+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede no predio onde esta meu repetidor

    Fui convidado a fazer orçamento para prover internet no predio onde esta meu AP.
    São 14 Andares e 2 Apartamentos por andar.
    Aguem tem esperiencia?
    Qual a melhor maneira?
    Hub em cascata?
    precisa colocar servidor?
    Conto mais uma vez com a experiencia de vcs.
    Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: Rede no predio onde esta meu repetidor

    Citação Postado originalmente por Francinei
    Fui convidado a fazer orçamento para prover internet no predio onde esta meu AP.
    São 14 Andares e 2 Apartamentos por andar.
    Aguem tem esperiencia?
    Qual a melhor maneira?
    Hub em cascata?
    precisa colocar servidor?
    Conto mais uma vez com a experiencia de vcs.
    Obrigado!
    Coloca hub em cascata, uma fonte at no terraco e dece um par de cabo + - e a cada 3 andar vc bota um hub de 8 portas na caixa de distribuicao de telefone, usa o fio da fonte at do terraço para alimentar hub e a estrutura de telefone para passar para os apartamento. Uso assim e funfa blz. Já deram a dica de usar o proprio cabo de rede para alimentar os hubs e usar apenas 2 pares para a rede logica mais não testei desta forma.

  3. #3

    Padrão Re: Rede no predio onde esta meu repetidor

    Da uma olhada num equipamento da trellis, ele e ideal pra que vc nao tenha que ficar passando cabo pra todos os apartamentos, so nao sei quanto custa essa soluçao !!!


    Valeu !!!

  4. #4

    Padrão Re: Rede no predio onde esta meu repetidor

    Da uma olhada num equipamento da trellis, ele e ideal pra que vc nao tenha que ficar passando cabo pra todos os apartamentos, so nao sei quanto custa essa soluçao !!!


    Valeu !!!

  5. #5
    RafaelMonteiro
    Visitante

    Padrão Rede no predio onde esta meu repetidor

    eu ja procurei essa solucao poxa sai muito caro...
    só pra ter uma ideia pra cada 12 portas vc gasta +- 3mil reais

  6. #6

    Padrão Rede no predio onde esta meu repetidor

    Entao o esquema e hub e cabo de rede mesmo!!!

  7. #7

    Padrão Rede no predio onde esta meu repetidor

    Citação Postado originalmente por RafaelMonteiro
    eu ja procurei essa solucao poxa sai muito caro...
    só pra ter uma ideia pra cada 12 portas vc gasta +- 3mil reais
    Qual o equipamento?

  8. #8

    Padrão Re: Rede no predio onde esta meu repetidor

    Citação Postado originalmente por oyama
    Citação Postado originalmente por Francinei
    Fui convidado a fazer orçamento para prover internet no predio onde esta meu AP.
    São 14 Andares e 2 Apartamentos por andar.
    Aguem tem esperiencia?
    Qual a melhor maneira?
    Hub em cascata?
    precisa colocar servidor?
    Conto mais uma vez com a experiencia de vcs.
    Obrigado!
    Coloca hub em cascata, uma fonte at no terraco e dece um par de cabo + - e a cada 3 andar vc bota um hub de 8 portas na caixa de distribuicao de telefone, usa o fio da fonte at do terraço para alimentar hub e a estrutura de telefone para passar para os apartamento. Uso assim e funfa blz. Já deram a dica de usar o proprio cabo de rede para alimentar os hubs e usar apenas 2 pares para a rede logica mais não testei desta forma.
    Oyama, quanto a alimentação, eu vou descer com fio de 2,5mm e vou tirar 12V da bateria (90A) do meu no-break q esta na casa de maquinas do elevador, aí coloco um regulador de tensão e blz.
    A duvida é Quanto ao esquema cascata, recebi sugestões de fazer no formato estrela.
    To Perdidim.....
    Pessoal, aguardo mais sugestões!!
    Valeu!

  9. #9

    Padrão Re: Rede no predio onde esta meu repetidor

    Citação Postado originalmente por gatoseco
    Da uma olhada num equipamento da trellis, ele e ideal pra que vc nao tenha que ficar passando cabo pra todos os apartamentos, so nao sei quanto custa essa soluçao !!!


    Valeu !!!
    Gatoseco, to achando melhor fazer com cabo mesmo, pois la é só 2 apartamentos por andar.
    No esquema de cascata acho q a melhor maneira seria um hub de 8 portas para cada 4 apartamentos ou seja, ir descendo e colocando um hub de 2 em dois andares.
    Se der tempo hoje eu vou ir até la dar uma olhada na tubulação da rede de telefones para ver se consigo passar cabos de maneira q possa colocar hub de 16 portas, assim poderia colocar um a cada 7 andares.
    A duvida é:
    No modo cascata, se o primeiro hubs der pau, compromete o restante de rede.
    To pesquizando outras maneiras de estruturar a rede, nao comprometendo a mesma, se um hub der defeito!

    Conto com vcs!
    Valeu!

