+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Em qual arquivo eu configuro as regras do iptables?

    Em qual arquivo eu configuro as regras do iptables? ops:
    Dei uma olhada na net, todos falam nas regras, mas não dizem em que arquivo editar.

    Abraços !!!

  2. #2

    Padrão Em qual arquivo eu configuro as regras do iptables?

    Olá companheiro...
    Em qualquer aquivo que vc queira... o mais importante, e colocar o path pra executar o arquivo que contem o script... pode ser no rc.local. Mais uma coisa, por convensão, o nome do arquivo de ve ser rc.firewall, mais pode ser qualquer um que vc queira.

    :good:

  3. #3

    Padrão Re: Em qual arquivo eu configuro as regras do iptables?

    Citação Postado originalmente por Duca
    Em qual arquivo eu configuro as regras do iptables? ops:
    Dei uma olhada na net, todos falam nas regras, mas não dizem em que arquivo editar.

    Abraços !!!
    cara i deial eh criar, como disse o amigo em cima, um arkivo com o nome q desejar (por convenção rc.firewall) e coloca-lo no /etc/rc.d
    e no seu rc.local colocar esse arkivo p inicializar...
    aproposito qual su distro? (soh pelo fao d os caminhos serem diferentes)... :good: :good: :good:

  4. #4

    Padrão Re: Em qual arquivo eu configuro as regras do iptables?

    Citação Postado originalmente por B1SH0P
    cara i deial eh criar, como disse o amigo em cima, um arkivo com o nome q desejar (por convenção rc.firewall) e coloca-lo no /etc/rc.d
    e no seu rc.local colocar esse arkivo p inicializar...
    aproposito qual su distro? (soh pelo fao d os caminhos serem diferentes)... :good: :good: :good:
    Eu uso, Fedora 3.
    Mas qual o aqruivo de conf padrão, que eh utilizado pelo iptables quando eh instalado? Ou esse arquivo não existe?

    Abraço e valew pela ajuda de vcs!!! :good:

  5. #5

    Padrão Em qual arquivo eu configuro as regras do iptables?

    cara vc pode ir no console e usar um editor d texto d sua preferencia p criar o arkivo tipo:

    vi rc.firewall

    ai dentro desse arkivo vc joga suas regras...a instalação eh default vc pode ver se ele esta instalado usando o comando:
    #iptables -L

    esse comando vai listar suas regras vc tb pode dar uma lida na man page dele com:

    #man iptables

  6. #6

    Padrão Arquivo padrão do iptables...

    O padrão do IPTABLES é em /etc/sysconfig/iptables

    Mas pra criar o arquivo faça o seguinte:

    1 - Limpe as regras atuais: #iptables -F
    2 - Digite todas as regras que desejar.
    3 - use o comando: #iptables-save > /etc/sysconfig/iptables

  7. #7
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Em qual arquivo eu configuro as regras do iptables?

    padrão mesmo é no /etc/rc.d/

    sysconfig é coisa do RH se eu não me engano, provavelmente no Fedora seja igual, depende da distro

  8. #8

    Padrão Em qual arquivo eu configuro as regras do iptables?

    O rc.d é coisa de debian e slackware, que usam scripts criados na mão, os criados pelo iptables devem ficar no sysconfig.

  9. #9
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Em qual arquivo eu configuro as regras do iptables?

    pelo q entendi, não sou muito "aprofundado", mas no rc ficaria os scripts de inicialização do iptables no sysconfig ficaria as regras

    estou usando a lógica e não estou me baseando em alguma distro.


    Mas no caso de dizer que é coisa do slackware e debian, acho errado afinal as duas distros são as mais "puristas", tentando manter o perfil mais próximo ao unix,

  10. #10

    Padrão Em qual arquivo eu configuro as regras do iptables?

    Citação Postado originalmente por Super_Diaulas
    pelo q entendi, não sou muito "aprofundado", mas no rc ficaria os scripts de inicialização do iptables no sysconfig ficaria as regras
    Você está certo, mas nem todas as distros tem os scripts de inicialização no rc.d...

    estou usando a lógica e não estou me baseando em alguma distro.
    Mas no caso de dizer que é coisa do slackware e debian, acho errado afinal as duas distros são as mais "puristas", tentando manter o perfil mais próximo ao unix,
    Usei as duas distros como exemplo somente, pois isso realmente contece, mas se acha errado tudo bem...

  11. #11
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Em qual arquivo eu configuro as regras do iptables?

    com tantos sabores e identidades, acabamos não sabendo mais onde ficam as "defaults" da vida.


    e eu sempre dou um vi num arquivo q não existe

    em casa uso slackware, no meu trampo tem uns 5 RH, 1 Suse, 1 HP-UX

    toda hora eu me engano nos locais, grande exemplo é a www
    default no apache do slackware os sites ficam em /var/www/htdocs/

    enquanto no RH fica em /var/www/html/

    Mas algum dia teve um local padrão, ou pelo menos uma vez teve somente um local

    Acredito q esses casos como o www e rc.d, nos primórdios tinham um local e hoje as distros mais próximas "ideologicamente" seria o Slack e o Debian

    Não acredito que seja errado, afinal cada distro vai ter a sua verdade, então realmente não existe certo ou errado.

  12. #12

    Padrão Em qual arquivo eu configuro as regras do iptables?

    Já existem manifestações, e não somente manifestações mas ações também, para padronizar, não todas, mas algumas distros com o LSB (Linux Standard Base).
    RedHat, Mandrake'iva, Fedora... todas possuem mínimas diferenças em relação à árvore de diretórios e locais padrões, acho que um bom esforço está sendo feito nessa direção, e os resultados podem ser vistos facilmente.
    Acho que isso pode ficar para um outro tópico, nesse o local padrão das regras do iptables estaria de bom tamanho. Acho que se o Duca tivesse escrito qual distro usava seria mais fácil...
    [ ]'s

  13. #13
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Em qual arquivo eu configuro as regras do iptables?

    realmente, existe a LSB para não ficar confuso e muito diferentes

  14. #14
    Herlon
    Visitante

    Padrão Em qual arquivo eu configuro as regras do iptables?

    No Fedora 3 , o local ideal para criação do arquivo de regras é no :

    /etc/rc.d
    Crie o arquivo atraves do vi ou outro editor

    vi rc.firewall

    Coloque as regras no arquivo

    Salve

    de permissão de execução para ele

    adicione ao rc.local para startar na inicialização

    /etc/rc.d/rc.firewall

  15. #15

    Padrão Em qual arquivo eu configuro as regras do iptables?

    Mas por exemplo, se você criar esse rc.firewall por exemplo, quando você executar o comando
    #service iptables restart
    ele não vai carregar essas regras de novo, pois esse arquivo é um script executado somente na inicialização.
    Se você salvar as regras no /etc/sysconfig/iptables, sempre que executar o iptables ele vai procurar as regras lá, ao contrário do que ocorre quando se cria o rc.firewall.

    Entendem meu ponto de vista agora? Essa era a diferença que eu queria ter demonstrado.

    [ ]'s

  16. #16
    thiagog
    Visitante

    Padrão Em qual arquivo eu configuro as regras do iptables?



    dependendo do linux /etc/sysconfig/iptables :good:

  17. #17

    Padrão Em qual arquivo eu configuro as regras do iptables?

    Citação Postado originalmente por thiagog


    dependendo do linux /etc/sysconfig/iptables :good:
    Em dois posts anteriores eu coloquei esse caminho...

  18. #18

    Padrão Valew !!

    Muito obrigado pela ajuda de todos vcs !!! :good: