+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Preciso de um AP Outdoor

    Pessoal,

    Estou precisando desesperadamente de um AP para uso outdoor em um POP com 250 clientes total (em média tenho 130 a 150 conectados). Já tenho nesse POP 4 paineis Visiontec de 12 dBi e 2 AP2000 com dois cartões cada. Mas tá dando pipoco.

    Simplesmente dropa a conexão, começa uma lentidão interminável.

    Li várias mensagens nesse e em outros fórums sobre este mesmo problema. Estou praticamente decidido a usar um LinuxAP (StarOS por enquanto é o mais cotado) com cartões ORiNOCO Classic 11 Mbps e adaptadoras Ricoh.

    Mas tenho algumas dúvidas que se puderem me ajudar eu agradeço:

    [list]1) Meus clientes utilizam "n" modelos de placas e poucos utilizam bridges sendo que tenho placas PCI Samsung, Realtek, LG, Realsat, D-Link, Proxim. E algumas bridges Linksys, D-Link e Edimax. Isso vai interferir no bom desempenho do sistema? A maioria dos clientes são residências e, por isso, apenas um cliente com banda nao maior que 200Kbps esta sobre cada conexão.

    2) Posso usar PPPoE com esse LinuxAP? Ele vai deixar a conexão passar por ele e ir para o meu PTP com AP600a (que liga ao provedor com 36Mbps)?

    3) Preciso mudar a estrutra de clientes e migra-los para um sistema onde eu utilize uma bridge para conectar vários so mesmo tempo? Que tipo de bridge utilizar? Devo colocar um roteador após a bridge (DI-604 é o que eu mais tenho usado em conjunto com as EW7203APg)? Essa bridge pode usar um sistema com linux (vi alguma coisa sobre as bridges ovslink usando linux, mas não encontrei esse firmware com linux para instalar em duas unidades que tenho)?[/list:u]

    Agradeço a quem puder me dar um auxílio neste problema.

    PS.: Se alguem puder me indicar um modo AP (hardware comprável Proxim, Teramax/Terabem ou outra marca qualquer que seja bom para este sistema que estou necessitando em 802.11b) por favor indique!

    Att,

    Nataniel Klug

  2. #2

    Padrão Preciso de um AP Outdoor

    Cara, emtra em contato com o Edgar da WirelessBT (MSN: [email protected]). Eles têm o novo AP zinwell com 250mW de potência, controle de banda e tals...eu tô usando a versão de 150mW e tô gostando.

    Quanto à quantidade de clientes que ele suporta eu não posso te dizer, pq ainda não lotei ele. Mas pergunta pra ele, acho que ele sabe na prática quantos clients esse AP aguenta.

  3. #3

    Padrão Re: Preciso de um AP Outdoor

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Pessoal,

    Estou precisando desesperadamente de um AP para uso outdoor em um POP com 250 clientes total (em média tenho 130 a 150 conectados). Já tenho nesse POP 4 paineis Visiontec de 12 dBi e 2 AP2000 com dois cartões cada. Mas tá dando pipoco.

    Simplesmente dropa a conexão, começa uma lentidão interminável.

    Li várias mensagens nesse e em outros fórums sobre este mesmo problema. Estou praticamente decidido a usar um LinuxAP (StarOS por enquanto é o mais cotado) com cartões ORiNOCO Classic 11 Mbps e adaptadoras Ricoh.

    Mas tenho algumas dúvidas que se puderem me ajudar eu agradeço:

    [list]1) Meus clientes utilizam "n" modelos de placas e poucos utilizam bridges sendo que tenho placas PCI Samsung, Realtek, LG, Realsat, D-Link, Proxim. E algumas bridges Linksys, D-Link e Edimax. Isso vai interferir no bom desempenho do sistema? A maioria dos clientes são residências e, por isso, apenas um cliente com banda nao maior que 200Kbps esta sobre cada conexão.

    2) Posso usar PPPoE com esse LinuxAP? Ele vai deixar a conexão passar por ele e ir para o meu PTP com AP600a (que liga ao provedor com 36Mbps)?

    3) Preciso mudar a estrutra de clientes e migra-los para um sistema onde eu utilize uma bridge para conectar vários so mesmo tempo? Que tipo de bridge utilizar? Devo colocar um roteador após a bridge (DI-604 é o que eu mais tenho usado em conjunto com as EW7203APg)? Essa bridge pode usar um sistema com linux (vi alguma coisa sobre as bridges ovslink usando linux, mas não encontrei esse firmware com linux para instalar em duas unidades que tenho)?[/list:u]

    Agradeço a quem puder me dar um auxílio neste problema.

