+ Responder ao Tópico



  1. #1
    guilhermebsd
    Visitante

    Padrão FSCK

    Galera é o seguinte estou com uma duvida o meu sistema parou simplesmente parou quando eu reiniciei, o sistema nao detectou as particoes e tive que dar um FSCK /var /usr /local /home e etc. so que assim queria saber porque aconteceu isso e se tem algum log que eu possa entender onde o sistema parou.

    Ps.: Uso FreeBSD 5.3

    Grato,

  2. #2

    Padrão FSCK

    Bom, normalmente quando ocorre um crash no bsd ele faz um crashdump, pegando tudo que havia no sistema ate em um dado momento e salvando, acredito que todo unix tem isso, jah vi isso nos BSD e no Solaris.
    Existem alguns parametros que voce pode configurar para dizer onde ele vai jogar esses arquivos so que nao lembro muito bem, verifique no freebsd handbook.
    Normalmente a causa de fscks ou é porque estouro o limite de montagens/tempo limite sem checks (isso no caso do Linux, acredito que o fbsd tenha um mesmo esquema mas nao tenho certeza absoluta), ou o mais comum é quando alguem reboota a maquina de maneira incorreta, falta luz, etc etc, qualquer situacao em que o filesystem nao tenha sido desmontado corretamente causa a necessidade de ser passado um fsck nele.

    é basicamente isso.

  3. #3

    Padrão FSCK

    o 5.3 (dizem) apresenta alguns problemas. Não sei se êsse é um dêles. De qualquer forma, quando comecei a ter problemas assim, eu DESATIVEI o "verificação de disco em background" e deixei como era até as versões anteriores. Ou seja, a verificação de disco é realizada em cada boot. Depois disso, não tive mais problemas.

    Sugere-se passar para o 5.4. Ou para o novo 6.x