Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Instalar Slackware 10 em um Pentium 133mhz.

    Amigos, que estou tentando instalar o Slackware 10 em um Pentium 133mhz. com 40 e poucos MB de ram.
    A ideia é usa-lo como servidor de arquivos.!! Só pra testes e aprendizado.
    Mas o micro não lê o CD como boot, não há essa opção na setup do micro.
    Usei o RAWRITE que há no cd do Slackware 10, mas ele dá o boot pelo disquete e fica lendo horas, mas não faz ação nenhum. alguém tem mais alguma dica.
    Consegui fazer ler um disquete, criando a imagem de alguns arquivos do CD no disquete, mas chega em um ponto que ele pede a imagem do Slackware e eu nao sei o que fazer.
    Alguém pode me auxiliar nessa jornada.?
    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Instalar Slackware 10 em um Pentium 133mhz.

    Eu criei discos com as seguintes imagens.:
    1- bare.i
    2- install.1
    3- install.2
    4- lowmemory alguma coisa q nao me lembro
    ...e varios outros...
    Mas o bare.i ele da o boot, comeca a ler ... mas chega em um ponto ele da pane no kernel. Porque?
    Não era pra fazer isso, antes eu tinha o Mandrake instalado lá (modo texto).

  3. #3

    Padrão Instalar Slackware 10 em um Pentium 133mhz.

    haehueuhaeh eu comecei assim....

    mas faça o seguinte, mas facil.... pegue este HD do 133 ligue numa maquina mais possante, faça a instalação e volte depois o HD ao 133 ......... ae ja eras.....

    desabilita modulos ativos a toa.... e vai roda levinhu....

    maquinas mais antigas e legal rodar com kernel 2.2 ou 2.4 ....

  4. #4

    Padrão Instalar Slackware 10 em um Pentium 133mhz.

    Seguinte, você pode usar o sbootmgr para acessar o drive de CD_ROM até num 386 (que não da acesso a drivers de cd-rom).

    Você pode user o RAWRITER (no windows) para gravar em diskette a imagem do arquivo sbootmgr.dsk que está no cd do slack, em isolinux/sbootmgr.

    Se estiver em uma máquina com linux monte o cdrom entre no diretório que mencionei, e de um :

    dd if=sbootmgr.dsk of=/dev/fd0.

    Depois é dar boot pelo disquete criado e selecionar o CDROM como unidade de boot.(claro já com o cd do slack dentro).

    Valeu...

  5. #5

    Padrão Instalar Slackware 10 em um Pentium 133mhz.

    Citação Postado originalmente por PiTsA
    haehueuhaeh eu comecei assim....

    mas faça o seguinte, mas facil.... pegue este HD do 133 ligue numa maquina mais possante, faça a instalação e volte depois o HD ao 133 ......... ae ja eras.....

    desabilita modulos ativos a toa.... e vai roda levinhu....

    maquinas mais antigas e legal rodar com kernel 2.2 ou 2.4 ....
    Entendi, mas Detalhe: Se eu fizer isso, pegar o hd e botar em uma máquina que tem, depois quando eu retornar o HD ele funcionará corretamente.?
    Porque eu estou falando de uma máquina pequena. P 133MHz com 40 e pouco de Mémoria RAM.
    Eu fiz isso e quando eu liguei a máquina P133Mhz, ele travou e deu uma mensagem maluca, não me lembro, mas era algo como eu disse acima, pane no kernel.!! :toim:
    O que eu faço.?

  6. #6

    Padrão Instalar Slackware 10 em um Pentium 133mhz.

    Citação Postado originalmente por manser
    Seguinte, você pode usar o sbootmgr para acessar o drive de CD_ROM até num 386 (que não da acesso a drivers de cd-rom).

    Você pode user o RAWRITER (no windows) para gravar em diskette a imagem do arquivo sbootmgr.dsk que está no cd do slack, em isolinux/sbootmgr.

    Se estiver em uma máquina com linux monte o cdrom entre no diretório que mencionei, e de um :

    dd if=sbootmgr.dsk of=/dev/fd0.

    Depois é dar boot pelo disquete criado e selecionar o CDROM como unidade de boot.(claro já com o cd do slack dentro).

    Valeu...
    Eu tô sentindo que isso irá funcionar.!!!
    Pena que vai dar pra mim fazer isso somente a noite e não dará pra postar o resultado hoje. :good:
    Bom, eu vi esse arquivo sbootmgr, vou tentar.
    Manser, valeu, gostei da explicação.

