+ Responder ao Tópico



  1. #1
    igorvalente
    Visitante

    Padrão Programa que monitora se meu servidor está no ar...

    Olá,

    Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com alguma bibliografia ou mesmo um programa que já tenham feito.

    Eu queria deixar um processo rodando em uma máquina B, que tipo pingaria a máquina A constantemente para saber se os seus serviços (apache, ssh) estão de pé. Caso a máquina A parasse, a máquina B assumiria seu IP e quando a máquina A fosse reiniciada a B voltaria a servir como escrava da A.

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão Programa que monitora se meu servidor está no ar...

    O santo Google resolve:

    http://monesa.sourceforge.net/

  3. #3
    Visitante

    Padrão Programa que monitora se meu servidor está no ar...

    nagios

  4. #4
    rato16br
    Visitante

    Padrão Programa que monitora se meu servidor está no ar...

    O nagios , o monesa ou o big brother podem servir para você, agora e so escolher.

  5. #5

    Padrão Programa que monitora se meu servidor está no ar...

    Bom, eu tenho o big brother rodando nos meus servers, mas quem fez a instalação eh uma empresa parceira nossa.

    Comecei a configurar nagios e cacti, os dois são legais... recomendo qualquer um dos três...

  6. #6
    andre_cerberus
    Visitante

    Padrão Re: Programa que monitora se meu servidor está no ar...

    Citação Postado originalmente por igorvalente
    Olá,

    Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com alguma bibliografia ou mesmo um programa que já tenham feito.

    Eu queria deixar um processo rodando em uma máquina B, que tipo pingaria a máquina A constantemente para saber se os seus serviços (apache, ssh) estão de pé. Caso a máquina A parasse, a máquina B assumiria seu IP e quando a máquina A fosse reiniciada a B voltaria a servir como escrava da A.

    Obrigado!
    Colega eu recomendo você criar um script para fazer isso, logo a mais eu te passo a sequencia de comandos para criar um (porque eu não estou com ela aqui no momento)

    abraços

  7. #7
    SnifferSp
    Visitante

    Padrão Programa que monitora se meu servidor está no ar...

    o nagios é o mais legal de todos..

  8. #8

    Padrão Programa que monitora se meu servidor está no ar...

    Cara,

    Vc pode combinar 2 pates que funcionam muito bem o monit e heartbeat. Eu utilizo estes dois pacores pata montar um sistema HA (alta disponibilidade), funciona que eh uma maravilha o os servicos monitorados cairem o monite tenta levantar de novo se falhar o heartbeat passa estes servicos para outro servidor.

    [] Dotta :twisted:

  9. #9

    Padrão Programa que monitora se meu servidor está no ar...

    Se voce quer alta disponibilidade como foi citado no post anterior voce pode usar o "mon" que serve nessa situacao, juntamente com o heartbeat tambem, mas todos citados monitoram tambem.