+ Responder ao Tópico



  1. #1
    luizbarcelos
    Visitante

    Padrão Debia não passa DNS para maquinas da rede

    Oi Pessoal, sou novato em linux, instalei uma maquina com o Debian 3.1
    funcionado legal, fiz o compartilhamento da internet ok, so tem um problema, se eu não colocar o ip de algun dns na configuração do xp não navega.


    Ip do debian
    192.168.0.1 se eu colocar este ip no dns não funciona, eu não instalei o servidor dhcp.

    o resolv.conf
    esta assim

    nameserver 10.1.1.1 <-- ip modem
    nameserver 201.10.120.3 < dns superig
    nameserver 201.10.1.2 < dns superig
    search Internetserver < modem adls

    Alguem saberia me dize se eu esqueci de alguma coisa?
    espero ter sido claro.
    Um abraço a todos do forum.

    Luiz Barcelos

  2. #2

    Padrão Debia não passa DNS para maquinas da rede

    Bom se vc quer usar o debian como servidor de dns voce tem de instalar o Bind e configurar ele para responder a pesqusia de dns, e se voce qusier que as maquinas XP peguem dns automaticamente so com dhcp.

    falows

  3. #3
    luizbarcelos
    Visitante

    Padrão Huuuum interesante

    Hum interesante, mas acho que o conectiva e o hedhat no tem esse problema, vou instalar esses dois e testar a mesma configuração, e vou postar os resultados , mais isso vai demorar uma semana, eu acho pois dar suporte a redes não é facil, um abraço a todos

    Luiz Barcelos

  4. #4

    Padrão Debia não passa DNS para maquinas da rede

    apt-get install bind9


    ao termino vc coloca no resolv.conf o ip do seu fw, e nas suas maquinas clientes defina dns como ip do seu fw, a velocidade da net vai duplicar, pq sua rede vai usar dns interno, o unico problema que vc vai ter eh em relação a segurança. e bom vc ter um bom fw com sistema de ids e pesquisar sobrer bind9 com chroot, pois uma falha muito explorada em servodores eh o bufferoverflow no dns.


    abraço