    PS.: Se alguem puder me indicar um modo AP (hardware comprável Proxim, Teramax/Terabem ou outra marca qualquer que seja bom para este sistema que estou necessitando em 802.11b) por favor indique!

    Att,

    Nataniel Klug
    Fala nataniel, rapaz bota o star-os nesta parada velho, troca uma ideai com lee, tem tambem o sergio aqui na under que usa e recomenda. com uma maquina vc coloca 1 cartao para receber na flequencia de 5.8 e e distribui na 2.4. da uma olha no forum.star-os.com.br.

  4. #4

    Padrão Preciso de um AP Outdoor

    Oyama,

    Tenho conversado direto com o Lee... Hoje ele não está online no MSN... No final de semana que vem devo ir até a residência dele para verificar a funcionalidade do StarOS dele.

    Vou acessar o fórum sim. Obrigado.

    Att,

    Nataniel Klug

  5. #5
    mwst
    Visitante

    Padrão Preciso de um AP Outdoor

    Com certeza este zinwell num vai aguentar este número de clientes, nem ele nem nehum outro, 250 clientes? acho demais pra um ap, acho que só resolverá com um linuxap mesmo, (https://under-linux.org/modules.php?...wtopic&t=33313)

    em um condomínio aqui com cerca de 100 clientes tinha este tipo de problema, depois que colocoi uma máquina com linux, até esquecir dele!

  6. #6

    Padrão Preciso de um AP Outdoor

    Citação Postado originalmente por mwst
    Com certeza este zinwell num vai aguentar este número de clientes, nem ele nem nehum outro, 250 clientes? acho demais pra um ap, acho que só resolverá com um linuxap mesmo, (https://under-linux.org/modules.php?...wtopic&t=33313)

    em um condomínio aqui com cerca de 100 clientes tinha este tipo de problema, depois que colocoi uma máquina com linux, até esquecir dele!
    Realmente, depois de linuxap, acredito que vc nao vai mais pensar em conexoes simutanea e sim melhorar o trafego e diminuir a interferencia entre os cartoes. segundo o maia ele suporta ate 3mb em cada cartão. sendo 4 cartao vai para 12mb. Seria uma boa e muito trabalhoso vc trocar a pol de duas desta setorial e colocar horizontal, ficaria show, mais daria um trabalho razoalvel para chega em cada cliente mudar a pol.

    vc poderia arrumar as anteas assim, o x seria o eixo.
    H--------x--------H
    V--------x--------V

  7. #7

    Padrão Preciso de um AP Outdoor

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Oyama,

    Tenho conversado direto com o Lee... Hoje ele não está online no MSN... No final de semana que vem devo ir até a residência dele para verificar a funcionalidade do StarOS dele.

    Vou acessar o fórum sim. Obrigado.

    Att,

    Nataniel Klug
    Estou para montar o meu, to aguardo a torre ficar pronta, pois aqui eu uso um mastro de 12 para pendurar as antenas. se quiser trocar ideia sobre o star-os adiciona meu msn ai, não tenho nehuma espereiencia com o mesmo, mais duas cabeca pensa melhor que uma. tem outras opcoes free como o "hostap", hemesap, "winisp".. que nada mais e do que um driver para linux onde vc pode colocar os cartoes pra trabalhar em modo ap.


    Falou!!

  8. #8

    Padrão Preciso de um AP Outdoor

    Citação Postado originalmente por oyama
    Realmente, depois de linuxap, acredito que vc nao vai mais pensar em conexoes simutanea e sim melhorar o trafego e diminuir a interferencia entre os cartoes. segundo o maia ele suporta ate 3mb em cada cartão. sendo 4 cartao vai para 12mb. Seria uma boa e muito trabalhoso vc trocar a pol de duas desta setorial e colocar horizontal, ficaria show, mais daria um trabalho razoalvel para chega em cada cliente mudar a pol.

    vc poderia arrumar as anteas assim, o x seria o eixo.
    H--------x--------H
    V--------x--------V
    oyama,

    Eu já pensei seriamente nisso. Hoje realmente um cartão interfere no outro. O que fiz foi desabilitar um dos paineis e deixar apenas com 3 em 120 graus. Atende bem mas ainda tenho dois desses paineis com problemas de interferencia.