  7. #7
    Visitante

    Padrão Instalar Slackware 10 em um Pentium 133mhz.

    Citação Postado originalmente por terra_jr
    Citação Postado originalmente por PiTsA
    haehueuhaeh eu comecei assim....

    mas faça o seguinte, mas facil.... pegue este HD do 133 ligue numa maquina mais possante, faça a instalação e volte depois o HD ao 133 ......... ae ja eras.....

    desabilita modulos ativos a toa.... e vai roda levinhu....

    maquinas mais antigas e legal rodar com kernel 2.2 ou 2.4 ....
    Entendi, mas Detalhe: Se eu fizer isso, pegar o hd e botar em uma máquina que tem, depois quando eu retornar o HD ele funcionará corretamente.?
    Porque eu estou falando de uma máquina pequena. P 133MHz com 40 e pouco de Mémoria RAM.
    Eu fiz isso e quando eu liguei a máquina P133Mhz, ele travou e deu uma mensagem maluca, não me lembro, mas era algo como eu disse acima, pane no kernel.!! :toim:
    O que eu faço.?
    bom, sempre funcionou pra mim..... ainda usando um 486...e fazendo instalacao com P4/Atlhon XP.....ainda mais slackware que não configura todo o hardware automaticamente....

    use a maquina mais nova pra instalar...dae ainda mais nova e depois de instalado, edite o arquivo /etc/rc.d/rc.modules e desabiltie todo hardware especifico daquela maquina....

    ae poe o HD no P133 e ira funcionar...

  8. #8

    Padrão Instalar Slackware 10 em um Pentium 133mhz.

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    Citação Postado originalmente por terra_jr
    Citação Postado originalmente por PiTsA
    haehueuhaeh eu comecei assim....

    mas faça o seguinte, mas facil.... pegue este HD do 133 ligue numa maquina mais possante, faça a instalação e volte depois o HD ao 133 ......... ae ja eras.....

    desabilita modulos ativos a toa.... e vai roda levinhu....

    maquinas mais antigas e legal rodar com kernel 2.2 ou 2.4 ....
    Entendi, mas Detalhe: Se eu fizer isso, pegar o hd e botar em uma máquina que tem, depois quando eu retornar o HD ele funcionará corretamente.?
    Porque eu estou falando de uma máquina pequena. P 133MHz com 40 e pouco de Mémoria RAM.
    Eu fiz isso e quando eu liguei a máquina P133Mhz, ele travou e deu uma mensagem maluca, não me lembro, mas era algo como eu disse acima, pane no kernel.!! :toim:
    O que eu faço.?
    bom, sempre funcionou pra mim..... ainda usando um 486...e fazendo instalacao com P4/Atlhon XP.....ainda mais slackware que não configura todo o hardware automaticamente....

    use a maquina mais nova pra instalar...dae ainda mais nova e depois de instalado, edite o arquivo /etc/rc.d/rc.modules e desabiltie todo hardware especifico daquela maquina....

    ae poe o HD no P133 e ira funcionar...
    Agora sim. :clap:
    Blz, vou zerar...
    Mas na maquina nova mesmo eu entro em /etc/rc.d/rc.modules e desabilito. Depois eu coloco na máquina velha e pronto.?!
    Bom, o SuSE não possui este arquivo /etc/rc.d/rc.modules, alguém sabe me informar onde fica.?
    Mas na realidade eu instalarei o Slackware, mas vou em outra máquina fazer a mesma coisa com o SuSE.

    Amigão, eu to instalando somente texto, como eu faço pra mudar o layout do teclado.!?
    Engraçado, uma coisa tão besta (pra quem trabalha com linux), mas eu nao me lembro...

  9. #9

    Padrão Instalar Slackware 10 em um Pentium 133mhz.

    Citação Postado originalmente por terra_jr
    Amigão, eu to instalando somente texto, como eu faço pra mudar o layout do teclado.!? :help:
    Engraçado, uma coisa tão besta (pra quem trabalha com linux), mas eu nao me lembro...
    # loadkeys br-abnt2

  10. #10

    Padrão Instalar Slackware 10 em um Pentium 133mhz.

    Para não ter que executar o comando loadkeys toda vez que iniciar a maquina, coloque o comando no /etc/rc.d/rc.local

  11. #11

    Padrão Instalar Slackware 10 em um Pentium 133mhz.

