+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link de 17km e outro de 22km

    Boa noite pessoal,

    Tem 4 anos que eu trabalho com wireless, mas nunca tive a necessidade de fazer um link maior de 2km, porém agora tenho dois clientes de uma vez para links com distâncias maiores.

    Uma fazenda a 17km e outra a 22km (distâncias tiradas com GPS no local), todos dois tem visada nítida, com binóculo quase dá prá ver o AP no alto da torre.

    Bom mas o seguinte hoje minha estrutura é uma omni de 8db e um Ap Samsung, eles estão numa torre de mais ou menos 30mts e no alto de uma serra de 300mts.

    Eu ainda não testei sinal, mas com certeza esse conjunto não irá ter força suficiente para levar o sinal até esses dois pontos, o que vocês me aconselham a usar para que eu consiga levar uma conexão de boa qualidade até esses dois pontos? Aproveitando a deixa, eu tenho manter a infraestrutura atual (uma omni de 8db e o Ap samsung), pois ela atende 12 clientes na cidade e quero fazer outra infra-estrutura para atender exclusivamente essas fazendas e outras que forem aparecendo.

    Mas eu queria saber quais equipamentos eu devo colocar lá.

    Será que seu eu usar uma setorial de 17db ou maior 20db com um amplificador 1watt e uma ovislink para distribuir eu consigo chegar nesses dois pontos?

    Nos pontos cliente eu pensei em usar uma antena de grade da zirok de 24db e uma ovislink e falar com os clientes prá construir uma torre de 10mts, apesar de ser visivel do chão as torres que irão distribuir o sinal, mas quanto maior a área de afastamento dizem que é melhor né?

    Bom é isso, preciso da opnião de vocês para saber se estou no caminho, por favor opinem a vontade.

    Desde obrigado e um abraço.

    Rodrigo.

  2. #2

    Padrão Link de 17km e outro de 22km

    usar ovislink como ap não é muito aconselhavel não.

    no mercado ainda encontra-se alguma coisa de samsung, tente utilizar uma SWL-3300 com uma zirok apontada pra fazenda e recebe na fazenda com zirok e ovislink.

    Caso queira atender mais fazendas com essa estrutira, coloque uma setorial hyperlink de 20dbi (prepara o bolso)

  3. #3

    Padrão Link de 17km e outro de 22km

    Cara a nao ser q vc queira atender a mais clientes distantes compensa mais vc usar em sua torre uma antena direcional de 24 e uma ovislink pra cada um de seus clientes e boa... pois com o dinheiro q vc vai comprar a setorial vc compra tudo isso... e te garanto q vc vai se incomodar bem mesnos!!!

  4. #4
    lluner
    Visitante

    Padrão Link de 17km e outro de 22km

    Amigos,

    Para distancia desse tipo ( acima de 15km ) a melhor solucao e utilizar a nova tecnologia pre-wimax , tem alguns produtos como a motorola e a teramax que podem chegar a essa distancia com a velocidade de 6mbps no minimo , tudo depende linha de visada e tb da zona de fresnel.Tudo tem um problema , o preco dos equipamentos.

  5. #5
    ccm_palmas
    Visitante

    Padrão Link de 17km e outro de 22km

    Voce pode tentar uma solucao usando o BACURI. O projeto foi desenvolvido por um grupo de Palmas e as informacoes etao em www.nucleum.com.br.
    Abracos

  6. #6
    eml
    Visitante

    Padrão Link de 17km e outro de 22km

    eu tenho caso como este, a minha esta assim ap samsung + amplificador de 1 W antena 18DB omni e na fazenda a 18 Km uma parabolica de 2.20 de diametro que pegui uma centuri e ensaei o ponto de foco.

  7. #7
    Leo_MultTech
    Visitante

    Padrão Link de 17km e outro de 22km

    Amigo eu tenho a seguinte opnião, joga um AP Senao na torre com uma antena de Grade mesmo, e outro AP Senao recebendo com outra antena de grade recebendo que vai funcionar sim, por que eles tem uma ótima potencia.

  8. #8
    Visitante

    Padrão ponto a ponto jeitado

    amigão. vc só vai precisar de dois kits, um com Samsung SWL3300 e outro com Ovislink1120AP, ah! e a Alphalink tá com a maior promoção no AP Ovislink com pig por R$ 260,00, é demais e se for o Kit completinho, só R$ 365,00 , e ainda na pronta entrega, dá uma olhadinha, é muito barato,abraço!!!!!!!!!!!

  9. #9

    Padrão Link de 17km e outro de 22km

    Colega.. só uma coisa...
    vc já experimentou colocar duas anteas direcionais uma em cada torre, apontando uma para a outra?!
    eu creio que elas superam os 20 Km's numa boa! :O

  10. #10

    Padrão Link de 17km e outro de 22km

    Citação Postado originalmente por Leo_MultTech
    Amigo eu tenho a seguinte opnião, joga um AP Senao na torre com uma antena de Grade mesmo, e outro AP Senao recebendo com outra antena de grade recebendo que vai funcionar sim, por que eles tem uma ótima potencia.
    Só lembrando o colega q o Senao nao é homologado para usar com direcional de grade.

  11. #11
    Visitante

    Padrão Link de 17km e outro de 22km

    Citação Postado originalmente por Francinei
    Citação Postado originalmente por Leo_MultTech
    Amigo eu tenho a seguinte opnião, joga um AP Senao na torre com uma antena de Grade mesmo, e outro AP Senao recebendo com outra antena de grade recebendo que vai funcionar sim, por que eles tem uma ótima potencia.
    Só lembrando o colega q o Senao nao é homologado para usar com direcional de grade.
    Mas é uma ótima para funcionar, ou então ao inves de colocar antena de grade, coloque de disco também da Zirok, que vai ficar bom.