    Tenho um concorrente na cidade que tem a torre principal dele a uns 120 metros da minha e ainda tenho 3 PtP em 802.11b que saem dessa mesma torre para outros 3 POPs. Estou migrando estes PtP para 5.8 Ghz e acho até que vou usar o StarOS para pelo menos dois desses PtP.

    Que painel Horizontal eu deveria procurar? Eu tenho os meus da marca Visiontec e sao de polarizacao vertical (não sei ao certo se tem como mudar).

    Att,

    Nataniel Klug

  9. #9

    Padrão Preciso de um AP Outdoor

    Ai galera, tô muito afim de montar um linuxAP, só que tenho umas dúvidas:

    Vocês estão aconselhando montar um LinuxAP, mas quais placas seriam recomendadas? E outra, o sinal que essas placas vão mandar pros clientes não seriam fracos, visto que a maioria dessas placas têm em torno de 50 a 100mW? Eu gostaria de ter uma cobertura de uns 10 Km.

    Eu andei vendo uns modelos de placas da atheros de 400mW compatíveis com Star-OS, mas não encontrei elas à venda no Brasil.

    Vocês com maior experiência em LinuxAP, o que me indicam?

  10. #10

    Padrão Preciso de um AP Outdoor

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Citação Postado originalmente por oyama
    Realmente, depois de linuxap, acredito que vc nao vai mais pensar em conexoes simutanea e sim melhorar o trafego e diminuir a interferencia entre os cartoes. segundo o maia ele suporta ate 3mb em cada cartão. sendo 4 cartao vai para 12mb. Seria uma boa e muito trabalhoso vc trocar a pol de duas desta setorial e colocar horizontal, ficaria show, mais daria um trabalho razoalvel para chega em cada cliente mudar a pol.

    vc poderia arrumar as anteas assim, o x seria o eixo.
    H--------x--------H
    V--------x--------V
    oyama,

    Eu já pensei seriamente nisso. Hoje realmente um cartão interfere no outro. O que fiz foi desabilitar um dos paineis e deixar apenas com 3 em 120 graus. Atende bem mas ainda tenho dois desses paineis com problemas de interferencia.

    Tenho um concorrente na cidade que tem a torre principal dele a uns 120 metros da minha e ainda tenho 3 PtP em 802.11b que saem dessa mesma torre para outros 3 POPs. Estou migrando estes PtP para 5.8 Ghz e acho até que vou usar o StarOS para pelo menos dois desses PtP.

    Que painel Horizontal eu deveria procurar? Eu tenho os meus da marca Visiontec e sao de polarizacao vertical (não sei ao certo se tem como mudar).

    Att,

    Nataniel Klug
    Cara veja os da hyperlink que sao homologados, quantos aos cartoes o pessoal esta utilizando os dwl-g530, quanto aos paineis vc teria que trocar pois acho que virando ele ele nao mudara de polarizacao.

  11. #11

    Padrão Preciso de um AP Outdoor

    Citação Postado originalmente por roneyeduardo
    Ai galera, tô muito afim de montar um linuxAP, só que tenho umas dúvidas:

    Vocês estão aconselhando montar um LinuxAP, mas quais placas seriam recomendadas? E outra, o sinal que essas placas vão mandar pros clientes não seriam fracos, visto que a maioria dessas placas têm em torno de 50 a 100mW? Eu gostaria de ter uma cobertura de uns 10 Km.

    Eu andei vendo uns modelos de placas da atheros de 400mW compatíveis com Star-OS, mas não encontrei elas à venda no Brasil.

    Vocês com maior experiência em LinuxAP, o que me indicam?

    Rapaz 10km de raio e complicado, usar amplificador nem pensar, o pessoal confunde potencia com qualidade, o ideal e vc fazer um ponto princiapal com star-os e colocar celulas para atender clientes distantes com radios comuns. Quanto aos cartoes atheros nao sao homologados. sem duvida a dlink g530 e a melhor opcao, pelo que to vendo a maioria esta usando ela ou migrando.

  12. #12

    Padrão Preciso de um AP Outdoor

    Com dwl-g530 e uns paineis bons de 17 a 20 dBi eu consigo mais ou menos quanto de distância?

    E quanto aos cartões ag530, o que acham dele? são bons também (tô pensando em 5.8)?

