+ Responder ao Tópico



  1. #1
    fabiojmf
    Visitante

    Padrão como instalar meu linux?

    ola galera.

    bom, eu tenho instalado o ruwindows e gostaria de saber se e preciso formatar meu PC, para que eu possa particionar meu hd para colocar o linux?

    valeu

  2. #2
    fpmazzi
    Visitante

    Padrão como instalar meu linux?

    Nao necessariamente, existe um programa que se chama partition magic, este programa particiona o seu HD com o Windows instalado, mas é ALTAMENTE RECOMENDADO que se faça uma copia das suas coisas antes de uasr o mesmo.

  3. #3
    fabiojmf
    Visitante

    Padrão como instalar meu linux?

    Citação Postado originalmente por fpmazzi
    Nao necessariamente, existe um programa que se chama partition magic, este programa particiona o seu HD com o Windows instalado, mas é ALTAMENTE RECOMENDADO que se faça uma copia das suas coisas antes de uasr o mesmo.
    mas oq vc me recomenda

  4. #4

    Padrão como instalar meu linux?

    Oi !

    Se vc ker apenas testar o Linux recomendo que antes de instalar vc rode ele em alguma máquina virtual...

    Assim vc não precisa se preocupar em formatar ser Win.

    Conhece o VMware? Ele é ótimo

    Aqui tem um artigo que ensina direitinhu como utilizar ...assim vc testa várias distros

    https://under-linux.org/noticia4631.html

    :good:

  5. #5
    fabiojmf
    Visitante

    Padrão como instalar meu linux?

    pow valeu pela dica, assimeu posso testar as distribuicoes. mas eu tenho q instalar um na inha maquna acho que o debian

  6. #6

    Padrão Desfragemente o disco

    É recomendável, vc dar uma boa limpeza no hd e usar o desfragmentador de disco, pois se você particonar um disco com muita fragmentação existe a possibilidade de perder alguns dados.

    Flw !!

  7. #7
    fpmazzi
    Visitante

    Padrão como instalar meu linux?

    Bom pelas itens acima acho q vc poderia fazer assim:

    1º ver as distros que tem LiveCD, ai voce pode testar a qual vc mais se identifique;
    2º Se realmente for instalar, pode ser feito com o Partition Magic ou pelo FDisk, eu particularmente prefiro com o FDisk, ae ja deixa a maquina zeradinha, mas caso vc nao queria formatar para nao ter ke reinstalar o RWindow$ faça como o Duc@ disse, primeiramente antes de particionar com o Partition Magic, passe o desfragmentador ( umas 2x ou + por experiencia propria, uma as vezes naoum funciona .. rsrs ... M$), faça BACKUP dos seus Dados e so dps use o Particionador.

    espero ter sido util ...

  8. #8
    luccosta
    Visitante

    Padrão como instalar meu linux?

    Camarada,

    Todas as informações acima serão muito úteis para vc que esta iniciando neste mundo Linux. Mas gostaria de passar um processo para avaliar melhor como migrar para o Linux sem traumas.

    0. Verifique se seus periféricos são suportados, existem impressoras e multi-funcionais que ainda não são suportadas pelo linux.
    1. Nunca entre em um forum e pergunte coisas como qual a melhor distro, risos, acho que isso irá te poupar grandes sofrimentos.
    2. Tenha em mente que uma distro é como um sabor de sorvete, vc gosta de um sabor e eu posso gostar de outro(s).
    3. Não se desfaça de seu Ruindow$ de imadiato, pois vc já domina esta ferramenta, e está buscando aprender uma outra. É aqui que tentarei sintetizar tudo que foi escrito acima:

    3.1. Recomendo inicialmente vc testar todas as distribuições que possuam um cd Live, ou seja, um cd bootavel que não necessita ser instalado em sua máquina. Baixe e instale o máximo possivel, assim vc poderá ter uma prévia de qual distro mais te agrada.
    3.2 Depois de se decidir por qual distro usar, verifique suas necessidades quanto a mesma, tipo programas que vc usa no Ruindow$ e que vc gostaria de tb usar no Linux. Identificados este pontos retorne ao Forum e questione quanto a existência destes. Assim vc não ficará com aquele gosto de isso eu fazia e agora não faço mais... Se vc gosta de jogar, pode estar certo que pensará muito nisto, pois infelizmente nem todos os jogos podem ser emulados.
    3.3 Caso nenhuma distro com CdLive tenha te atraido, passe para o VMware e siga os passos indicados em:

    https://under-linux.org/noticia4631.html como indicado pela Bios

    Algumas coisas que vc deve saber antes de instalar o WMware:
    a. o VMware não é um emulador, logo recomendo que sua máquina tenha memória e espaço em disco para a criação dos hds virtuais.
    b. no geral, cada distro pode ser instalada em 4Gb nos hds virtuiais, então não precisa criá-los com mais espaço que isto.
    c. as distribuições linux vao funcionar bem com 128Mb de Ram ou mais, tudo depende das configurações de seu Hardware.

    3.4. Falando em aplicativos que rodam no Ruindow$ depois de ter avaliado os pontos acima e ja ter se decidido por fazer a instalação, recomendo o uso do Partition Magic para fazer o trabalho de reparticionar seu HD. Antes de usar o PM, faça umas 3 desfragmentações do Winodws para grarantir que nenhum dado será perdido.

    3.5 Outra coisa que vc pode fazer é instalar sua distro favorita e dentro dela rodar o Ruindow$ com o VMware, assim salvo aplicações específicas vc não tera problemas em continuar produtivo.

    4. E o mais importante de tudo SEMPRE conte com a ajuda da Comunidade. Nós estamos aqui para isso.

    :good:

  9. #9

    Padrão ...

    Lucio costa... :good:

    Falou tudo...

    Apesar de eu ter usado a fiosofia "no windows, yes Linux"...hehehe...tirei o Ruindow$ e coloquei o Kurumin...E depois instalei outras distros para aprender a utiliza-las, entre elas o Slackware ( que eu to me matando até hoje para arrumar umas coisinhas...heheh )...

    Mas depois desse tutorial do lucio costa...nem vo fala mais nada...



    Abraços

  10. #10
    augusto_jdl
    Visitante

    Padrão como instalar meu linux?

    Seja Bem Vindo ao mundo LINUX!!!
    :clap: :clap: :clap: :clap: