+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mailbox x Maildir (postfix)

    Srs,

    o postfix traz como default o "mailbox" , o qual armazena as msgs dos usuarios em "/var/spool/mail/usuario". onde presumo que este parametro causa um certo delay (deduzo que seja isto) qdo faço o checkmail de casa, algo entre 15 a 20 segundos para começar o download das msgs.
    Porém me disseram que o parametro "maildir" possui uma performance muito superior que o mailbox, inclusive nao havendo o "delay", cfe dito acima

    Alguém sabe de algo a respeito entre mailbox e maildir?


    Big abraço
    Claudinei

  2. #2

    Padrão performance

    o formato mailbox utiliza um arquivo por usuário, de form que quando o servidor de pop3 vai exibir as mensagens, ele le TODO o arquivo... quando o usuário pega uma mensagem ele tem que reescrever parte de uma arquivo as vezes gigante para marcar isto. Já no formato maildir cada usuario tem um diretório com subdiretórios para cada tipo de mensagesn, ou seja, mensagens novas nao lidas, lidas, e etc. O padrao maildir é invencao ( se naum me engano, me engano muito as vezes :roll: ) do qmail, entaum outro MTA's utilizam, como por exemplo o postfix. Fizemos um servidor de e-mail usando maildir, a performance ficou muito melhor do que uma versao antiga que usava o mailbox, mas naum posso falar muito pq o sistema operacional era diferente e o servidor antigo foi feito pelo meu chefe ( cuja opiniao compartilho com vc's:"é muito facil fazer um servidor de e-mail. Dou tres cliques e pronto. Temos um servidor de e-mail em dois minutos..").
    Segundo dados de benchmark no site do qmail, o maildir é muito mais eficiente, mas como é cria deles....