+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Cledio
    Visitante

    Padrão Servidor Linux: Por onde começo?

    Olá galera!!! Preciso montar um servidor linux na prefeitura da minha cidade basicamente para bloquear, Kazaa, emule, MSN, Orkut e mais alguns sites. O servidor será só para isso mesmo, mas nunca mexi com linux. Aí pergunto a vocês: Por onde começo? Qual melhor opção/versão de linux? PAra este tipo de servidor existe Linux grafica ou é só por linha de comando? Lembrando que as configurações devem ser liberadas por usuário, pois a rede interna é W2k3 com DHCP... Alguém pode me ajudar?

  2. #2
    fpmazzi
    Visitante

    Padrão Servidor Linux: Por onde começo?

    opa diz ae, qual o equipamento que vc tem disponivel?

  3. #3
    elimar
    Visitante

    Padrão Servidor de proxy.

    Meu amigo vc tem que colocar mais informação sobre o equipamento tipo de serviço de internet.

    Ai apartir disto vamos ver oq pode ser feita para vc em um servidor , mais bem vindo a mundo das pessoas livre.

  4. #4

    Padrão Servidor Linux: Por onde começo?

    Cara,

    Linux eh linux, da para fazer qualquer com um distro descente. Mas existem distros mais apropriadas para servidor e outras para desktop. No caso par servidor quase sempre eu opto pelo debian, por n caracteristcas como: estabilidade, robustez, facil configuracao, etc.

    Como vc perguntou existem algumas ferramentas graficas para configurar este tipo de servidor em algumas distros, mas eu nao recomendo muito, pois as conf de servidores sao muito especificas para atender as necessidade da rede onde ele esta instalado.

    Existe um guia exelente em portugues para o q vc esta querendo, inclusive eh baseado no debian, que eh o foca linux (http://focalinux.cipsga.org.br/). No foca tem tudo o q vc esta precisando muito bem explicado e com bastante exemplos.

    [] Dotta :twisted:

  5. #5

    Padrão Servidor

    Amigo, acho q nao se arrependera, se usar o Slackware 10.X, nat , iptables e squid!
    Resolverá todos os seus problemas..
    Abraço
    Rodrigo Ribeiro
    www.rodrigoribeiro.com.br

  6. #6

    Padrão Servidor Linux: Por onde começo?

    olá amigo fdotta, vou aproveitar pra tirar um dúvida, o kurumin 5.0, kernel 2.6.11 no modo texto é exatamente o Debian ? ou não ?

    obrigado ...

  7. #7

    Padrão nao..

    Kurumin nao é debian, kurumin é uma distribuição baseada no debian, usa parte dos pacotes do debian, tem compatibilidade, mais nao eh desenvolvida pela equipe do debian. entao nao consideramos ele um debian.


    Citação Postado originalmente por mbyte
    olá amigo fdotta, vou aproveitar pra tirar um dúvida, o kurumin 5.0, kernel 2.6.11 no modo texto é exatamente o Debian ? ou não ?

    obrigado ...

  8. #8

    Padrão Servidor Linux: Por onde começo?

    Citação Postado originalmente por mbyte
    olá amigo fdotta, vou aproveitar pra tirar um dúvida, o kurumin 5.0, kernel 2.6.11 no modo texto é exatamente o Debian ? ou não ?

    obrigado ...
    Cara,

    Como o amigo jvictorfc disse, realmente o kurumin nao eh debian. O kurumin segue uma linha de desenvolvimento de algumas outras distros adotam (como o konopix), que sao distros baseadas em debian. Mas atencao elas sao somente baseada no debian, ou seja, os desenvolvedores destas distros utilizam e modificam o debian gerando uma nova distribuicao completamente diferente. Eh claro q estas distro compartilhan algumas caracteristicas do debian.

    Outro coisa, o kurumin pode ser baseada em debian, mas eu nao acho que o kurumim seja uma distro apropriada para servidor. Nada contra o kurumin (na verdade muita coisa a favor), mas esta distro nao foi gerada par ser usada com servidor, mas sim como desktop.

    [] Dotta :twisted:

  9. #9

    Padrão Servidor Linux: Por onde começo?

    Citação Postado originalmente por mbyte
    olá amigo fdotta, vou aproveitar pra tirar um dúvida, o kurumin 5.0, kernel 2.6.11 no modo texto é exatamente o Debian ? ou não ?

    obrigado ...
    Cara,

    Como o amigo jvictorfc disse, realmente o kurumin nao eh debian. O kurumin segue uma linha de desenvolvimento de algumas outras distros adotam (como o konopix), que sao distros baseadas em debian. Mas atencao elas sao somente baseada no debian, ou seja, os desenvolvedores destas distros utilizam e modificam o debian gerando uma nova distribuicao completamente diferente. Eh claro q estas distro compartilhan algumas caracteristicas do debian.

