+ Responder ao Tópico



  1. #1
    LoucoPorLinux
    Visitante

    Padrão Como configurar um sistema e-mail em um desktop doméstico?

    Pessoal

    A dúvida é be-a-bá mesmo. A resposta deve ser óbvia demais, mas eu não encontro em lugar nenhum.

    Acho que não consigo encontrar as respostas porque não consegui ainda fazer a pergunta certa. Faz uma semana que eu estou buscando ajuda no google, nos fóruns, por todo lado, mas acho que estou usando as palavras erradas, ou então além de louco fiquei burro mesmo.

    Como eu configuro um sistema de e-mail em um desktop linux?

    Onde quer que eu vá, encontro muita orientação para configuração de servidores (muita mesmo... estou ficando phd nisso). Mas e o cliente? O usuário doméstico que só quer pegar suas mensagens lá no seu provedor de internet, ler e depois responder através do seu provedor mesmo?

    Consigo baixar as mensagens com o fetchmail. Instalei o procmail mas não configurei nenhuma "recipe". Leio minhas mensagens no Mutt. E para enviar as mensagens estou me preparando para instalar o postfix.

    Mas aí bateu a dúvida. Preciso mesmo de um servidor (MTA) completo como o postfix só para que o meu provedor faça o encaminhamento de minhas mensagens? Existe alguma forma mais fácil, e com menos riscos?

    Detalhe. Nesta experiência eu não uso distro nenhuma, estou compilando tudo do zero, todos os pacotes desde os tarballs. É divertido ficar correndo atrás das dependência.
    :roll:
    LoucoPorLinux

  2. #2

    Padrão Como configurar um sistema e-mail em um desktop doméstico?

    cara qual a sua ditro?
    no slack tem o mail/nail...ainda to lendo sobre ele mas por ele vc pode enviar e receber mail ou sendmail q dependendo da distro e instalação ela ja esta ai no micro :clap: :clap: :clap:

  3. #3
    LoucoPorLinux
    Visitante

    Padrão Como configurar um sistema e-mail em um desktop doméstico?

    Não uso distro nenhuma. Estou compilando todos os pacotes do zero, desde os tarballs (tar.gz ou tar.bz2), fazendo as configurações editando os arquivos de configuração no Vim, etc.

    Mas se alguém me disser quais pacotes são necessários, eu saio atrás dos tarballs e das dependências. Esta é a parte divertida

    Cara!!! Sua mensagem não é, mas ainda será!!! Tá no cabeçalho:

    Enviada: Dom Set 18, 2005 1:55 am
    Mas aqui ainda é sábado, 17 de setembro, 15:00 pm...

    Você mora no futuuuuro!!!! Cooooisa de Looooouco!!!!
    :roll:
    LoucoPorLinux

  4. #4
    LoucoPorLinux
    Visitante

    Padrão Como configurar um sistema e-mail em um desktop doméstico?

    Enviada: Dom Set 18, 2005 4:17 am
    Noooosssaaaaa!!!! Viajei também!!!! Ainda é Sabado, 17 de setembro, 15:20 hs, mas eu estou vendo a minha mensagem que eu vou mandar amanhã, Dom Set 18, 2005 4:17 am!!!!

    De volta para o futuro....
    :roll: :roll: :roll:
    LoucoPorLinux (mais louco ainda)

  5. #5
    fpmazzi
    Visitante

    Padrão Como configurar um sistema e-mail em um desktop doméstico?

    vc ker um prog pra baixar os seus emails é isso que entendi ....???!!!

  6. #6
    LoucoPorLinux
    Visitante

    Padrão Como configurar um sistema e-mail em um desktop doméstico?

    Baixar eu consigo com o fetchmail (MRA). Ler eu consigo com o Mutt (MUA). Meu problema é enviar, minha dúvida é se eu vou ter que instalar um servidor (MTA) completo como o postfix só para que o meu provedor faça o encaminhamento de minhas mensagens?

    Qualquer distro instala tudo que é necessário de uma vez. Mas aí eu fico sem saber o que foi instalado, ou o que é necessário para o linux funcionar como um cliente de mensagens.

    A doidera, que complica tudo, é que eu estou tentando fazer isso compilando pacote por pacote.
    :crazy:
    LoucoPorLinux

  7. #7
    fpmazzi
    Visitante

    Padrão Como configurar um sistema e-mail em um desktop doméstico?

    Se entendi direito, vc nao precisa naoum de instalar um MTA, ew creio ke as configuracoes do smtp estao incorretas....

  8. #8
    LoucoPorLinux
    Visitante

    Padrão Como configurar um sistema e-mail em um desktop doméstico?

    É isso mesmo que estou tentando descobrir!!!
    :clap:
    Se eu não preciso de um MTA, do que eu preciso? Quem é que fica responsável pelo envio das msgs via SMPT? Configuro o que, onde? Preciso de mais algum pacote?
    :?
    LoucoPorLinux