    Citação Postado originalmente por Skorpyon
    Para não ter que executar o comando loadkeys toda vez que iniciar a maquina, coloque o comando no /etc/rc.d/rc.local
    Mas o teclado que eu estou usando lá é US.
    Sabe o que não tem o "Ç".
    Qual o nome que eu coloco em loadkeys!?

  12. #12

    Padrão Instalar Slackware 10 em um Pentium 133mhz.

    Caro amigo ........
    Dê um find / -name br-abnt2*
    Vai aparecer o diretório onde se encontra esse arquivo.
    Vá nesse diretório e lá tem todos os tipo de teclados possíveis.
    Eu precisei fazer a mesma coisa que você hoje.
    Estou em casa, e não me lembro agora qual o diretório. Acho que é /usr/share/alguma coisa.
    Lá no final do diretório tem um teclado us alguma coisa.map.gz
    Mude no /etc/rc.d/rc.rcmap se não não me engano e carregue na linha /usr/bin/loadkeys br-abnt2.map para o teclado us....map . Isso passa a valer para o sistema como um todo.
    Alterei exatamente para o teclado que você deseja. Isso no modo texto. Funcionou perfeito.
    Ou então loadkeys o teclado que deseja. Não teve nem graça. Funcionou de primeiríssima. Legal no Linux é não receber a mensagem clássica de "Você precisa reiniciar o computador para a alteração fazer efeito. Deseja fazer agora ? Sim ou Não ? ". Sabes do que estou falando né ??? Já funciona no mesmo momento.
    E no KDE também você pode fazer isso.
    Só que no KDE você tem que estar como root para valer para o sistema inteiro. No KDE quando você altera o teclado e entra no kconsole já está funcionando.
    Mas faça no modo texto. Você vai gostar. Tem trocentas opções de teclados nesse diretório. Isso no Slackware. Não sei como é nas outras distros.
    Um grande abraço ........

  13. #13

    Padrão Instalar Slackware 10 em um Pentium 133mhz.

    Melhor ainda ......
    Vá no site www.slackware-brasil.com.br
    Entre na seção Literatura.
    Lá tem um manual em pdf do Slackware. Os caras fizeram um manual que é simplesmente sensacional. Todo em português. Dividido por capítulos.
    Imprimi o manual todo. Dá mais ou menos umas 800 páginas se não engano. Tive que montar em dois manuais.
    Os autores foram felicíssimos ao publicar o manual.
    Ele é mais voltado para o Slackware desktop. Mas o que tem de dicas de muitas configurações, não está no gibi. Leio esse manual todos os dias. É tipo o Slackware a Bíblia. Muito bom mesmo. Depois amigo, vá pegando os tutoriais, artigos e publicações que existem nos mais diversos fóruns na internet sobre os serviços para Linux rodarem no Slackware. Sinceramente está sendo muito gostoso aprender Slackware.
    Perfeito o manual.
    Um grande abraço ......... :good: :good: :good:

  14. #14

    Padrão Instalar Slackware 10 em um Pentium 133mhz.

    Outra coisa caro amigo.
    Eu procuro aprender Linux, lendo os seguintes fóruns pela ordem :
    under-linux.org , www.vivaolinux.com.br e www.linuxit.com.br . Tem outras, claro. www.linuxdicas.com.br, www.linuxrapido.com.br . Enfim.
    Nesses fóruns os caras que são feras no Linux publicam muito material sobre instalação e configurações dos mais diversos serviços para rodar no Linux.
    E normalmente são os Demiurgos, PiTSAs, Xstefanoxs, Wrochals, Network Zones e outros, da vida que publicam. E esses autores sempre tentam fazerem publicações as mais genéricas possíveis. Para rodarem na maioria das distros Linux.
    São materiais excelentes. Podes ver que temos algumas distros que são bem cuidadas quanto ao material de publicação. O www.guiadohardware.net o Morimoto cuida e bem do Kurumin. E o legal do Morimoto é que ele não fica preso somente na distro dele. Ele também dá muitas dicas sobre outras distros. No site do Debian também tem publicação excelente sobre essa distro, e em português. O FreeBSD também no site dela um material maravilhoso. Mas se não me engano em inglês. Mas também, bom. A própria Conectiva também tem um perguntas e respostas que ajuda bastante. E espero que o Mandrake faça algo parecido com que o Conectiva tem. Afinal agora é Mandriva. Seria interessante alguém pensar nisso sobre o SuSE que é outra distro bem comentada aqui. De repente a SuSE tem, e eu desconheço. O que eu estou vendo é que cada distro está tentando cada vez mais aperfeiçoar e se aproximar das nossas dúvidas. O negócio é ler mesmo e correr atrás.
    Mas pegue essa publicação que te falei no www.slackware-brasil.com.br . Você que pelo jeito gosta do Slackware vais ver conhecer muito mais desta distro, e descobrir muita coisinha interessantíssima. O mais legal é que a empresa nos deu um Pentium 4 com 40GB de hd , 512MB de memória e brincamos com Slackware 10.1, Conectiva 10, Mandrake 10.1, SuSE 9.3, Kurumin 4, Famelix, BigLinux, Ubuntu e é gostoso a gente ver a máquina responder a tudo que a gente quer brincar. Esse mundo Linux é maravilhoso. O windows nunca vai ter esse leque de opções. Não é a filosofia do Bill Gates. Que ele fique com a encrenca dele.
    Um grande abraço e fique com Deus ....... :roll: :good: 8)