    Outro coisa, o kurumin pode ser baseada em debian, mas eu nao acho que o kurumim seja uma distro apropriada para servidor. Nada contra o kurumin (na verdade muita coisa a favor), mas esta distro nao foi gerada par ser usada com servidor, mas sim como desktop.

    [] Dotta :twisted:

  10. #10

    Padrão Servidor Linux: Por onde começo?

    Olha, antes de tudo, você vai ter que estudar um pouco, pois muito provavelmente você vai ter que recompilar o kernel para bloquear o Kazaa (Usando o L-7 ou algum patch do IPTables).

    É bom você conhecer um pouco sobre o que é IPTables e alguns conceitos do sistema em si (Não me leve a mal, mas eu acho que você deveria saber disso antes de pegar o serviço). Isso ajuda a todos na hora em que você for postar suas mensagens. Você será mais claro e nós o compreenderemos melhor.

    EU (Stéfano) gosto de dividir a montagem de servidores em três fases:

    1 - Configuração do servidor: Configurar rede, dispositivos, compilar kernel, deixá-lo enxuto, etc;
    2 - Configuração dos serviços: Configurar os serviços que o servidor irá rodar e montar firewall e outros pa-pum-tcha-tcha-tcha;
    3 - Lapidação: Fazer uma revisão e corrigir quaisquer configurações erradas ou inseguras.

    Só uma dica para começar, espero que consiga.


    Abraços!

  11. #11

    Padrão Servidor Linux: Por onde começo?

    Entendi, e obrigado a todos.

    Nelson

  12. #12
    Cledio
    Visitante

    Padrão Servidor Linux: Por onde começo?

    Provavelmente irei usar um duron 800 com 256Mb para este servidor.
    A internet é ADSL Brasil Telecom, com modem Dlink 500G que será compartilhado para aproximadamente 40 usuários. Quero simplesmente travar alguns sites, msn e kazaa.

  13. #13

    Padrão basic.

    BASICAMENTE, ira ter que aprender, iptables, proxy (squid), htb ou cbq e linux é claro! nada que em uns 2meses sem dormir nao e faça..


    Citação Postado originalmente por Cledio
    Provavelmente irei usar um duron 800 com 256Mb para este servidor.
    A internet é ADSL Brasil Telecom, com modem Dlink 500G que será compartilhado para aproximadamente 40 usuários. Quero simplesmente travar alguns sites, msn e kazaa.

  14. #14
    augusto_jdl
    Visitante

    Padrão Re: Servidor Linux: Por onde começo?

    Citação Postado originalmente por Cledio
    Olá galera!!! Preciso montar um servidor linux na prefeitura da minha cidade basicamente para bloquear, Kazaa, emule, MSN, Orkut e mais alguns sites. O servidor será só para isso mesmo, mas nunca mexi com linux. Aí pergunto a vocês: Por onde começo? Qual melhor opção/versão de linux? PAra este tipo de servidor existe Linux grafica ou é só por linha de comando? Lembrando que as configurações devem ser liberadas por usuário, pois a rede interna é W2k3 com DHCP... Alguém pode me ajudar?
    Como todos jah disseram, eh necessário sem dúvida vc ter um conhecimento razoável de Linux, para iniciar este serviço. Até porque vc esta querendo bloquear alguns serviços q são chatos e não eh qualquer regra q os bloqueia. O mais simples eh o orkut.

    Pelo q entendi vc estah querendo montar um Servidor Proxy/Firewall. Não precisa ser um super-computador, mas tb não deve ser uma carroça.

    Existem boas distribuições q facilitariam a sua vida. Eu sei q muitos não concordam com o Kurumin, mas ele possui "scripts" (como compartilhar internet, proxy transparente, Firewall, etc...) que para o usuário iniciante jah seriam uma boa ajuda.

    Outra distro específica para esse tipo de serviço, eh a Mandrake Security. Vale a pena testar.

    Mas o principal de tudo eh estudar.

  15. #15
    Cledio
    Visitante

    Padrão Servidor Linux: Por onde começo?

    Blz Galera,
    Tem um colega meu que manja um pouco de linux. Vou pedir uma ajuda pra ele e qualquer coisa volto aqui.

    Grande Abraço