele é negativo e o 5 é o positivo, fui em outro pc e a mesma coisa .pino 7 negativo pino 5 positvo 12volts ,é assim mesmo. obrigado
    quer ver q legal?

    abre a porta serial pra vc ver a voltagem mudando.
    por isso q o diodo retificador do circuito não deixa a voltagem passar.

    assim que a porta serial é aberta, muda a voltagem.

  14. #14

    Padrão como fazer um cabo serial para ovis link

    bom agora é legal tá explicado e muito bem explicado.mas foi assustador,heheheh,só fiquei pensando como o circuito seria alimentado pois com o retificador ->| a voltagem não passaria eo controlador não funcionaria. não imaginava que quando aberta invertesse , obrigado foi otimo .

  15. #15
    bcbraga
    Visitante

    Padrão Montei o cabo

    Boa noite, Montei o cabo mas não quer funcionar. Alguma dica? O led só acende quando está conectado?

  16. #16
    bcbraga
    Visitante

    Padrão Problema resolvido

    Amigos, finalmente consegui resolver o problema com o cabo serial 232

  17. #17
    clodinei
    Visitante

    Padrão Re: Problema resolvido

    Citação Postado originalmente por bcbraga
    Amigos, finalmente consegui resolver o problema com o cabo serial 232
    Como vc resolveu o problema ? eu estou com o mesmo problema ! pode me ajudar
    Qual a tensão que o regulador 78L05 deve ter na entrada e na saida ?
    O Meu acende o LED qdo eu conecto no HyperTerminal e Mantem qdo ligo a ovis ele maten aceso, qdo desconecto o hyperterminal ele não apaga se ovis estiver ligada, só apaga definitivamente qdo desligo a ovis isso é normal ?

  18. #18
    felipechaulet
    Visitante

    Padrão Re: como fazer um cabo serial para ovis link

    Pessoal, é o seguinte, tenho um notebook que naum tem porta serial, nem paralela, portanto pensei q poderia usar um adaptador e conectar o cado serial na porta usb, sera q funciona???? é q ainda naum fiz o cabo... se alguem tiver pra vender, me mande um e-mail [email protected]


  19. #19

    Padrão Re: como fazer um cabo serial para ovis link

    Galera, alguem sabe como fazer um cabo pro WL 5460? Tenho uns 2 aki q tao morto e quero recupera-los.

    Obrigado.

  20. #20

    Padrão Re: como fazer um cabo serial para ovis link

    aqui tem passo a passo

    http://shortlinux.sourceforge.net