  15. #15

    Padrão Instalar Slackware 10 em um Pentium 133mhz.

    Citação Postado originalmente por terra_jr
    Citação Postado originalmente por Skorpyon
    Para não ter que executar o comando loadkeys toda vez que iniciar a maquina, coloque o comando no /etc/rc.d/rc.local
    Mas o teclado que eu estou usando lá é US.
    Sabe o que não tem o "Ç".
    Qual o nome que eu coloco em loadkeys!?
    :help:
    Código :
    # loadkeys us

  16. #16

    Padrão Instalar Slackware 10 em um Pentium 133mhz.

    Citação Postado originalmente por terra_jr
    Citação Postado originalmente por Skorpyon
    Para não ter que executar o comando loadkeys toda vez que iniciar a maquina, coloque o comando no /etc/rc.d/rc.local
    Mas o teclado que eu estou usando lá é US.
    Sabe o que não tem o "Ç".
    Qual o nome que eu coloco em loadkeys!?
    :help:
    Código :
    # loadkeys us

  17. #17

    Padrão Instalar Slackware 10 em um Pentium 133mhz.

    Citação Postado originalmente por pssgyn
    Melhor ainda ......
    Vá no site www.slackware-brasil.com.br
    Entre na seção Literatura.
    Lá tem um manual em pdf do Slackware. Os caras fizeram um manual .......
    Valeu amigo, parabéns e muito obrigado pelas dicas, dificilmente encontramos pessoas que se dedicam a isso e fazem um serviço bem feito.
    Você escreveu 3 posts enormes e bons, parabéns.
    Deu certo amigão, consegui resolver o problema e entendi tudo.

  18. #18

    Padrão Instalar Slackware 10 em um Pentium 133mhz.

    Citação Postado originalmente por Skorpyon
    Citação Postado originalmente por terra_jr
    Citação Postado originalmente por Skorpyon
    Para não ter que executar o comando loadkeys toda vez que iniciar a maquina, coloque o comando no /etc/rc.d/rc.local
    Mas o teclado que eu estou usando lá é US.
    Sabe o que não tem o "Ç".
    Qual o nome que eu coloco em loadkeys!?
    Código :
    # loadkeys us
    Valeu amigão pela atenção, agora eu aprendi, botei em prática e deu certo.

    Eu consegui instalar.!! Razz
    Usei o RAWRITE para copiar o arquivo do cd Slackware10(cd1) /rootdisks/sbootmgr.dsk e ele roda uma aplicação que pede para informar boot, cd-rom, hda, floppy, remote access, etc...

    Bom, só tenho um problema agora, eu não consigo fazer ele reconhecer minha placa de rede. Uma Realtek 8139.

  19. #19

    Padrão Instalar Slackware 10 em um Pentium 133mhz.

    Se eu digitar ifconfig ele me mostra somente o lo, não mostra eth0... porque? Mas a placa de rede está com a luz de link acessa. Então ela está conectada com a mb ne?!
    Eu entrei no arquivo /etc/rc.d/rc.modules e não tem nada lá. Porque?!! :roll:
    Tentei com o mandrake10 e o slackware10 e nenhum deles reconheceu a placa sozinho e eu nao consigo fazer isso.!!!

  20. #20

    Padrão Instalar Slackware 10 em um Pentium 133mhz.

    # modprobe 8139too