+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com FC2 rodando Oracle 9i

    Pessoal, vejam se conseguem me dar uma luz !!!

    Tenho um servidor Fedora Core 2 rodando Oracle 9i... de um pouco mais de um mes para cá ele vem me dando dor de cabeça, tive problemas duas vezes com o File System EXT3 em um dos discos... me sugeriram atualizar o kernel, pois poderia ser algum problema com o modulo da controladora SCSI. Atualizei faz uma semana... agora, hoje cedo, eu mesmo estava rodando uma aplicação que utiliza do banco desse server normalmente, fechei ela sem nenhum erro, tudo normal... quando uma outro pessoa foi utilizar outro aplicativo que possui uma base de dados nesse mesmo server não conseguiu conectar. Quando fui chegar o banco me aparece aquela mensagem maravilhosa de KERNEL PANIC.... Alguem já teve dor de cabeça com o Fedora nesse caso ??

    A mensagem do Kernel Panic é a seguinte:

    Código :
    [<c0179bdc>]prune_dcache+0xd1/0x4d
    [<c0172996>]shrink_dcache_memory+0x14/0x25
    [<c014ac1c>]shrink_slab+0xfe/0x161
    [<c014c75f>]kswapd+0xc3/0xc5
    [<c013376c>]autoremove_wake_function+0x0/0x2d
    {<c013376c>]autoremove_wake_function+0x0/0x2d
    [<c014c69c>]kswapd+0x0/0xc5
    [<c01011dd>]kernel_thread_helper+0x5/0xb
    Kernel Panic - not syncing:fs/dcache.c:407:spin_is_locked on uninitialization spinlock f6d3355c.

    O Kernel utilizado é o 2.6.10-1.771_FC2 , eu instalei ele através de um RPM que peguei no rpmfind.net

    Por favor, quem puder ajudar agradeço muito... se alguem souber sites sobre erros de kernel panic, postem aqui por favor.

  2. #2

    Padrão Problemas com FC2 rodando Oracle 9i

    ninguem uma dica, ou ouviou algo sobre problemas, bugs, e incompatibilidades do FC2 e Oracle ??

    Não acho nada q possa me ajudar na net

    Nem no bugzilla da RH (q tem os do fedora tb...), e nem cadastrar ese eu posso, pois alegam q a versão eh antiga.

  3. #3
    felco
    Visitante

    Padrão Problemas com FC2 rodando Oracle 9i

    Cara, podem ser muitas coisas... pode ser hardware inclusive, mas voce ja deu uma olhada no /var/log/messages?
    La deve ter alguma coisa... erro de leitura e escrita no disco seria uma boa pra comecar...
    Mas se voce encontrar la qualquer coisa relacionada ao driver da sua SCSI ou ao device mesmo tipo /dev/sda1 tambem ajudaria.
    Minha sugestao eh que o problema eh driver ou hardware, mas pensando pode ser ate configuracao... eh dificil dizer... teria que ver a maquina...

  4. #4

    Padrão Problemas com FC2 rodando Oracle 9i

    Oi amigo,

    eu vasculhei por coisas anormais pelo /var/log/messages , /var/log/kernel e /var/log/syslog ... e não vi nada de anormal mesmo, sem nenhuma msg... só tinha essa msg q eu postei q estava direto no console...

    a unica coisa estranha foi isso, mas essa msg foi gerada no messages durante a inicialização:

    Código :
    Sep 16 08:47:56 host kernel: program scsi_unique_id is using a deprecated SCSI ioctl, please convert it to SG_IO
    Sep 16 08:47:56 host kernel: last message repeated 11 times

    valeu a atenção

  5. #5
    felco
    Visitante

    Padrão Problemas com FC2 rodando Oracle 9i

    Hummm pode ser isso mesmo, tenho quase certeza que o problema esta ai, qual a sua controladora SCSI?

  6. #6
    felco
    Visitante

    Padrão Problemas com FC2 rodando Oracle 9i

    Mais uma pergunta antes de voce atualizar o kernel qual versao do kernel voce utilizava?
    Mais uma, verifica ai se sua particao de swap esta montada

  7. #7
    felco
    Visitante

    Padrão Problemas com FC2 rodando Oracle 9i

    Eh cara pelo que vi por aqui o problema e o ioctl mesmo, esse cara significa nada mais nada menos que "Input/Output Control". Oque eh realmente muito importante, pelo que li o problema e que o kernel 2.6 tem falha no subsystem SCSI oque permite ate q se explore a falha localmente permitindo codigo arbitrario ou, que e oque ta acontecendo com vc, causa um kernel panic paralizando a maquina.
    A solucao segundo o SecurityFocus e uma atualizacao do kernel e segundo o mesmo essa versao que voce esta usando nao esta corrigida, a versao corrigida seria a 2.6.10-1.8_FC2.

    http://www.securityfocus.com/bid/12198/discuss

  8. #8

    Padrão Problemas com FC2 rodando Oracle 9i

    Desculpe a demora a responder Felco...

    Parece q o server estabilizou... mas vou caçar a atualização aqui pra dar um jeito nisso.

    Muito grato pela ajuda !!!


    Abraços

  9. #9

    Padrão Problemas com FC2 rodando Oracle 9i

    Felco... volto eu a incomodar...


    Cara, estive vendo, esse boletim de segurança é de Janeiro/2005. O Rpm do kernel que eu peguei é de Março/2005, quer dizer, mais novo.... e não estou achando o pacote antigo, embora creio eu que não seria o mais recomendado instalar uma versão mais antiga...

    O que vc acha ??