Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

antoniobrandao
    Por que vc nao desinstala o rpm do squid e instala novamente?

Citação Postado originalmente por cleberlr
    Coloquei na mensagem. Uso o Mandrake 2005LE.
    Não tem o SELINUX. Não sei se porque não instalei (fiz uma instalação bem enxuta), mas tentei localizar em outros diretórios e não encontrei.

2. velho...

me parece problema de permissão de usuário...

1ª pergunta: qdo vc tentou as opções acima, vc estava como root???

se a resposta for não, então logue como root.
    se a resposta for sim... então vc tem um problemão!!! vc deve ter sido invadido e algúem rodou algum exploid...
    devem ter mudado a id do root.... olha lá no /etc/passwd (se tiver acesso)

Se for possível, tire a máquina da rede, e olhe o /var/log/messages... o /var/log/secure tbém deve te dar uma boa pista de quem logou na máquina.

se o cara for bom, ele invadiu e apagou os logs... nesse caso o mais sensato a fazer é construir outro squid em outra máquina, atualizar todos pacotes...
    Tentar verificar por onde ele entrou... por qual porta e serviço... depois corrija o furo... reporte o problema à nbso@nic.br

analise os arquivos e depois me conta...

[ ]´s
    Mauzão

3. Tentei reinstalar o squid novamente, mas não resolveu.
    Agora já aprontei uma nova instalação. Se foi uma invasão não vou conseguir saber. Procurei nos logs e não encontrei nenhum rastro, isso porque o iptables gera logs de acesso das principais portas.
    Acho que foi exatamente isso, pois apesar de a máquina ter sido reiniciada por motivo que não descobri, confio no reiserfs que não apresentou problemas em nenhum arquivo. O problema com certeza era relacionado com o root, pois não apenas o squid teve problemas (ele apenas foi o primeiro).
    Obrigado a todos. Resolvi o problema da forma mais fácil, reinstalando o servidor e recuperando as configurações do backups (2 hs e estava feito). Agora vou tentar implantar o snort pra dormir mais tranquilo Valeu.

Tópicos Similares

1. Problemas com Squid
    Por doliveira no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 16-06-2003, 18:06
  2. Respostas: 0
    Último Post: 07-06-2003, 13:20
  3. Problemas com squid
    Por _edinh0_ no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 11-04-2003, 09:33
  4. Problemas com Squid