  10. #10

    Padrão Re: Rede no predio onde esta meu repetidor

    Blz era so uma ideia mas nao sabia muito bem em relaçao ao preço, mas pelo que vi ta muito salgado, o esquema e fazer dessa forma como a galera ta falando vai dar certo e fica legal, se precisar de alguma coisa pode contar comigo !!!! hehehehe


    Valeu !!!

  11. #11

    Padrão Re: Rede no predio onde esta meu repetidor

    Citação Postado originalmente por Francinei
    Citação Postado originalmente por gatoseco
    Da uma olhada num equipamento da trellis, ele e ideal pra que vc nao tenha que ficar passando cabo pra todos os apartamentos, so nao sei quanto custa essa soluçao !!!


    Valeu !!!
    Gatoseco, to achando melhor fazer com cabo mesmo, pois la é só 2 apartamentos por andar.
    No esquema de cascata acho q a melhor maneira seria um hub de 8 portas para cada 4 apartamentos ou seja, ir descendo e colocando um hub de 2 em dois andares.
    Se der tempo hoje eu vou ir até la dar uma olhada na tubulação da rede de telefones para ver se consigo passar cabos de maneira q possa colocar hub de 16 portas, assim poderia colocar um a cada 7 andares.
    A duvida é:
    No modo cascata, se o primeiro hubs der pau, compromete o restante de rede.
    To pesquizando outras maneiras de estruturar a rede, nao comprometendo a mesma, se um hub der defeito!

    Conto com vcs!
    Valeu!
    Eu uso desta forma, um porta coloco o link e outra porta desce para o proximo hub, no proximo hub faco a mesma coisa.
    Quanto a colocar na bateria e mais pratico vc botar ou uma fonte at ligada no nobreak ou comprar uma fonte 12v com 6 "amper" e descer, pois ligando direto na bateria vc vai usar a carga dela e isso diminui a vida util da mesma.

  12. #12

    Padrão Rede no predio onde esta meu repetidor

    Francinei,

    Existem duas soluções teóricas e dentro desses "n" possibilidades:

    1) HUB/Switch (cascata):

    Veja onde ficam as caixas de telefonia do prédio e coloque os HUBs dentro delas. Um em cada caixa e assim utilize a tubulação de telefonia para passar os cabos de rede no AP dos clientes.

    Prós: barato pacas... se usar hubs encore de 10/100 Mbps que custam menos de 70 reais sai muito barato...

    Contra: não têm desempenho de grande porte na rede interna. Digamos que o cliente do AP 301 queira transferir dados para o AP 401 via MSN... Como a conexão é P2P eles vão usar tudo que puderem do HUB, deixando os outros usuários sem conexão até terminar aquela transferência.

    1.1)Switch Gerenciavel em cascata:

    Você pode comprar switchs gerenciaveis que façam VLAN e ligar o prédio inteiro sem que os clientes se enxerguem e tal...

    Prós: profissionalismo 100... desempenho 100.

    Contra: Caro pra caramba... Um switch desses custa em torno de 300 reais (os mais ruins) e 3000 reais (os modelos medios no mercado).
    2) Usar tecnologia HPN:

    Existem muitas empresas que trabalham com HPN, uma delas é a Trellis e outra, melhor custo beneficio é a CIANET (www.cianet.ind.br fala com o Charles que ele é gente fina pra caramba).

    Com essa tecnologia você usa o cabeamento de telefonia dentro dos DGs do prédio e no cliente voce coloca os modens HPN (pode ser externo ou interno). O custo total de um kit de Switch HPN + 16 modens sai em tornod e 2500 reais.

    Prós: trabalho profissional e de alto desempenho com vários níveis de controle. A Brasil Telecom usa o sistema CIANET em seus DSL condominiais.

    Contra: qualquer equipamento que queime ou estrague deve ser novamente adquirido e não é fácil encontrar.

    Acho que com isso sanei tuas duvidas...

    Att,

    Nataniel Klug

  13. #13

    Padrão Rede no predio onde esta meu repetidor

    Agradecimentos a todos!

    Nataniel, eu nao queria mexer na telefonia pq qualquer problema no telefone, logo vao falar q é a rede, vc sabe como é essas coisas, principalemente os clientes q nao aderirem ao provedor, mas valeu suas dicas, pois aprendi um pouco mais.
    Nosso amigo Sergio deu uma diga de usar um star-os la no topo do predio, para resolver estes problemas dos clientes se enchergarem, banda, etc....
    Para mim, vai ser uma mao na roda, alem de eu resolver o problema da rede do predio, eu ainda vou fazer meu link com o provedor em 5.8 ja q a distancia predio provedor é de no maximo 700 metros,(lembrando q é neste predio q esta meu AP), ainda me sobrando possibilidade de mandar link para outro pop, pois ainda me sobra slot pci, sobrando tbem os dois swl 3300 q hoje fazem esse link.
    O Sergio tbem me surgeriu fazer a rede em estrela, coisa q ja estou estudando, entre estrela e cascata(custo beneficio e mao de obra)
    Novamente, Muito obrigado Galera!!
    Tenho q caprichar nessa rede pois la mora varios empresarios, comerciantes e fazendeiros da regiao, e esse trabalho pode trazer muitos outros.
    Valeu!