  13. #13

    Padrão Preciso de um AP Outdoor

    Citação Postado originalmente por roneyeduardo
    Com dwl-g530 e uns paineis bons de 17 a 20 dBi eu consigo mais ou menos quanto de distância?

    E quanto aos cartões ag530, o que acham dele? são bons também (tô pensando em 5.8)?
    E o que o pessoal esta usando, homologados, trabalha na frequencia de 5.8 e 2.4 e fecha enlace com exelente banda. eu errei nos poste ela e uma placa pci e nao um cartao e ta por volta de R$270.

  14. #14

    Padrão Preciso de um AP Outdoor

    A minha Opniao de leigo no assunto é o seguinte:
    Enquanto ficarmos no 802.11b vamos tar limita a um troughput de maximo 4 a 5 megabits em muito boas condicoes. intaum nao importa qual seja AP, pode ser a marca A a marca B ou a marca C...
    a AP pode ater ter um bom hardware um bom processamente... mas o protocolo de transmissao nao muda, é igual em todas.. e este é limitado. é sabido que enquanto uma AP esta conversando com cliente , os outros ficam sem reposta... por isso as quedas de sinais a baixa eficiencia quando se tem muito clientes...
    eu recomendo ao meus clientes no maximo 25 a 30 clientes pode cartao...
    intaum coloco varias AP para transmitir. e distribuo os clientes nela..
    ja testei AP´s de 80 dolares a AP de 1,500 dolares. a grosso modo. todas elas trabalham igual. a minha dica é migrarem para outros protocolos
    tipo 802.11g um pouquinho melhor, 802.11a até porque o protocolo 802.11a,b,g foram feito para transmissao INDOOR...
    intaum nao fiquem em busca de AP´s que trabalham com 50, 100 200 cleintes que isso ai na minha opniao é ilusao...
    se querem continuar com o 802.11b diminuam drasticamente a quantiodade de cliente por AP , 25 clientes por AP é o teto maximo que recomendo...
    eu faco o seguinte em alguns clientes que querem um bom funcionamento
    coloco tsunamis em 5.8 para fazer os uma especie de backbone. e nas pontas AP1000 ap2000 para transmitir para para o pc dos clientes.
    é fica muito bom,, nao tenho dor de cabeca com queda de sinal..
    Abracos..


    Flames > /dev/null

  15. #15

    Padrão Preciso de um AP Outdoor

    Mais uma coisa que esqueci, nao respondi a pergunta inicial

    querem uma solucao outdoor:
    use a solucao Canopy da motorola;
    e ninguem mais vai se incomodar...
    se alguem que use esta solucao, por favor se manifestem e de
    vossa opniao

    Abracos

  16. #16

    Padrão Preciso de um AP Outdoor

    Citação Postado originalmente por nosferatusmg
    Mais uma coisa que esqueci, nao respondi a pergunta inicial

    querem uma solucao outdoor:
    use a solucao Canopy da motorola;
    e ninguem mais vai se incomodar...
    se alguem que use esta solucao, por favor se manifestem e de
    vossa opniao

    Abracos
    nosferatu,

    Obrigado pela vampiresca opinião... hehehehe... Também gosto de Vampiro a Mascara (mas isso é RPG e esse forum é de wireless).

    Infelizmente temos que voltar ao mundo dos normais! Canopy é fora de cogitação para pequenos e até mesmo grandes provedores. Fiz uma cotação e comprando em miami me sairia (um kit BSU com 6 celulas e 100 kit CSU) por 29 mil dolares (lá!)... Se for importar tudo corretamente chega aqui por mais de 50 mil dolares!

    Sinceramente nao acho que essa seja a solucao para esse thread que eu mesmo fiz. Agora tenho que concordar contigo qto as limitacoes dos protocolos. Mas dizer que todos foram feitos para indoor é um pouco de preconceito já que como conversamos em outros threads sobre isso e sabemos que com softwares proprietarios (como os COR e ROR da antiga Lucent) e possivel sim se ter bom desempenho de APs em 802.11b outdoor.

    Hoje em dia eu acho o melhor custo/beneficio nesse caso os MP.11b (BSU e CSU), mas infelizmente ainda e muito caro e nao posso trocar os clientes ja que eles ja tem os equipamentos.

    PS.: Quero competir com DSL e nao fazer um preco absurdo no wireless que perde a logica do negocio!

