+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão instalei o windows perdi o lilo como faço

    Eu instalei o windows o linux ainda esta lá mas perdi o lilo como faço para reinstalar o lilo o linux é o kurumin por favor me ajudem estou precisando muito

  2. #2

    Padrão boot

    de o boot com o kurumin (ou qualquer outro live-cd), monte a particao que seria o / no sistema que esta no hd, de um pivot_root nesta pasta e rode lilo.

  3. #3
    Shadow_Night
    Visitante

    Padrão instalei o windows perdi o lilo como faço

    evandrofisico, ouvi dizer que quando vc instala o windows vc perde de uma vez a partição, vc tem que re-instalar o linux, isto procede cara??,, pq se não procede, hehehehe, vou realmente adorar saber }-)

  4. #4

    Padrão vareia

    cara, depende da versao. o Ruindow$ XP® por exemplo apaga a primeira particao do primeiro disco porque naum sabe dar boot de outra forma.... dependendo de onde estava o linux ele pode ainda estar a salvo em algum lugar do seu disco, mais é dificil saber.... o instalador chama as particoes de um jeito diferente a cada tentativa (eXPeriencia propria...... muito feio esse XP). A tabela de particoes e alterada, mas nao necessariamente as informacoes sobre as particoes linux sao perdidas.

  5. #5
    thiagog
    Visitante

    Padrão instalei o windows perdi o lilo como faço

    caso realmente vc tenha perdido a particao /boot do linux sera dificil essa missao de recuperacao , certa vez qdo perdi somente o LILO eu usei o GAG graphical boot (gerenciador de boot grafico) opensource que me ajudou , fiz tudo rapido sem usar muito CEREBRO

    lnk http://gag.sourceforge.net/

    mas funcionou;
    ate mais,

  6. #6

    Padrão instalei o windows perdi o lilo como faço

    Se a praga maldita desse virus Ruindows foi instalado em partição separada, vc não perdeu nada do seu linux. Ele apenas reescreveu a mbr, é só botar com qualquer cd de linux (não apenas live CD), montar as partições do seu linux e dar um chroot e reconfigurar o lilo para colocar as entradas do boot windows e rodar o lilo para recriar a mbr. Padrão Red Hat, na opção de instalação expert, ele tem até a opção de recuperar o boot do sistema, sem fazer esforço nenhum.

  7. #7
    igorvalente
    Visitante

    Padrão instalei o windows perdi o lilo como faço

    Cara, é o seguinte:

    1. Se você tiver instalado o windows sobrescrevendo a partição do linux, adeus!
    2. Se você tiver instalado o windows em uma outra partição, vai ser simples resolver isso.

    Caso o seu caso seja o 1, chore!

    Caso o seu caso seja o 2 então vamos lá:
    - Providencie um CD bootável, tipo kurumin
    - Dê o boot pelo CD-ROM e abra um terminal como root
    - Execute o comando "cfdisk"... com ele você verá exatamente quais partições são quais... (quem é windows e quem é linux...)
    - Agora você vai fazer o seguinte...
    - Crie um diretório para montar sua partição linux: mkdir /mnt/minhaparticaolinux
    - Monte a sua partição linux: mount /dev/hdX /mnt/minhaparticaolinux
    - Execute tb: mount -o bind /dev/ /mnt/minhaparticaolinux/dev
    - Execute tb: mount -o bind /proc/ /mnt/minhaparticaolinux/proc
    - Agora sim o chroot: chroot /mnt/minhaparticaolinux

    Pronto! Voce ja esta executando um bash do linux q esta instalado na sua maquina...
    Agora basta voce editar o arquivo /etc/lilo.conf para adicionar o windows na tela do lilo, salvar e fechar o arquivo. Depois basta digitar o lilo e pronto...

    Espero q de certo... abraços!

    Obs: hdX eh a sua particao... hda, hdb, hdc...

  8. #8

    Padrão instalei o windows perdi o lilo como faço

    Olá wellesximenes

    Seguinte... já vi muitas e muitas formas de recuperar o LILO...
    mas eu acho essa a mais simples...

    Basta vc bootar novamente a máquina com o CD da sua distro Linux...

    escolha a opção p/ atualizar os pacotes... obviamente ele não vai atualizar nada, mas vai chegar num ponto que pedirá a vc se quer atualizar o lilo... escolha "sim" e pronto... reboot a máquina que funcionará...

    [ ]´s
    Mauzão

  9. #9
    Visitante

    Padrão instalei o windows perdi o lilo como faço

    Neste link existe um gerenciador de boots, pode ser encontrado também no superdownloads.com.br, chama-se osloader. Muito bom, isso resolve qualquer problema.

    www.Osloader.com

  10. #10

    Padrão instalei o windows perdi o lilo como faço

    Uma das maneiras mais fáceis que existe é usar a opção rescue na inicialização do CD.
    (Esse eu sei que funciona no Fedora e Mandrake):

    1 - Insira o CD de instalação da sua distro linux.
    2 - Ao mostrar as opções de boot, simplesmente digite #rescue
    3 - Peça pra restaurar o gerenciador de boot.

    Pronto... o lilo volta ao normal com todas as opções que possuia antes...

  11. #11
    _Akkamai_
    Visitante

    Padrão Resposta

    Pessoal, entendo a preocupação de todos em ajudar mas creio que vocês não entenderam o problema do nosso amigo:

    Ele não perdeu a partição (ao menos ele não disse isso), ele só perdeu o "lilo".

    Cara, o mais certo a fazer nesse caso ( e eu garanto que funciona pois já tive esse problema) é pegar um Linux descente (como o Slackware) por exemplo e dar boot com ele da seguinte forma:

    Quando ele pedir as opções do boot vc digita:

    bare.i root=/dev/hda1 noinitrd ro

    Lembre-se que /dev/hda1 deve ser trocado pela sua partição onde está o Linux, quando ele pedir a senha digite a senha do root.
    Ao entrar no Sistema digite (como root) o comando "lilo" (sem as aspas).

    Pronto, basta reiniciar sem o CD e bingo, tá lá o Linux e o Windows!!

    Um abraço e boa sorte!!