+ Responder ao Tópico



  1. #1
    ismair
    Visitante

    Padrão samba com linux X linux

    Boa tarde,


    Pessoal, alguem sabe como eu faco pra configurar minhas estacoes linux para logar no meu servidor linux com samba? pegando usuario e senha do servidor e nao da estacao.... algo do tipo "como colocar uma maquina windows em um dominio linux."


    grato

  2. #2
    rafaelmontek
    Visitante

    Padrão samba com linux X linux

    Isso parece ser simples, mas eu tb estou querendo saber... então... ficamos na espera !!!

  3. #3

    Padrão samba com linux X linux

    Olá ismair...

    hmmm.... não entendi bem, pq vc quer usar servidor linux com estações linux e ainda usar samba....

    Mas, enfim... p/ usar os usuários somente no servidor com estações linux, vc precisa usar o NIS... pesquise como fazer aqui no underlinux que vc encontra...

    Se quiser usar samba com estações linux, vc precisa usar o smbmount...
    é bem legal e funciona direitinho...

    usa assim, por exemplo:
    smbmount //server/data /mnt/temp -o username=chule,password=123

    onde:
    //server/data é o ponto de montagem no servidor
    /mnt/temp é o ponto onde vc vai montar na estação local
    -o username= é o usuário
    password= a senha desse usuário

    é claro que o usuário tem que existir no arquivo /etc/samba/smbpasswd

    [ ]´s
    Mauzão

  4. #4
    ismair
    Visitante

    Padrão samba com linux X linux

    Eu ja tentei usar nfs.... mais eu nao consegui usar o umask para os diretorios...... tipo no samba eu defino que tudo o q for gravado no compartilhamento "teste" vai ter mascara 777 ja no nfs eu nao consegui fazer.....


    e no samba eu estou com mais um problema... como eu faco pro usuario normal conseguir montar os compartilhamentos? pq qdo um usuario tenta montar um compartilhanto sempre da erro que a operacao e exclusiva de root......

  5. #5

    Padrão samba com linux X linux

    Olha colega, estou tb com o mesmo problema, tenho uma rede com cerca de 30 pc`s sendo que a maioria usa LINUX como estações, e a outra paste usa o Windows. Tive que deixar rodando o SAMBA pois foi a unica maneira que consegui para que ambos os sistemas conseguisem utilizar a rede de arquivos. Só que existe um grande problema nisso tudo nas estações LINUX um usuário comum não consegue montar um compartilhamento SAMBA, somente como root.

    Infelizmente ate hj ninguem soube me respomder como fazer essa proesa, mas ainda espero um dia uma resposta.