+ Responder ao Tópico



  1. #1
    quecosuix
    Visitante

    Padrão alterar o hardware do servidor samba para RAID 1

    bom dia,
    tenho um servidor rodando samba, ta muito bom,
    surgiu a possibilidade de alterar o hardware desse servidor para melhorar o desempenho.
    a placa do novo micro é a P4S800 MX SE da Asus, com suporte a duas entradas Serial ATA e raid 0 e 1

    nunca trabalhei com raid, mas li bastante a respeito e tenho interesse de implantar o raid 1 nesse minha nova instalação.

    pergunta, vou instalar o fedora 4, com o 2 hd SATA na já instalados na máquina... eh melhor habilitar o raid 1 na bios, ou o próprio fedora faz o serviço melhor, se faz preciso habilitar o raid 1 na hora do particionamento?!

    como devo proceder?!

    valeu,
    Cleiton

  2. #2
    dodecaedrum
    Visitante

    Padrão instaçe já no RAID é mais fácil

    Cara, se vc vai instalar do zero, habilite o RAID já de cara. Procure na tela de boot do CD do Fedora outro kernel para o suporte do RAID, se no caso ele não instalar de cara. Mas que eu saiba vai funcionar na hora, pois ele sobe o módulo depois do start da instalação.

    Só um adendo : RAID de hardware é mais rápido que raid de software. Use o da BIOS.

    Boa sorte

  3. #3
    quecosuix
    Visitante

    Padrão alterar o hardware do servidor samba para RAID 1

    estava pensando mesmo em usar o raid por hardware.

    soh tenho uma questão.

    assim que começar a fazer o processo de instalação, assim que chegar na parte de particionamento e fedora vai perceber que(por exemplo) o sdb é raid 1 e vai apenas perguntar como quero particionar o sda, eh isso?!

    tipo ele não vai me perguntar nada especial sobre o raid 1?!

    valeu,

    Cleiton

  4. #4
    dodecaedrum
    Visitante

    Padrão crie o volume

    Quando vc criar o RAID 1 na BIOS, isto gerará um volume e aparecerá como um único dispositivo para o Sistema.

    /dev/mda ou /dev/md1 se não me engano

    Tente cara. mas tem um porém. Isto é uma instalação do zero, quando vc criar um volume na BIOS, "TODO" o conteúdo do disco desaparecerá.

    Boa sorte