+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Ferarrese
    Visitante

    Padrão Server Leve com varios recusos

    Muitu Interessante essa Distribuição Kurumin Enxuta, mas ela continua sendo para desktop, sendo que na instalação dele em unidades, naum tem como vc especificar os Pacotes que vc não quer.

    A Parte do SysLinux e os esquemas de Unidade em memoria RAM pra temp são ótimas.
    Eu estava pensando em uma distribuição com a "base" igual o Kurumin (SysLinux, Drive em RAM, facil detecção de Dispositivos) mais voltada pra recursos de servidor de rede, com somente console, um kernel (2.4 ou superior) enxuto, configurado só pra isso.

    SUPORTE A WIRELESS
    IPROUTE2
    IPTABLES (Com suporte a NAT e mangle (para controlar banda com bandlimit))
    TELNET CLIENT
    SSH CLIENT
    SSHD
    DHCPD
    APACHE
    IPTRAF
    LYNX
    WGET
    MCEDIT OU OUTRO BOM

  2. #2

    Padrão TSCnix

    tó trabalhando em uma mini-distribuicao baseada no Slackware que pode ser de interesse. Atualmente ela dá boot pela rede via pxelinux de forma com que possa ser modificada para usar isolinux, com o intuito de ser usada para clusters sem disco e para instalacao via clonagem de clusters ( naum tenho saco como chefe para instalar manualmente 40 ou mais máquinas), mas posso tentar colocar mais coisas nela, atualmente tem servidor sshd, editor pico, shell bash, cliente de dhcp e alguns binários base para o slack dar boot, em aproximadamente 12MB. (sem contar kernel e modules, que aumenta para uns 32 MB fáci fácil). Se tiver interesse, podemos trabalhar nisto

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Server Leve com varios recusos

    podemos conversar a respeito... aqui uso slackware como AP e cliente wireless e ele se comporta muito bem. Para o que o Ferarrese procura acho que eh uma boa solucao o slackware, por ser leve e robusta. Ando com o tempo curto, mas poderiamos montar um plano de trabalho e conversar uma vez por semana para discutir as tarefas e implementacoes... eh uma ideia... caso houver interesse, msgs em pvt. :good:

  4. #4
    Ferarrese
    Visitante

    Padrão Slack Lite

    Citação Postado originalmente por sergio
    podemos conversar a respeito... aqui uso slackware como AP e cliente wireless e ele se comporta muito bem. Para o que o Ferarrese procura acho que eh uma boa solucao o slackware, por ser leve e robusta. Ando com o tempo curto, mas poderiamos montar um plano de trabalho e conversar uma vez por semana para discutir as tarefas e implementacoes... eh uma ideia... caso houver interesse, msgs em pvt. :good:
    Com certeza tenho interesse sim!!!
    qual o tamanho que sua distribuiçãozinha tah hoje?
    ela faz HD virtual na RAM? vow usar com cartão IDE Flash, num pode fazer swap e temp no Chipzinhu, senão BUGA logo.. heheh
    Eu nunca mexi com slack, dizem q é ótimo, fuço muuuiiito em hed hat e Conectiva.
    Sempre tive uma dúvida quanto ao esquema do que seria o gerenciamento de pacotes do hedHat(RPM) no Slackware? tem alguma ferramenta parecida ow todos os componentes tem q ser compilados?
    []'s

  5. #5

    Padrão Server Leve com varios recusos

    atualmente tem gzipado 6MB e descompacta para um disco na ram de 16MB, destes 12MB ocupados, deixando 4MB para possíveis gravacoes, e inclui o sistema de gerenciamento de pacotes do slack, o pkgtools. Quando a RPM, o slack naum tem suporte muito bom a RPM , tem como transformar pacotes RPM em tgz (padrao do slack) mas ele continua agindo como o pkgtool, nao resolvendo dependencias, de forma que se faltar alguma coisa tem que adicionar a unha.

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Slack Lite

    Citação Postado originalmente por Ferarrese
    Com certeza tenho interesse sim!!!
    qual o tamanho que sua distribuiçãozinha tah hoje?
    tah nuns 300MB, mas tem coisa demais sobrando... por ex. deixei o PERL pq achava que ia usa-lo... nunca usei :toim:

    Citação Postado originalmente por Ferarrese
    ela faz HD virtual na RAM? vow usar com cartão IDE Flash, num pode fazer swap e temp no Chipzinhu, senão BUGA logo.. heheh
    nao faz... e ainda tem algo a verificar: eh montado em devfs, por conta do hermesAP... :roll:

    Citação Postado originalmente por Ferarrese
    Eu nunca mexi com slack, dizem q é ótimo, fuço muuuiiito em hed hat e Conectiva.
    Sempre tive uma dúvida quanto ao esquema do que seria o gerenciamento de pacotes do hedHat(RPM) no Slackware? tem alguma ferramenta parecida ow todos os componentes tem q ser compilados?
    []'s
    bom essas duvidas o Fisico jah respondeu :good:

    Mas e ae?? vamos a luta??

