+ Responder ao Tópico



  1. #1
    PedroPereira
    Visitante

    Padrão administrar uma rede com fedora core 4

    oi.. eu sou novato em linux!!! infelizmente
    .. eu tenho uma sala com 10 pc´s windows. e queria por um server com "fedora core 4" para administrar esta rede!... so ke nao sei por onde começar!!! será ke podem me ajudar!!!!

    PedroPereira

  2. #2
    fpmazzi
    Visitante

    Padrão administrar uma rede com fedora core 4

    Primeiro, vc tem uma maquina disponivel, se sim, manda ver instala o FC-4 ae ... dps vc precisa ter em mente oq vc ker rodar nele, aconselho antes fazer umas pesquisar aki no site temos otimos materiais inclusive para iniciantes...

    dpois conforme forem aparecendo as duvidas, post ae ke iremos ter um enorme prazer em ajudar ....


    abraços ....

  3. #3
    fabiano_guru
    Visitante

    Padrão administrar uma rede com fedora core 4

    vc tem que nos dizer que serviços vai querer rodar nessa rede se é um firewall ou squid ou um servidor de e-mail assim fica mais de poder dizer por onde começar.


    falo.

  4. #4
    PedroPereira
    Visitante

    Padrão obrigado Pessoal!!!!!

    obrigado desde ja pela ajuda!!!... o meu objectivo é por o pc ( PIII 1000Mhz; 512 SDram; disco 40G; Placa de rede 10/100 a fazer de firewall para poder controlar tudo o que se passa na rede quando alguem acessa a rede. e não sei mesmo por onde começar!!! Help PLZ....
    mais uma vez, obrigado....

  5. #5
    fpmazzi
    Visitante

    Padrão Re: obrigado Pessoal!!!!!

    Citação Postado originalmente por PedroPereira
    obrigado desde ja pela ajuda!!!... o meu objectivo é por o pc ( PIII 1000Mhz; 512 SDram; disco 40G; Placa de rede 10/100 a fazer de firewall para poder controlar tudo o que se passa na rede quando alguem acessa a rede. e não sei mesmo por onde começar!!! Help PLZ....
    mais uma vez, obrigado....
    Ta, primeira coisa, da uma lida neste link, para poder escolher a sua distribuição Linux, nao vou puxar sardinha pra nenhum lado, pois sei que aqui vai virar mo discussao como sempre .... fica a seu criteiro:
    https://under-linux.org/noticia4601.html # Conhecendo um pouco mais sobre as Distros
    https://under-linux.org/noticia4600.html # Conhecendo um pouco mais sobre o Linux

    Agora vamos partir para instalao, embora eu coloquei abaixo um link que mostre a instalação do FC-3 nao me juguem como falando esta é a melhor, pq naoum gosto muito do FC-n, mas o artigo abaixo creio que funciona para a maioria das distros:
    https://under-linux.org/noticia4720.html # Instalação Fedora Core 3.


    Bom agora vamos la, preciso que voce me diga ou melhor liste para nos oq voce deseja realmente:
    controla quem pode acessa a net?
    Quem pode acessa o seu servidor externamente, etc ...

    Grato ...

    Fabio

  6. #6

    Padrão administrar uma rede com fedora core 4

    fpmazzi

    se for possivel da uma dica de quais aplicativos sao nescessarios para instalar um servidor wireless.

    vamos trabalhar so com internet,
    OBS: os micro nao podem se verem.

  7. #7
    fpmazzi
    Visitante

    Padrão administrar uma rede com fedora core 4

    ta bom, pra trabalhar com o servidor de internet, pelo que entendi vc sera um provedor correto?

    bom as ferramentas sao as mesmas.

    para controle de banda utilizasse-o CBQ
    para cache e controle de conteudo vc pode utilizar o SQUID
    para nat utilize o IPTABLES (FIREWALL).
    transparente proxy (squid + iptables)
    as configuraçoes em que as maquinas nao podem se enchergar se naoum em engano sao colocadas utilizando-se tbm regras do iptables.
    basicamente é isso.

    Aqui vai algumas dicas. No forum a parte de artigo temos praticamente tudo oq vc vai precisar. De uma pesquisadinha (como disse anteriormente) aqui ensinamos a pescar e nao damos receita de bolo (hehe senao seriamos confeiteiros ... hehe) brincadeiras a parte... de uma olhadinho no forum no item topicos de artigos que la temos tudo praticamente. Me diz uma coisa quais conexoes vc tera, vc recebera sinal de um provedor Wirelless ou seu vc sera um provedor e tera ip fixo e retranmitira para clientes via Wireless?

    :good: