Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L

+ Responder ao Tópico

Wireless_Brasil
    Citação Postado originalmente por nataniel
    Pessoal,

No certificado de homologação não diz nada que determinado AP deve ser outdoor ou indoor. Fala um monte de coisa sobre a antena (ganho máximo da mesma para cumprir os 36 dBi e.i.r.p) e ainda comenta sobre os incisos I e II do artigo 43 do Regulamento sobre Eqipamentos de Radiacao Restrita (que ainda nao li mas estou procurando) no qual eu também acho que nao fala nada sobre indoor ou outdoor.

O local onde um AP ou Bridge está instalado é indiferente. Outdoor ou Indoor tudo depende do tráfego e do ganho (relação de ganho de antena provedor e cliente... SNR/Signal - Noise).

Acho que condenar um AP dito indoor a não poder ser utiliado outdoor é um preconceito que deve ser quebrado.

Att,

Nataniel Klug
    Antes fosse um preconceito Nataniel, se AP's INDOOR funcionassem bem como bridge venderia horrores de AP-4000.

O problema em APs INDOOR para uso em OUTDOOR eh que eles trabalham com o protocolo 802.11 que foi projetado para uso INDOOR, este protocolo trabalha com CSMA/CA que não detecta colisões de pacote, o que é feito para detectar colisões é protocolo chamado ACK que toda vez que voce transmite um pacote ele aguarda uma resposta do destino avisando que este pacote chegou, este procedimento degrada o link e muitas vezes como os links sao distantes essa confirmacao pode demorar para chegar obrigando o radio a retransmitir o pacote, e na retransmissao ele pode encontrar com a confirmacao e perder o pacote obrigando o radio transmitir novamente.

Todo este procedimento acaba deixando o link com um throughput baixo.
    Ja os rádios projetados para OUTDOOR trabalham com protocolos proprietários que varia de cada fabricante que corrige o problema dos Hidden Nodes ocasionados pelo protocolo INDOOR.

Espero ter sido claro, qualquer duvida pode questionar.

2.    Publicidade

3. Falou td Edigar.... se falar mais vai ter que destrinchar o que eh CCK, ACK, CSMA/CA, OFDM... e por ae vai... hehehehehe... imagina soh: todas as descricoes do IEEE... 8)

Wireless_Brasil
    Citação Postado originalmente por sergio
    Falou td Edigar.... se falar mais vai ter que destrinchar o que eh CCK, ACK, CSMA/CA, OFDM... e por ae vai... hehehehehe... imagina soh: todas as descricoes do IEEE... 8)
    Nossa eu iria lotar o banco de dados do underlinux hehehe
    Mas se eu esqueci algo importante acrescenta ai.

Abracos.

Herlon
    Bem as informações que necessitava para a decisão do colega já estão ai postadas.
    Eu utilizo os OBT-5854 e OBT-58108 da Orbitel, que na verdade são equipamentos da Tranzeo, rebatizados de nome no Brasil pela importadora.

São excelentes, mas os custos todos se equivalem, o PtP- 5854 fica em US$ 2400,00 o PMP 58108 fica em torno de U$$ 990,00 cada radio com antena integrada.

6. Pessoal,

Muito obrigado pelas explicação... Agora sim compreendo o motivo do Outdoor e Indoor. Mas da mesma forma o custo dos modelos Outdoor é altíssimo e para atender a 60 clientes por interface com PTP que não passa de 2 Mbps acho que os AP600a e AP4000 me servirão de modo excelente.

Se um dia eu tiver condições e clientela suficiente para bancar um rádio de 2 mil dolares podem ter certeza de que eu farei mas, hoje, competindo em preço e qualidade com o DSL não existe a menor possibilidade de um investimento desse porte.

Uma dúvida que me resta. O que seria interessante em 2.4 Ghz para se colocar um POP Outdoor? Qual antena utilizar (uso painel da Visiontec de 12 dBi)? E quantos clientes esse POP teria capacidade para atender?

Att,

Nataniel Klug

7.    Publicidade