  7. #7
    Ferarrese
    Visitante

    Padrão Re: Slack Lite

    sergio

    Tipow.. ja vi em vários lugares que naum é aconselhavel usar esses Flash HD's como HD's mesmo.. fazendo swap e temp neles.. dizem q não aguenta muitu tempo, será q é dificil passar a pasta temp por exemplo para um drive RAM?
    tem q alterar kernel pra isso? ow é só pegar syslinus ow Isolinux e configurar?

  8. #8
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Slack Lite

    Citação Postado originalmente por Ferarrese
    sergio

    Tipow.. ja vi em vários lugares que naum é aconselhavel usar esses Flash HD's como HD's mesmo.. fazendo swap e temp neles.. dizem q não aguenta muitu tempo, será q é dificil passar a pasta temp por exemplo para um drive RAM?
    tem q alterar kernel pra isso? ow é só pegar syslinus ow Isolinux e configurar?
    os Linux ou BSD que eu jah testei aqui, preparados para flash card, nenhum faz swap... Nao consigo te responder essa sem dar uma estudada melhor e saber quais as consequencias poderah provocar no flash...

    Quanto a alterar o kernel, acho que nao seria o caso... logico que para montar uma versao para wireless AP vai ter que alterar o kernel em funcao de drivers e ou patches que serao incluidos...

  9. #9

    Padrão Server Leve com varios recusos

    Eu tb tenho interesse em participar deste projeto!!!, hj utilizo uma solução do meu amigo Patrick o Myauth, e tenho muito interesse em compactar meu slack p/ porta p/ um cd de instalação assim facilitando minha vida e dos amigo.

  10. #10
    Ferarrese
    Visitante

    Padrão Re: Slack Lite

    Citação Postado originalmente por sergio
    Citação Postado originalmente por Ferarrese
    sergio

    Tipow.. ja vi em vários lugares que naum é aconselhavel usar esses Flash HD's como HD's mesmo.. fazendo swap e temp neles.. dizem q não aguenta muitu tempo, será q é dificil passar a pasta temp por exemplo para um drive RAM?
    tem q alterar kernel pra isso? ow é só pegar syslinus ow Isolinux e configurar?
    os Linux ou BSD que eu jah testei aqui, preparados para flash card, nenhum faz swap... Nao consigo te responder essa sem dar uma estudada melhor e saber quais as consequencias poderah provocar no flash...

    Quanto a alterar o kernel, acho que nao seria o caso... logico que para montar uma versao para wireless AP vai ter que alterar o kernel em funcao de drivers e ou patches que serao incluidos...
    É que o HD Flash é regravavel em volta de 100.000 vezes.. claro q é bastante, mas se ficar algum serviço 24h trabalhandu em uma parte do hd dentro de poucos meses pode começar a dar Bad Block.

    Mas o que eu queria saber mesmo, é se vc ja mexeu com o SysLinux ow IsoLinux? será que é muitu dificil passar uma pequena distro igual a sua para funcionar apartir de um CD? e claro.. se funcionar do cd da pra por na Flash tb.

  11. #11
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Slack Lite

    Citação Postado originalmente por Ferarrese
    É que o HD Flash é regravavel em volta de 100.000 vezes.. claro q é bastante, mas se ficar algum serviço 24h trabalhandu em uma parte do hd dentro de poucos meses pode começar a dar Bad Block.
    bem... como eu disse: vou ter q estudar um pouco aqui.

    Citação Postado originalmente por Ferarrese
    Mas o que eu queria saber mesmo, é se vc ja mexeu com o SysLinux ow IsoLinux? será que é muitu dificil passar uma pequena distro igual a sua para funcionar apartir de um CD? e claro.. se funcionar do cd da pra por na Flash tb.
    Sem problemas... nao existe muita complicao nisso nao... qq coisa eh soh mandar ver no linuxfromscratch... :good:

  12. #12
    Avenger
    Visitante

    Padrão Server Leve com varios recusos

    Tirando
    APACHE
    IPTRAF
    LYNX
    WGET

    Dá prá você fazer um servidor em um disquete. É isso que você queria? Na verdade, acho que o Apache dá, mas não faz sentido apache em um lugar com menos de 100Mb de espaço né.

