+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Red Hat Enterprise

    Pessoal,

    Alguém sabe me dizer onde comprar ou de preferencia conseguir o Red Hat Eterprise?
    Precisa instalar um server que rode Samba e o Banco de Dados ZIM. O ZIM está homologado para o Red Hat.

    Obrigado!

    Valois

  2. #2
    X-LOGAN
    Visitante

    Padrão Re: Red Hat Enterprise

    Citação Postado originalmente por Valois
    Pessoal,

    Alguém sabe me dizer onde comprar ou de preferencia conseguir o Red Hat Eterprise?
    Precisa instalar um server que rode Samba e o Banco de Dados ZIM. O ZIM está homologado para o Red Hat.

    Obrigado!

    Valois
    Sei que existe uma versão Beta do Enterprise, pra baixar mas não me lembro o link vou procurar depois eu posto ai

  3. #3

    Padrão Red Hat Enterprise

    Eu tenho a versão Enterprise 4 Updates 1, que peguei de site de torrents gringos...

    Olha alguns deles:
    www.torrentleech.org
    www.mininova.org
    www.isohunter.com

  4. #4

    Padrão Red Hat Enterprise

    cara...

    baixei o RedHat Enterprise Linux 4 Beta 2

    www.superdownloads.com.br

    valew

  5. #5

    Padrão Red Hat Enterprise

    Qualquer coisa se quiser comprar em www.linuxmall.com.br tem

    falows

  6. #6
    Visitante

    Padrão Red Hat Enterprise

    Citação Postado originalmente por lucianogf
    cara...

    baixei o RedHat Enterprise Linux 4 Beta 2

    www.superdownloads.com.br

    valew
    Por que o Beta 2?
    A versão final com atualizações (Updates 1) já saiu faz um bom tempo.
    Tenho ela aqui.

  7. #7
    Celso_Suzuki
    Visitante

    Padrão Red Hat Enterprise

    Oi pessoal,

    Uma dúvida....
    Para utilizar o RH EL voce não precisa adquirir uma licença junto à Red Hat ?

    Obrigado

    Celso Suzuki

  8. #8

    Padrão Red Hat Enterprise

    Aqui na empresa que trabalho compramos o RH EL, pois não podemos ter produtos piratas, infelizmente o Enterprise é PAGO, custa uns R$ 2.500,00 por servidor (não lembro o valor ao certo)
    Tem também o White Box Linux que é uma versão free do enterprise, pelo que percebi é uma cópia do RH (não sei dizer qual versão)
    No site www.linuxmail.com.br você pode comprar o WhiBox, não sei onde baixa-lo... (mas procure no google)
    Minha sugestão é comprar junto com suporte, pois algumas instalações de bancos de dados são "meio" chatas...

  9. #9

    Padrão Red Hat Enterprise

    Citação Postado originalmente por Celso_Suzuki
    Oi pessoal,

    Uma dúvida....
    Para utilizar o RH EL voce não precisa adquirir uma licença junto à Red Hat ?
    Na verdade não... não há nada que te obrigue a isso.

    Eu fico bastante receoso com esse tipo de coisa, pois aí entram questões mal resolvidas que abrangem a GPL, um exemplo:

    Ele não está sob a licença GPL? A maioria dos fontes usados estão sob a GPL. O que ela diz?
    Eu penso que ao usar um fonte sob a licença GPL, deve-se fazer referência ao criador do projeto, e o manter "aberto" para qualquer modificação de terceiros.

    São questões dúbias que realmente me confundem.

    Resumindo, tenho uma cópia aqui, sei que pela net tem, e não existe nenhum tipo de licença ou algo que deva ser inserido no produto (tipo serial, chave de ativação)... então se você conseguir uma cópia não terá muitos problemas.

  10. #10
    Celso_Suzuki
    Visitante

    Padrão Red Hat Enterprise

    Mas para fazer a atualização voce não precisa de uma licença do RH ?

  11. #11

    Padrão Red Hat Enterprise

    Existe o Red Hat Account, que você paga pra ter essa "facilidade" (digamos assim).

    É por esse motivo que o pessoal na net faz os packs de Updates 1, 2, o máximo que vi foi 4, pois o ciclo de atualizações dele é bem menor em relação aos outros produtos e distros (tem um número muito menor de bugs também...).

