+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão GRUB com o GHOST

    Olá amigos do fórum ...

    Estou precisando fazer um GHOST de meu HD de boot do meu servidor de correio. Tentei o GHOST, e ele efetuou a cópia, mas na hora de dar boot, aparece a mensagem GRUB GRUB GRUB e enche a tela inteira.

    O processo que executei, foi o seguinte :

    1 - Dei um boot WIN98 via disquete.

    2 - coloquei o disquete do GHOST e executei a cópia.

    3 - Retirei o disco original (que está funcionando) e deixei apenas o disco copiado.

    4 - Quando vou dar boot, aparece a mensagem GRUB GRUB e enche a tela toda e o servidor nã osobe.

    O curioso é que os discos ficam com o mesmo formato, conforme abaixo.

    Disco /dev/sda: 255 cabeças, 63 setores, 4425 cilindros
    Unidades = cilindros de 16065 * 512 bytes

    Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
    /dev/sda1 * 1 4 32098+ 83 Linux
    /dev/sda2 5 69 522112+ 82 Linux swap
    /dev/sda3 70 579 4096575 83 Linux
    /dev/sda4 580 4425 30892995 83 Linux

    Disco /dev/sdb: 255 cabeças, 63 setores, 4425 cilindros
    Unidades = cilindros de 16065 * 512 bytes

    Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
    /dev/sdb1 * 1 4 32098+ 83 Linux
    /dev/sdb2 5 69 522112+ 82 Linux swap
    /dev/sdb3 70 579 4096575 83 Linux
    /dev/sdb4 580 4425 30892995 83 Linux

    Obrigado por qualquer tipo de ajuda.

    Paz, Saúde e Amor para todos ....

    Paulo Roberto

  2. #2

    Padrão GRUB com o GHOST

    Isso é comum de acontecer quando se usa o ghost, só uma dúvida antes de continuar: Qual sua distro?

  3. #3
    mceiras
    Visitante

    Padrão GRUB com o GHOST

    A melhor forma de fazer backup do grub ou lilo é a seguinte:

    Vamos supor que o grub esteja na MBR do hda e voce queira fazer o cackup (muito util tb quando se tem particao com windows e linux e se vai reintalar o windows (coisa tb muito comum). Voce deve copiar os primeiros 512 bytes do hd onde fica armazena a mbr.

    Assim você vai poder recuperar tudo caso ocorra qualquer eventualidade. Para isso, use o comando:

    # dd if=/dev/hda of=backup.mbr bs=512 count=1

    O comando vai fazer uma cópia dos primeiros 512 bytes do /dev/hda no arquivo backup.mbr. Se o seu HD estiver instalado na IDE secundária (como master), ele seria visto pelo sistema como /dev/hdc. Basta indicar a localização correta no comando.

    Você pode salvar o arquivo num disquete ou pendrive, mandar para a sua conta do gmail, etc. Caso no futuro, depois da enésima reinstalação do Windows XP, vírus, falha de hardware ou de um comando errado a tabela de particionamento for pro espaço, você pode dar boot com o CD do Kurumin e regravar o backup com o comando:

    # dd if=backup.mbr of=/dev/hda

    :good:

    []´s

    Marcelo

  4. #4

    Padrão GRUB com o GHOST

    Citação Postado originalmente por aledr
    Isso é comum de acontecer quando se usa o ghost, só uma dúvida antes de continuar: Qual sua distro?
    Estou utilizando Conectiva 9.

    Não entendo porque ocorre, pois quando vou efetuar a cópia, ele me mostra todas as patrições do disco de origem e no final os discos ficam iguais, mais o CL não sobe.

    Paz, Saúde e Amor para todos

    Paulo Roberto

  5. #5

    Padrão GRUB com o GHOST

    Citação Postado originalmente por mceiras
    A melhor forma de fazer backup do grub ou lilo é a seguinte:

    Vamos supor que o grub esteja na MBR do hda e voce queira fazer o cackup (muito util tb quando se tem particao com windows e linux e se vai reintalar o windows (coisa tb muito comum). Voce deve copiar os primeiros 512 bytes do hd onde fica armazena a mbr.

    Assim você vai poder recuperar tudo caso ocorra qualquer eventualidade. Para isso, use o comando:

    # dd if=/dev/hda of=backup.mbr bs=512 count=1

    O comando vai fazer uma cópia dos primeiros 512 bytes do /dev/hda no arquivo backup.mbr. Se o seu HD estiver instalado na IDE secundária (como master), ele seria visto pelo sistema como /dev/hdc. Basta indicar a localização correta no comando.

    Você pode salvar o arquivo num disquete ou pendrive, mandar para a sua conta do gmail, etc. Caso no futuro, depois da enésima reinstalação do Windows XP, vírus, falha de hardware ou de um comando errado a tabela de particionamento for pro espaço, você pode dar boot com o CD do Kurumin e regravar o backup com o comando:

    # dd if=backup.mbr of=/dev/hda

    :good:

    []´s

    Marcelo


    Marcelo, obrigado pela resposta ....

    Na verdade estou querendo fazer backup, clone do HD do meu servidor para que sirva como contingência, em caso de falha do HD, pois o referido servidor é um servidor de correio.