    Att,

    Nataniel Klug

  17. #17

    Padrão Preciso de um AP Outdoor

    nfelizmente temos que voltar ao mundo dos normais! Canopy é fora de cogitação para pequenos e até mesmo grandes provedores. Fiz uma cotação e comprando em miami me sairia (um kit BSU com 6 celulas e 100 kit CSU) por 29 mil dolares (lá!)... Se for importar tudo corretamente chega aqui por mais de 50 mil dolares!

    Sinceramente nao acho que essa seja a solucao para esse thread que eu mesmo fiz. Agora tenho que concordar contigo qto as limitacoes dos protocolos. Mas dizer que todos foram feitos para indoor é um pouco de preconceito já que como conversamos em outros threads sobre isso e sabemos que com softwares proprietarios (como os COR e ROR da antiga Lucent) e possivel sim se ter bom desempenho de APs em 802.11b outdoor.

    Hoje em dia eu acho o melhor custo/beneficio nesse caso os MP.11b (BSU e CSU), mas infelizmente ainda e muito caro e nao posso trocar os clientes ja que eles ja tem os equipamentos.

    PS.: Quero competir com DSL e nao fazer um preco absurdo no wireless que perde a logica do negocio!
    Concordo em gênero, número e grau!!!!

    Um WISP já cai em desvantagem, pq muitas vezes ele paga pra CONCORRENTE (a Telecom que vende links tbm vende ADSL) pra ter seu link, e ainda implantar um cliente wireless sai mais caro que ADSL (do ponto de vista do cliente, uma vez que temos que repassar esse custo como taxa de instalação)...

    Creio que, sem dúvida, é muito importante ter uma "base station" dukaralhu, mas que possibilite chegar com um custo benefício muio bom nos clientes (afinal de contas, pra que colocar no cliente um equipamento que consegue um throghput de 10 Mbits, ou mais, se eu vou vender pra ele apenas 128/256 kbits).

    Um custo baixo de instalação nos clientes é um atrativo a mais para conquistá-los!!

  18. #18

    Padrão Preciso de um AP Outdoor

    Citação Postado originalmente por roneyeduardo
    Concordo em gênero, número e grau!!!!

    Um WISP já cai em desvantagem, pq muitas vezes ele paga pra CONCORRENTE (a Telecom que vende links tbm vende ADSL) pra ter seu link, e ainda implantar um cliente wireless sai mais caro que ADSL (do ponto de vista do cliente, uma vez que temos que repassar esse custo como taxa de instalação)...

    Creio que, sem dúvida, é muito importante ter uma "base station" dukaralhu, mas que possibilite chegar com um custo benefício muio bom nos clientes (afinal de contas, pra que colocar no cliente um equipamento que consegue um throghput de 10 Mbits, ou mais, se eu vou vender pra ele apenas 128/256 kbits).

    Um custo baixo de instalação nos clientes é um atrativo a mais para conquistá-los!!
    Na verdade não é um atrativo é uma necessidade mercadologica para o WISP e não para o cliente.

    Hoje eu cobro uma taxa de R$ 150,00 (parcelada em 3x sem juros) pela instalação de um kit banda larga em comodato no cliente. O problema é que instalo em um unico cliente (muitas veses nao tem visinhos que querem dividir e na minha cidade tem apenas 4 predios e 3 deles sao meus clientes, alem de dois condominios horizontais que cabei inteiros).

    Nós, WISPs de micro e pequeno porte, temos sim que lutar contra preços e muitas veses, infelizmente, não podemos nos dar ao luxo de ter uma qualidade ou redundância de links de 99,9% como dizem as Telecom e como exige a ANATEL. Hoje minha redundância acho que não chega a 90% (e olha que uso apenas equipamento Proxim/Lucent que já são caros que é o cão)... Imagino quem usar D-Link, Linksys e outras marcas no provedor.

    Agora alegar que Canopy resolve... Sim é verdade... Mas quem aqui nesse fórum tem 50 mil dolares na empresa pra investi nisso! Ahhh...

    Att,

    Nataniel Klug

  19. #19
    Herlon
    Visitante

    Padrão Preciso de um AP Outdoor

    Concordo com o colega, aqui tambem já testamos inumeros AP e o resultado é sempre o mesmo com velocidades como as nossas concorrentes com a adsl, não colocar mais que 30 clientes por AP é o adequado, sendo que em alguns casos com empresas que trabalham na bolsa de valores on-line este numero cai drasticamente por cartão.