Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Equipamentos 802.11a e a ANATEL

    Pessoal,

    Estou migrando minha estrutura de PTP entre os POPs para 5.8 Ghz utilizando 802.11a. Ainda não comprei os equipamentos pois não encontrei fontes seguras de quais modelos já estão homologados/certificados pela ANATEL. Os modelos que mais me interessaram fora os AP600a Proxim e AP4000 Proxim.

    Alguém sabe quais modelos já estão homologados?

    Att,

    Nataniel Klug

  2. #2

    Padrão Equipamentos 802.11a e a ANATEL

    Consegui!

    Encontrei as informações que eu precisava usando o sistema da ANATEL.

    ORiNOCO AP600a - 1036041641 ANATEL

    ORiNOCO AP4000 - 1121041641 ANATEL

    Ambos sao devidamente homologados! Que bom... Vou comprar hoje mesmo... hehehehe

    Att,

    Nataniel Klug

  3. #3
    JOHNNY_WILLIAM
    Visitante

    Padrão Equipamentos 802.11a e a ANATEL

    equipamentos terabean (teramax) são Homologados pela antel!!!!!!

    falow!!!

  4. #4
    Wireless_Brasil
    Visitante

    Padrão Equipamentos 802.11a e a ANATEL

    Cuidado que o AP600 e AP4000 sao Access points e nao bridges.
    Eles foram projetados para uso interno e nao externo.

    Procure solucoes tbem homologadas mas para OUTDOOR como o Teramax, Mp.11a, Quickbridge, Canopy Motorola entre outros.

  5. #5
    JOHNNY_WILLIAM
    Visitante

    Padrão Equipamentos 802.11a e a ANATEL

    isso msmo Edgar!

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Equipamentos 802.11a e a ANATEL

    e mais cuidado ainda com as antenas... AP4000 acho que nem pode usar antena externa... e ap600 soh pode usar no maximo 22 dbi.

  7. #7

    Padrão Equipamentos 802.11a e a ANATEL

    Povo,

    O problema de soluções OUTDOOR é o custo delas! Eu não tenho condições de investir 2 mil dólares em um link PTP usando MP11...

    Att,

    Nataniel Klug

  8. #8
    Wireless_Brasil
    Visitante

    Padrão Equipamentos 802.11a e a ANATEL

    Exatamente, no certificado de homologacao vem descrito isso.

  9. #9
    JOHNNY_WILLIAM
    Visitante

    Padrão Equipamentos 802.11a e a ANATEL

    eu tbm naum confio nessa ap4000 para outdoor...mas msmo da terabean ow Tsuname......

  10. #10

    Padrão Equipamentos 802.11a e a ANATEL

    Pessoal,

    No certificado de homologação não diz nada que determinado AP deve ser outdoor ou indoor. Fala um monte de coisa sobre a antena (ganho máximo da mesma para cumprir os 36 dBi e.i.r.p) e ainda comenta sobre os incisos I e II do artigo 43 do Regulamento sobre Eqipamentos de Radiacao Restrita (que ainda nao li mas estou procurando) no qual eu também acho que nao fala nada sobre indoor ou outdoor.

    O local onde um AP ou Bridge está instalado é indiferente. Outdoor ou Indoor tudo depende do tráfego e do ganho (relação de ganho de antena provedor e cliente... SNR/Signal - Noise).

    Acho que condenar um AP dito indoor a não poder ser utiliado outdoor é um preconceito que deve ser quebrado.

    Att,

    Nataniel Klug

  11. #11
    Wireless_Brasil
    Visitante

    Padrão Equipamentos 802.11a e a ANATEL

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Pessoal,

    No certificado de homologação não diz nada que determinado AP deve ser outdoor ou indoor. Fala um monte de coisa sobre a antena (ganho máximo da mesma para cumprir os 36 dBi e.i.r.p) e ainda comenta sobre os incisos I e II do artigo 43 do Regulamento sobre Eqipamentos de Radiacao Restrita (que ainda nao li mas estou procurando) no qual eu também acho que nao fala nada sobre indoor ou outdoor.

    O local onde um AP ou Bridge está instalado é indiferente. Outdoor ou Indoor tudo depende do tráfego e do ganho (relação de ganho de antena provedor e cliente... SNR/Signal - Noise).

    Acho que condenar um AP dito indoor a não poder ser utiliado outdoor é um preconceito que deve ser quebrado.

    Att,

    Nataniel Klug
    Antes fosse um preconceito Nataniel, se AP's INDOOR funcionassem bem como bridge venderia horrores de AP-4000.

    O problema em APs INDOOR para uso em OUTDOOR eh que eles trabalham com o protocolo 802.11 que foi projetado para uso INDOOR, este protocolo trabalha com CSMA/CA que não detecta colisões de pacote, o que é feito para detectar colisões é protocolo chamado ACK que toda vez que voce transmite um pacote ele aguarda uma resposta do destino avisando que este pacote chegou, este procedimento degrada o link e muitas vezes como os links sao distantes essa confirmacao pode demorar para chegar obrigando o radio a retransmitir o pacote, e na retransmissao ele pode encontrar com a confirmacao e perder o pacote obrigando o radio transmitir novamente.

    Todo este procedimento acaba deixando o link com um throughput baixo.
    Ja os rádios projetados para OUTDOOR trabalham com protocolos proprietários que varia de cada fabricante que corrige o problema dos Hidden Nodes ocasionados pelo protocolo INDOOR.

    Espero ter sido claro, qualquer duvida pode questionar.

  12. #12
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Equipamentos 802.11a e a ANATEL

    Falou td Edigar.... se falar mais vai ter que destrinchar o que eh CCK, ACK, CSMA/CA, OFDM... e por ae vai... hehehehehe... imagina soh: todas as descricoes do IEEE... 8)

  13. #13
    Wireless_Brasil
    Visitante

    Padrão Equipamentos 802.11a e a ANATEL

    Citação Postado originalmente por sergio
    Falou td Edigar.... se falar mais vai ter que destrinchar o que eh CCK, ACK, CSMA/CA, OFDM... e por ae vai... hehehehehe... imagina soh: todas as descricoes do IEEE... 8)
    Nossa eu iria lotar o banco de dados do underlinux hehehe
    Mas se eu esqueci algo importante acrescenta ai.

    Abracos.

  14. #14
    Herlon
    Visitante

    Padrão Equipamentos 802.11a e a ANATEL

    Bem as informações que necessitava para a decisão do colega já estão ai postadas.
    Eu utilizo os OBT-5854 e OBT-58108 da Orbitel, que na verdade são equipamentos da Tranzeo, rebatizados de nome no Brasil pela importadora.

    São excelentes, mas os custos todos se equivalem, o PtP- 5854 fica em US$ 2400,00 o PMP 58108 fica em torno de U$$ 990,00 cada radio com antena integrada.

  15. #15

    Padrão Equipamentos 802.11a e a ANATEL

    Pessoal,

    Muito obrigado pelas explicação... Agora sim compreendo o motivo do Outdoor e Indoor. Mas da mesma forma o custo dos modelos Outdoor é altíssimo e para atender a 60 clientes por interface com PTP que não passa de 2 Mbps acho que os AP600a e AP4000 me servirão de modo excelente.

    Se um dia eu tiver condições e clientela suficiente para bancar um rádio de 2 mil dolares podem ter certeza de que eu farei mas, hoje, competindo em preço e qualidade com o DSL não existe a menor possibilidade de um investimento desse porte.

    Uma dúvida que me resta. O que seria interessante em 2.4 Ghz para se colocar um POP Outdoor? Qual antena utilizar (uso painel da Visiontec de 12 dBi)? E quantos clientes esse POP teria capacidade para atender?

    Att,

    Nataniel Klug

  16. #16
    Wireless_Brasil
    Visitante

    Padrão Equipamentos 802.11a e a ANATEL

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Pessoal,

    Muito obrigado pelas explicação... Agora sim compreendo o motivo do Outdoor e Indoor. Mas da mesma forma o custo dos modelos Outdoor é altíssimo e para atender a 60 clientes por interface com PTP que não passa de 2 Mbps acho que os AP600a e AP4000 me servirão de modo excelente.

    Se um dia eu tiver condições e clientela suficiente para bancar um rádio de 2 mil dolares podem ter certeza de que eu farei mas, hoje, competindo em preço e qualidade com o DSL não existe a menor possibilidade de um investimento desse porte.

    Uma dúvida que me resta. O que seria interessante em 2.4 Ghz para se colocar um POP Outdoor? Qual antena utilizar (uso painel da Visiontec de 12 dBi)? E quantos clientes esse POP teria capacidade para atender?

    Att,

    Nataniel Klug
    Realmente atender cliente em 5.8 GHz alem de caro não tem necessidade devido as velocidades que clientes de banda larga contratam.

    O 5.8 GHz é recomendado para voce montar backbones, ou seja, interligar seus POPs.

    Por exemplo, imagine a situacao que voce tenha 4 radios de 2.4 GHz ligados a 4 antenas setorias de 90 graus, no total voce tem 44 Mbps e precisa fazer um link da sua torre até o seu provedor.

    Se voce fizer este link até o provedor em 2.4 GHz voce vai tentar passar 44 Mbps dentro de 11 Mbps, ou seja, impossivel.

    Se voce fizer um link de 54 Mbps voce atende os 44 Mbps sem problemas, nao sei se voce conseguiu entender o raciocinio mas é como esta no desenho abaixo.

    http://www.wirelessbt.com.br/img/pro...rial_58ghz.gif

  17. #17

    Padrão Equipamentos 802.11a e a ANATEL

    Edgar,

    Desculpe meu modo de falar mas isso é absolutamente óbvio... O que perguntei foi outra coisa. Não quero atender clientes em 5.8 e sim fechar meu backbone (que interliga 3 POPs) em 5.8 e os clientes quero atender em 2.4.

