Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L

Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por roneyeduardo
    Ai galera, tô muito afim de montar um linuxAP, só que tenho umas dúvidas:

Vocês estão aconselhando montar um LinuxAP, mas quais placas seriam recomendadas? E outra, o sinal que essas placas vão mandar pros clientes não seriam fracos, visto que a maioria dessas placas têm em torno de 50 a 100mW? Eu gostaria de ter uma cobertura de uns 10 Km.

Eu andei vendo uns modelos de placas da atheros de 400mW compatíveis com Star-OS, mas não encontrei elas à venda no Brasil.

Vocês com maior experiência em LinuxAP, o que me indicam?

Rapaz 10km de raio e complicado, usar amplificador nem pensar, o pessoal confunde potencia com qualidade, o ideal e vc fazer um ponto princiapal com star-os e colocar celulas para atender clientes distantes com radios comuns. Quanto aos cartoes atheros nao sao homologados. sem duvida a dlink g530 e a melhor opcao, pelo que to vendo a maioria esta usando ela ou migrando.

2.    Publicidade

3. Com dwl-g530 e uns paineis bons de 17 a 20 dBi eu consigo mais ou menos quanto de distância?

E quanto aos cartões ag530, o que acham dele? são bons também (tô pensando em 5.8)?

4. Citação Postado originalmente por roneyeduardo
    Com dwl-g530 e uns paineis bons de 17 a 20 dBi eu consigo mais ou menos quanto de distância?

E quanto aos cartões ag530, o que acham dele? são bons também (tô pensando em 5.8)?
    E o que o pessoal esta usando, homologados, trabalha na frequencia de 5.8 e 2.4 e fecha enlace com exelente banda. eu errei nos poste ela e uma placa pci e nao um cartao e ta por volta de R$270.

5. A minha Opniao de leigo no assunto é o seguinte:
    Enquanto ficarmos no 802.11b vamos tar limita a um troughput de maximo 4 a 5 megabits em muito boas condicoes. intaum nao importa qual seja AP, pode ser a marca A a marca B ou a marca C...
    a AP pode ater ter um bom hardware um bom processamente... mas o protocolo de transmissao nao muda, é igual em todas.. e este é limitado. é sabido que enquanto uma AP esta conversando com cliente , os outros ficam sem reposta... por isso as quedas de sinais a baixa eficiencia quando se tem muito clientes...
    eu recomendo ao meus clientes no maximo 25 a 30 clientes pode cartao...
    intaum coloco varias AP para transmitir. e distribuo os clientes nela..
    ja testei AP´s de 80 dolares a AP de 1,500 dolares. a grosso modo. todas elas trabalham igual. a minha dica é migrarem para outros protocolos
    tipo 802.11g um pouquinho melhor, 802.11a até porque o protocolo 802.11a,b,g foram feito para transmissao INDOOR...
    intaum nao fiquem em busca de AP´s que trabalham com 50, 100 200 cleintes que isso ai na minha opniao é ilusao...
    se querem continuar com o 802.11b diminuam drasticamente a quantiodade de cliente por AP , 25 clientes por AP é o teto maximo que recomendo...
    eu faco o seguinte em alguns clientes que querem um bom funcionamento
    coloco tsunamis em 5.8 para fazer os uma especie de backbone. e nas pontas AP1000 ap2000 para transmitir para para o pc dos clientes.
    é fica muito bom,, nao tenho dor de cabeca com queda de sinal..
    Abracos..

Flames > /dev/null

6. Mais uma coisa que esqueci, nao respondi a pergunta inicial

querem uma solucao outdoor:
    use a solucao Canopy da motorola;
    e ninguem mais vai se incomodar...
    se alguem que use esta solucao, por favor se manifestem e de
    vossa opniao

Abracos

7.    Publicidade