    Se for o caso de ser fanático por atualizações (tipo eu!!) pode configurar o urpmi ou yum pra fazer isso pra você. Basta utilizar um dos repositórios que podem ser facilmente encontrados no rpm.pbone.net ou outro site de pesquisa de RPMS. Um exemplo:
    Índice - http://dries.studentenweb.org/rpm/packages/index.html

    Configure assim:

    *Configuração do YUM para Red Hat Enterprise Linux 4
    Adicione essas linhas no seu arquivo de configuração do YUM:

    [dries]
    name=Extra Fedora rpms dries - $releasever - $basearch
    baseurl=http://ftp.belnet.be/packages/dries.ulyssis.org/redhat/el4/en/i386/dries/RPMS


    *Configuração do APT para Red Hat Enterprise Linux 4
    Adicione essas linhas ao seu arquivo de configuração do APT:

    rpm http://apt.sw.be dries/redhat/el4/en/i386 dries
    rpm-src http://apt.sw.be dries/redhat/el4/en/i386 dries

  12. #12
    Celso_Suzuki
    Visitante

    Padrão Red Hat Enterprise

    E se for para colocar em uma empresa ?

    Aí eu tenho que ter licença ? E renovar todo o ano ?

    Porque a licença vale por um ano, depois ela expira e o SO fica ilegal ?

  13. #13

    Padrão Red Hat Enterprise

    Isso realmente eu não sei lhe informar...
    O **meu** ponto de vista para qualquer distro Linux é um só:
    Se você comprou, você distribui do jeito que quiser.

    Porém não é bem assim que as coisas estão funcionando, veja o exemplo da Mandriva:
    Na edição 2006 só vai haver servidores básicos nas versões FREE e POWERPACK (e olha que a PowerPack num é barata não).
    Se quiser servidores, vai ter que usar os repositórios ou pagar um mundo de dinheiro na versão POWERPACK+, e olha que uso a Mandriva, apoio, sou fã e o escambal dos caras, o trabalho deles é muito decente.

    Pra mim, esse tipo de cobrança não deveria existir, mas muitas pessoas ganham dinheiro à custas deles. Como assim?
    Um Administrador de Redes que instala e configura servidores por exemplo, baixa sem custo nenhum uma distro Linux e cobra digamos uns 1500 reais por um serviço de instalação e configuração de MTA e Web.
    Entende o que quero dizer?

    A questão de estar pirata ou não:

    Ele não vai estar pirata, você só não terá mais acesso às vantagens de usar um RedHat Account colicença para ter detalhes e atualizações **automáticas** (nada impede de usar as configurações que passei no outro post e criar um cron pra isso).

    Se tornar pirata não vai não.

    Obs: existe diferentes versões do Enterprise, a melhor é a AS.
    Se estiver interessado em adquirir, olhe esse link:
    http://www.redhat.com/software/rhel/compare/server/

    Ou então procure pelos ISO's na net!

  14. #14
    Celso_Suzuki
    Visitante

    Padrão Red Hat Enterprise

    Ok.

    Obrigado pelas informações.

    Mais ou menos confere com o que já me disseram, ou seja, a licença serve somente para as atualizações on-line e no caso de algum bug ou incompatibilidade de SW tipo um BD que gera PANIC ou não roda direito, aí voce envia o problema para eles e eles tentam resolver.
    Mas se for só para instalar em uma máquina comum que dificilmente irá gerar problemas, não necessita de licença. O que acontece geralmente é que ele passam o problema para a outra parte, ou seja, ou é HW ou é o BD, ou algo assim.

    Se alguem tiver mais alguma informação que possa esclarecer melhor este assunto ficarei agradecido.

    Obrigado novamente a todos que colaboraram

    Celso Suzuki

  15. #15

    Padrão Red Hat Enterprise

    Sem crise, estou a disposição se precisar...
    Os updates são tranquilos, só usar as configurações que passei.

    [ ]'s

  16. #16
    clauix
    Visitante

    Padrão Zim, Licenca Red Hat

    Pessoal,
    Assisti a alguns eventos Linux na IBM, onde o pessoal da Red Hat apresentou a forma de comercialização.
    O caso é o seguinte: se vc utilizar a versão compilada pela RedHat, vc estará usando os serviços deles e nesse caso vc tem que ter uma licença.
    Caso vc baixe todos os fontes e compile na sua casa, então , vc não estará irregular.
    O RH3 difere do RH4 no kernel, pois um é 2.4 e o outro 2.6 e nem todos produtos estão homologados para os dois. A questão de homologação é importante pois se o produto não estiver homologado, a empresa fornecedora do sw não dá suporte.
    abraço
    Clauix

  17. #17
    eltern
    Visitante

    Padrão Red Hat Enterprise

    www.centos.org

    Utiliza esta distro ai e esquece de ter que pagar por uma versão Enterprise

  18. #18

    Padrão Red Hat Enterprise

    Citação Postado originalmente por eltern
    www.centos.org

    Utiliza esta distro ai e esquece de ter que pagar por uma versão Enterprise
    cara...

    vc jah utilizou esta distro ?

    seria a mesma coisa q RD enterprise ??

    valew

  19. #19
    eltern
    Visitante

    Padrão Red Hat Enterprise

    Sim, utilizo esta distro em servidores web. Ela usa os mesmos pacotes do RHEL.

    Muito muito estável.