    O Ghost já faz backup do MBR, pois quando clonamos um HD do Windows, ele já faz um HD bootável.

    Conforme dados abaixo, o Ghost copiu inclusive o MBR. Meu disco de origem é o /dev/sda1.

    Disco /dev/sda: 255 cabeças, 63 setores, 4425 cilindros
    Unidades = cilindros de 16065 * 512 bytes

    Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
    /dev/sda1 * 1 4 32098+ 83 Linux
    /dev/sda2 5 69 522112+ 82 Linux swap
    /dev/sda3 70 579 4096575 83 Linux
    /dev/sda4 580 4425 30892995 83 Linux

    Disco /dev/sdb: 255 cabeças, 63 setores, 4425 cilindros
    Unidades = cilindros de 16065 * 512 bytes

    Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
    /dev/sdb1 * 1 4 32098+ 83 Linux
    /dev/sdb2 5 69 522112+ 82 Linux swap
    /dev/sdb3 70 579 4096575 83 Linux
    /dev/sdb4 580 4425 30892995 83 Linux


    Paz, Saúde e Amor para todos ...

    Paulo Roberto

  6. #6
    mceiras
    Visitante

    Padrão GRUB com o GHOST

    A melhor forma de clonar um hd é usando o Mondo. Ele clona o HD, inclusive gerando CDs/DVDs de recuperacao botaveis. É a melhor forma de backup para disaster recovery

    http://www.mondorescue.org/ :good:

    []´s

    Marcelo Eiras

  7. #7
    mceiras
    Visitante

    Padrão GRUB com o GHOST

    A melhor forma de clonar um hd é usando o Mondo. Ele clona o HD, inclusive gerando CDs/DVDs de recuperacao botaveis. É a melhor forma de backup para disaster recovery

    http://www.mondorescue.org/ :good:

    []´s

    Marcelo Eiras

  8. #8

    Padrão GRUB com o GHOST

    Marcelo, mais uma vez, muito obrigado....

    Vou dar uma lida na documentação para ver se consigo utilizar. Aparentemente é o que exatamente quero, pelo fato de querer clonar discos de boot com diversos serviços e programas instalados.

    Paulo Roberto

  9. #9
    Linucus
    Visitante

    Padrão GRUB com o GHOST

    Citação Postado originalmente por aledr
    Isso é comum de acontecer quando se usa o ghost, só uma dúvida antes de continuar: Qual sua distro?
    Kurumin 5.0 e windows XP

  10. #10

    Padrão GRUB com o GHOST

    Citação Postado originalmente por Linucus
    Citação Postado originalmente por aledr
    Isso é comum de acontecer quando se usa o ghost, só uma dúvida antes de continuar: Qual sua distro?
    Kurumin 5.0 e windows XP
    Obrigado pela resposta ....

    Utilizo o Conectiva 9. Semana passada, baixei o Kurumin 5.0 Live CD e fiz um teste de clonar um HD Windows Server 2003 com dd e funcionou. Estou agendando uma data para fazer este teste em meus servidores CL9 e se funcionar est´aresolvido.


    Paulo Roberto

  11. #11

    Padrão GRUB com o GHOST

    Você pode clonar tranquilamente com o Ghost (eu fazia isso toda semana), porém quando você faz isso é necessário reescrever a MBR com o gerenciador de boot.
    Em distros como Mandrake, RedHat, Fedora, CentOS, você pode acessar um menu pelo cd de instalação. Para isso é só fazer o seguinte:
    1 - Inicialize com o cd de instalação da distro.
    2 - Digite #rescue quando ele pedir as opções do boot.

    Após isso ele vai abrir uma tela com várias opções, pra resgate de Gerenciador de boot, manutenções e coisas similares. Não estou certo se o Conectiva 9 tem isso, mas pra tirar a dúvida é rapidinho, só iniciar pelo CD e digitar rescue!!!

    Há inúmeras possibilidades de recuperar o Boot Loader (Gerenciador de Boot), outra bastante comum é usar um CD de instalação do Slackware por exemplo e nas opções de boot digitar:

    root=/dev/hda1 (ou qualquer que seja) noinitrd ro

    Depois de inicializer o sistema é só digitar, dependendo de qual usar:
    #lilo
    #grub

  12. #12

    Padrão GRUB com o GHOST

    Já que estou com o disco original em pleno funcionamento, isto funcionaria ?

    dd if=/dev/hda of=/dev/hdb bs=512 count=1

    Para copiar apenas o boot sector


    Paulo

  13. #13
    Marini
    Visitante

    Padrão Ghost

    Estou com um probleminha ...

    Ao montar um servidor de comunicação (Fedora), utilizei um HD de 80 Gb, que está quase que totalmente disperdiçado. O espaço utilizado pelo sistema é de 2 Gb.

    A dúvida é a seguinte: como transpor a instalação toda (copiar o hd) para um hd menor com 20 Gb ?

    Já tentei com o Ghost e ele nada ....

    Vou tentar a dica do mceiras, com o Mondo.

    Obrigado antecipado pelas dicas.

    Luiz Marini
    Vila Velha - ES