Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L

Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234
+ Responder ao Tópico

Ferarrese
    Citação Postado originalmente por Ferarrese
    Sergio.. Mestre... hehehehe

Axu q to batendu cabeça atoa...
    o meu objetivo de toda essa enchessão de saco é economia de energia.. pois meu server AMD ta gastandu uns 120w.. aí vc faz o calculo:
    120 * 24horas * 31 dias
    da 90Kw de energia Mês... da uns 60 reais.

tenhu muda tudo... vo coloca um pentium 100 ow 200, com um mandraque instalado no HD normal, kernel enxutão e vo abilita esquema de desligar HD na BIOS depois de alguns minutos sem uso...

li num site que o consumo médio de um pentium 133 com HD é 30 a 40w
    sendo q o hd gasta uns 15 a 20w.

tb li uns artigos na net, e vi que é super simples criar um ramdrive
    seria perfeito se tivesse como a pasta tmp fosse em um ramdrive

mas como criar esse diretório temp na RAM, antes que seja usado quando o linux boota?

Abração...
    Desculpa a enchessão de saco... hehehhe
    Essa eu mesmo respondo... hehehe...
    olhem que legal essa dica.. serve não só pro meu caso..
    com certeza se vc usa muitu arquivos temporarios ow cache, vai da uma boa turbinada!
    http://www.piterpunk.hpg.ig.com.br/dicas.html#11

Atenção Galera.. eu ainda naum testei... mas logo vo testa.. aí falo pra vc's se deu certinhu...

2.    Publicidade

Avenger
    Olha, a experiencia que tenho aqui (digo, na prática) de um 486 ou p-100, é R$40,00 por mês, viu. Você vai economizar mais ou menos 20 reais com toda a diferença... tudo bem, R$240 por ano... só prá aumentar o número

Distribuição completa de linux (digo, sem ser LRP), desligando HD com o tempo?.. Hummm... mata syslogd, klogd, manda todos os processos não gravarem log antes de você achar que essa opção de desligar hd funciona... Você pode até forçar a barra hdparm -Y /dev/hda e ver quanto tempo ele vai ficar desligado se você não matar os geradores de log... ou então você cria um ramdisk só prá gravar os logs (monta /var/log numa ramdisk)...

Acho que se a idéia é economizar, o LRP é uma boa pedida, pois ele só usa o HD ou disquete enquanto tá dando o boot, depois você pode desligar tudo e só usa caso vá fazer backup de algum pacote. Aliás, se você não faz nat pelo terminal, você pode até mandar um shutdown nele, que ele desliga a maioria das coisas. Se tem nat, quando você der shutdown ele vai funcionar por algum tempo até (acho) a tabela conntrack dele encher. Além disso, com o shutdown vai matar tudo até o sshd. hehe (claro que voce nao pode estar com apm.o carregado, prá o sistema não -desligar- o computador por chamada apm...

adaptando o post para sua própria-resposta: quando falei do ramdisk do /var/log, foi bem isso que fizeram com o /tmp, que quis dizer. Então, quando fizer com o /tmp, cria mais uma pro /var/log de cabeça eu não vou saber, mas ainda vai ter esporádicamente muitos outros lugares que são modificados sempre, dependendo do que vc esteja rodando. o unico dir que nao precisa se preocupar é o /proc, que já é um 'ramdisk' (entre aspas mesmo -- é meio que uma unidade lógica mas não física).

4. Ferrarese, sua preocupacao com economia eh interessante... Na verdade eu quero apenas diminuir o tamanho do meu slackware para coloca-lo num Flash Card e tornar a manutencao "mais simples"... Semana que vem comeco a mexer com isso... vou instalar todos os drivers para transformar o Linux em um AP (hostAP, hermesAP, madwifi e o kismet :twisted: ... aff, vai ser uma canseira soh) e depois de tudo instalado e testado ver o que dah pra diminuir, em seguida coloca-lo no Flash Card... vamos ver... ateh lah pelo fim do ano eu consigo :roll: :roll: :toim: :toim:

5.    Publicidade

Usuários que leram este tópico: 0

Nenhum usuário nesta lista