    O problema é que com 4 paineis um interfere no outro (no meu caso usando 2 AP2000 com 2 cartoes em cada, cada um com um SSID e cada um num canal dexei nos canais 1, 6, 11 e 6). O que preciso saber é se um equipamentos desses outdoor atenderia a quantos clientes simultaneos? Preciso colocar 4 paineis e um divisor de potencia + amplificador (que pelo que sei nao tem nenhum dos dois homologados pela ANATEL)?

    Editado: Esqueci... Outra coisa é que de nada adianta ter um backbone de 54 Mbps sendo que o link da maioria dos provedores não passa de 4 Mbps... Ou seja, o que fale é a maior velocidade possível até o cache do provedor. Dali pra frente ai depende do backbone de dados do provedor.

    Att,

    Nataniel Klug

  18. #18
    Wireless_Brasil
    Visitante

    Padrão Equipamentos 802.11a e a ANATEL

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Edgar,

    Desculpe meu modo de falar mas isso é absolutamente óbvio... O que perguntei foi outra coisa. Não quero atender clientes em 5.8 e sim fechar meu backbone (que interliga 3 POPs) em 5.8 e os clientes quero atender em 2.4.

    O problema é que com 4 paineis um interfere no outro (no meu caso usando 2 AP2000 com 2 cartoes em cada, cada um com um SSID e cada um num canal dexei nos canais 1, 6, 11 e 6). O que preciso saber é se um equipamentos desses outdoor atenderia a quantos clientes simultaneos? Preciso colocar 4 paineis e um divisor de potencia + amplificador (que pelo que sei nao tem nenhum dos dois homologados pela ANATEL)?

    Editado: Esqueci... Outra coisa é que de nada adianta ter um backbone de 54 Mbps sendo que o link da maioria dos provedores não passa de 4 Mbps... Ou seja, o que fale é a maior velocidade possível até o cache do provedor. Dali pra frente ai depende do backbone de dados do provedor.

    Att,

    Nataniel Klug

    Vamos por partes, quando voce usa 4 setoriais de 90 graus cada uma cobre um setor diferente nao interferindo uma na outra.

    Se voce ja tem 2 AP-2000 com 4 cartoes pra que voce quer um divisor de potencia e um amplificador?

    O que adianta voce ter uma estrutura com backbone em 5.8 GHz eh que seu cliente vai chegar até o seu provedor sem perder pacotes, nao adianta tambem voce ter 10 Mbps de internet e seu cliente chegar no seu provedor perdendo pacotes com uma rede wireless lenta, vai ficar lento e voce nao vai poder usar nem metade do link.

    Sua estrutura tem que estar redonda para depois voce ampliar o link senao de nada adianta.

    Explica melhor o que voce precisa porque não entendi a historia do divisor de potencia.,

  19. #19

    Padrão Equipamentos 802.11a e a ANATEL

    Edgar,

    Acho que você não está lendo o que eu estou escrevendo. Ignora tudo antes falado e vou explicar novamente:

    1) Tenho um POP com 2 AP2000 e 4 cartões Orinoco Silver 11 Mbps ligados, cada um a um painel setorial de 90 graus Visiontec de 12 dBi.

    2) Para levar o link do provedor até esse POP eu utilizo dois AP600b com antenas dish da visiontec de 19 dBi.

    3) Cada um dos paineis esta em um canal sendo eles 1, 6, 11 e 1.

    4) O PTP com as AP600b está no canal 1.

    5) Quando tenho 10 clientes em cada um dos paineis estes clientes comecam a ter perda de pacotes entre o CLIENTE e o AP e não entre o cliente e o backbone.

    6) Se eu desligar um dos paineis, qualquer que seja, todos os outros tres aguentam ate 50 clientes simultaneos sem perda alguma (e o NOISE, medido no cliente com o notebook e um cartao orinoco, cai abaixo de -95 dBm).

    Agora tu entendeu o que é que estou passando? Por isso quero migrar meu backbone para 5.8, para eliminar interferencia. E alem disso procuro uma forma de arrumar meu POP afim de nao ter mais interferencia.

    Att,

    Nataniel Klug

  20. #20

    Padrão Equipamentos 802.11a e a ANATEL

    Nataniel,
    Aconselharia a vc tentar colocar (se já não tentou) os cartões que estão ligados nas antenas a 180º uma da outra no mesmo canal, e o link do provedor ao POP num canal isolado, tipo:

    link provedor-pop ===> (canal 1)


    antena 2 x (canal 11)
    |
    |
    antena 1 x (canal 6) ---------- antena 3 x (canal 6)
    |
    |
    antena 4 x (canal 11)