    O iptraf eu tive problemas com ncurses prá por prá funcionar; lynx nem wget nunca tentei (uso scp no lugar de wget)

    O editor não é mcedit, mas um bem simples/objetivo (na verdade ele tem vario modos de operação incluindo um como o vim): e2ne

    Geralmente quando você quer por mais coisa nele, como smtpd, proftpd pppoe, squid, você precisa de algo mais do que um disquete... algo como dois disquetes bastaria. Além disso, dá prá colocar em CD (só que daí é read-only) ou em Zip Drive (100/250 Mb).

  13. #13
    Ferarrese
    Visitante

    Padrão .

    Citação Postado originalmente por Avenger
    Tirando
    APACHE
    IPTRAF
    LYNX
    WGET

    Dá prá você fazer um servidor em um disquete. É isso que você queria? Na verdade, acho que o Apache dá, mas não faz sentido apache em um lugar com menos de 100Mb de espaço né.

    O iptraf eu tive problemas com ncurses prá por prá funcionar; lynx nem wget nunca tentei (uso scp no lugar de wget)

    O editor não é mcedit, mas um bem simples/objetivo (na verdade ele tem vario modos de operação incluindo um como o vim): e2ne

    Geralmente quando você quer por mais coisa nele, como smtpd, proftpd pppoe, squid, você precisa de algo mais do que um disquete... algo como dois disquetes bastaria. Além disso, dá prá colocar em CD (só que daí é read-only) ou em Zip Drive (100/250 Mb).
    Ótimo a Idéia do ZIP,
    eu ja vi varias distro de disquete... só q aparentemente parece um pouco complicado mexer nelas pra acrecentar mais coisas.. instalar algum pacote.. o kernel delas é bem resumido, maioria dos arquivos ficam compactados, talvez eu seja preguissozo em pesquizar,hehehe...
    tipow.. eu queria aqui colocar uma placa Wireless RTL8180, no RedHat com kernel 2.4 e funfo legal... mas acredito que em uma mini ditro dessas naum vai fungar...
    achu q vai ser masi facil pegar um Slack da vida fazer uma instalação basica.. só o que eu quero.. configurar.. funcionar...
    aí depois eu vejo como passar isso pra um CD bootavel ow zipdrive
    só que zipdrive num vai aguenta muitu tempo se fazer swap... ow mesmo o temp...
    ficaria ótimo se ele naum ficasse gravando no Disco..
    só gravasse quandu eu editasse algum arquivo de configuração...

  14. #14
    Avenger
    Visitante

    Padrão Server Leve com varios recusos

    Que driver que ela usa? akele acx100? De tempos em tempos lançam novos e novos drivers e modulos para o LRP... tem até jeito de voce fazer uma interface 'virtual' de compilação para compilar drivers e tal. Algumas versoes de LRP vêm com o uclibc no lugar de glibc (menores executáveis em detrimento da performance de execução). No caso desse uclibc, prá compilar sem ter que instalar uma distro de linux, a gente baixa do site do uclibc uma imagem em minix ou ext3, nao lembro bem, monta ela, faz chroot nela e compila o que quiser para rodar o LRP. No caso do kernel e de módulos do kernel, já é mais complicadinho, mas eles distribuem tambem um pacotão com todos os modulos já compilados para a versão do lrp que tiver usando (a ultima que usei foi 2.4.26). Esse acx100 já saiu para o LRP, provavelmente se esse da rtl é outro driver, já deve ter também... Dá uma olhada.. é meio bagunçado mas é cheio de informação no site: leaf.sf.net

  15. #15
    Ferarrese
    Visitante

    Padrão Re: Slack Lite

    Sergio.. Mestre... hehehehe

    Axu q to batendu cabeça atoa...
    o meu objetivo de toda essa enchessão de saco é economia de energia.. pois meu server AMD ta gastandu uns 120w.. aí vc faz o calculo:
    120 * 24horas * 31 dias
    da 90Kw de energia Mês... da uns 60 reais.

    tenhu muda tudo... vo coloca um pentium 100 ow 200, com um mandraque instalado no HD normal, kernel enxutão e vo abilita esquema de desligar HD na BIOS depois de alguns minutos sem uso...

    li num site que o consumo médio de um pentium 133 com HD é 30 a 40w
    sendo q o hd gasta uns 15 a 20w.

    tb li uns artigos na net, e vi que é super simples criar um ramdrive
    seria perfeito se tivesse como a pasta tmp fosse em um ramdrive

    mas como criar esse diretório temp na RAM, antes que seja usado quando o linux boota?

    Abração...
    Desculpa a enchessão de saco... hehehhe

  16. #16
    Ferarrese
    Visitante

    Padrão Re: Slack Lite

    Citação Postado originalmente por Ferarrese
    Sergio.. Mestre... hehehehe

    Axu q to batendu cabeça atoa...
    o meu objetivo de toda essa enchessão de saco é economia de energia.. pois meu server AMD ta gastandu uns 120w.. aí vc faz o calculo:
    120 * 24horas * 31 dias
    da 90Kw de energia Mês... da uns 60 reais.

    tenhu muda tudo... vo coloca um pentium 100 ow 200, com um mandraque instalado no HD normal, kernel enxutão e vo abilita esquema de desligar HD na BIOS depois de alguns minutos sem uso...

    li num site que o consumo médio de um pentium 133 com HD é 30 a 40w
    sendo q o hd gasta uns 15 a 20w.

    tb li uns artigos na net, e vi que é super simples criar um ramdrive
    seria perfeito se tivesse como a pasta tmp fosse em um ramdrive

    mas como criar esse diretório temp na RAM, antes que seja usado quando o linux boota?

    Abração...
    Desculpa a enchessão de saco... hehehhe
    Essa eu mesmo respondo... hehehe...
    olhem que legal essa dica.. serve não só pro meu caso..
    com certeza se vc usa muitu arquivos temporarios ow cache, vai da uma boa turbinada!
    http://www.piterpunk.hpg.ig.com.br/dicas.html#11

    Atenção Galera.. eu ainda naum testei... mas logo vo testa.. aí falo pra vc's se deu certinhu...

  17. #17
    Avenger
    Visitante

    Padrão Server Leve com varios recusos

    Olha, a experiencia que tenho aqui (digo, na prática) de um 486 ou p-100, é R$40,00 por mês, viu. Você vai economizar mais ou menos 20 reais com toda a diferença... tudo bem, R$240 por ano... só prá aumentar o número

    Distribuição completa de linux (digo, sem ser LRP), desligando HD com o tempo?.. Hummm... mata syslogd, klogd, manda todos os processos não gravarem log antes de você achar que essa opção de desligar hd funciona... Você pode até forçar a barra hdparm -Y /dev/hda e ver quanto tempo ele vai ficar desligado se você não matar os geradores de log... ou então você cria um ramdisk só prá gravar os logs (monta /var/log numa ramdisk)...

    Acho que se a idéia é economizar, o LRP é uma boa pedida, pois ele só usa o HD ou disquete enquanto tá dando o boot, depois você pode desligar tudo e só usa caso vá fazer backup de algum pacote. Aliás, se você não faz nat pelo terminal, você pode até mandar um shutdown nele, que ele desliga a maioria das coisas. Se tem nat, quando você der shutdown ele vai funcionar por algum tempo até (acho) a tabela conntrack dele encher. Além disso, com o shutdown vai matar tudo até o sshd. hehe (claro que voce nao pode estar com apm.o carregado, prá o sistema não -desligar- o computador por chamada apm...

    adaptando o post para sua própria-resposta: quando falei do ramdisk do /var/log, foi bem isso que fizeram com o /tmp, que quis dizer. Então, quando fizer com o /tmp, cria mais uma pro /var/log de cabeça eu não vou saber, mas ainda vai ter esporádicamente muitos outros lugares que são modificados sempre, dependendo do que vc esteja rodando. o unico dir que nao precisa se preocupar é o /proc, que já é um 'ramdisk' (entre aspas mesmo -- é meio que uma unidade lógica mas não física).

  18. #18
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Server Leve com varios recusos

    Ferrarese, sua preocupacao com economia eh interessante... Na verdade eu quero apenas diminuir o tamanho do meu slackware para coloca-lo num Flash Card e tornar a manutencao "mais simples"... Semana que vem comeco a mexer com isso... vou instalar todos os drivers para transformar o Linux em um AP (hostAP, hermesAP, madwifi e o kismet :twisted: ... aff, vai ser uma canseira soh) e depois de tudo instalado e testado ver o que dah pra diminuir, em seguida coloca-lo no Flash Card... vamos ver... ateh lah pelo fim do ano eu consigo :roll: :roll: :toim: :toim: