+ Responder ao Tópico



  1. #1
    kenh rythfield
    Visitante

    Padrão servidor de internet - parte 2

    Olá pessoal!! ontem estive postando aqui sobre montar um servidor de internet, o pessoal me deu dicas otimas... alias.. muito obrigado pela atenção de vcs...
    bom resumindo : "tenho um modem roteado compartilhando para um condomino, gostaria de colocar um servidor aonde possa estar tendo um controle melhor, ou seja, controlar usuarios, trafego, firewall.. etc..
    por exemplo, gostaria de bloquiar tudo, somente http, pop, smtp,msn gostaria de deixar livre... agora kazaa emule, e outro programa de downloads, gostaria de estar bloquiando por hora, de tal a tal hora seja permitido ... "
    bom.. configurei o squid, para estar fazendo autenticação, gostaria de saber o seguinte: toda vez q o usuario abre o navegador ele pede autenticação, existe uma forma de pedir uma unica vez?? para q usuario abra o navegador e ele peça autenticação uma unica vez, e não toda vez q o usuario abrir o navegador...
    e outra coisa... gostaria de fazer um controle de download, pois no momento não tenho , gostaria de fazer com q cada usuario puxa 10 kb ou 20 kb, e não hora 100 kb ou hora 50 kb, pois nem todos fazem download, mais existe alguns q fazem , e isso faz com deixe o trafego na rede um pouco devegar.. existe essa possibilidade??de deixar o usuario fazer download na velocidade q eu quero??

    desde já agradeço atenção
    um abraço até++

  2. #2

    Padrão servidor de internet - parte 2

    oxi vei...

    cria 2 scripts para ser executado
    1 liberando todas as portas no forward e outro liberando so algumas portas. e agenda no crond o horario de cada script.

    voce pode usar controle do banda com tc (htb) ou com script cbq.

  3. #3

    Padrão servidor de internet - parte 2

    kenh rythfield. boa noite .......
    Quanto essa parte de bloquear site, hora, tamanho de download, controlar usuário que está na net, autenticar usuário, é moleza pelo Squid.
    Tem excelentes tutoriais aqui, no www.vivaolinux.com.br , www.linuxit.com.br , falando sobre isso.
    Procure também no www.google.com.br o squid ninja. Tem também um tutorial do Xstefanox sobre o Squid nos moldes do Guia Foca Linux sobre o Squid, que é excelente. Se não me engano esse tutorial do Xstefanox está no www.linuxit.com.br . Bem explicado, mastigadinho e em português. No final ele, dá umas dicas bem interessantes, que eu nunca tinha percebido.
    Lá explica cada parâmetro do squid, o que cada um faz.
    Eu gosto do squid por causa da flexibilidade que ele nos dá.
    Depois que passei a ler mais sobre o squid , vi o poder de fogo que esse pacote nos dá para administrar uma rede. Nós temos uma rede com cerca de 65 a 70 usuários windows. Neguinho fica uma arara quando bloqueamos acessos indevidos. Mas o access.log do squid , iptraf, são ferramentas utilíssimas para poder configurar o squid de forma bem tranquila.
    Procure tutoriais que eu te sugeri e você gostar muito do Squid. Se bem configurado, é uma ferramenta poderosa para administrar acesso a internet.
    Um grande abraço ......... :good: :good: :good:

  4. #4

    Padrão servidor de internet - parte 2

    o ruim do que ele quer, eh que o squid so controla http. os outros protocolos ficariam livre:

    []´s

  5. #5
    kenh rythfield
    Visitante

    Padrão servidor de internet - parte 2

    Caro pssgyn, muito obrigado pelas dicas, estarei dando uma olhada, porem gostaria de estar controlando minha banda, o japaeye4u deu uma dica de usar o cbq ou htb porem estou tendo dificuldade para estar configurando, atualmente estou tentando configurar o cbq, gostaria de saber se vcs conhecem algum artigo para indicar? ou se ate o squid cuida disso? mais tarde estarei dando uma olhada nos artigos indicados...
    desde ja agradeço atenção de todos
    um grande abraço até mais

  6. #6

    Padrão servidor de internet - parte 2

    Citação Postado originalmente por kenh rythfield
    Caro pssgyn, muito obrigado pelas dicas, estarei dando uma olhada, porem gostaria de estar controlando minha banda, o japaeye4u deu uma dica de usar o cbq ou htb porem estou tendo dificuldade para estar configurando, atualmente estou tentando configurar o cbq, gostaria de saber se vcs conhecem algum artigo para indicar? ou se ate o squid cuida disso? mais tarde estarei dando uma olhada nos artigos indicados...
    desde ja agradeço atenção de todos
    um grande abraço até mais
    Colega usa o script rc.bandlimit, tem aki na underlinux, é bom, útil e fácil de configurar.

    Grato.

  7. #7

    Padrão servidor de internet - parte 2

    Caro amigo, se você procurar aqui no Underlinux, VivaoLinux, Linuxit, tem dicas excelentes sobre o que você quer .......
    O legal no linux é fuçar mesmo .......
    É ler, ler, ler, ler, e aprender .......... Eu estou aprendendo assim
    E é muito legal quando aprendemos alguma coisa a mais no Linux. Coisa que no Windows não temos condições de fazer ........
    Software livre é muito interessante ............
    Um grande abraço amigo ...... :good: