+ Responder ao Tópico



  1. #1
    zilmarsiqueira
    Visitante

    Padrão Recompilar ou não o kernel..........

    Srs, tenho uma máquina com uma configuração excelente (Xeon, 1GB RAM....), é um servidor DELL!!!!! e está rodando RHES.
    A grande questão é: o kernel que tenho instalado é o padrão, provavelmente um kernel genérico, que atende a uma série de processadores da linha Intel. Estou precisando de saber se sentirei diferença de performance caso o kernel seja recompilado para o processador específico que a máquina tem.
    Não sei se o processo de instalação identifica qual o processador e instala o kernel que apresenta a melhor performance para aquela máquina.

    Desde já agradeço.............

  2. #2

    Padrão Recompilar ou não o kernel..........

    Pelo pouco que eu entendo quando você instala o Linux, ele já faz uma varredura e configura a sua máquina para a melhor performace...
    Normalmente o Kernel é recompilado para se retirar alguns suportes e algumas configurações desnecessárias, melhorando ainda mais a performace.
    Isso acho interessante em servidores, se a tua máquina é um desktop comum (sem função de servidor) creio que a diferença será muito pequena...
    Também é interessante recompilar quando você tem uma máquina muito fraca, dando um pouco mais de "fôlego" para ela...
    Tenho por princípio não ficar mexendo muito nessas configurações, so adépto daquela velha frase "Não se mexe em time que está ganhando"... risos...

  3. #3

    Padrão Recompilar ou não o kernel..........

    Concordo com o Marcio...
    ...mas se for a tua máquina pessoal, recompile!

    Deixa dar pau, vai ver mensagens de kernel panic! E aprenda.

  4. #4

    Padrão Recompilar ou não o kernel..........

    Olha cara, se você quer um pouco mais de desempenho na sua máquina, recompile o kernel, isso que o colega acima falou so vale para o gentoo (uma distro que recompila tudo na hora da instalacao) de acordo com os seus hardwares...
    Na verdade em distribuições normais o kernel é compilado com módulos, que são partes do kernel que podem ser "adicionadas" a ele em runtime. Assim caso você troque a sua placa mãe, é só trocar os módulos do kernel relativos a placa mãe que o seu linux funciona direitinho...

    Agora se tu queres muito mais desempenho desta sua máquina é bom vc pensar em instalar o FreeBSD, sistema voltado para a performance.

  5. #5

    Padrão Recompilar ou não o kernel..........

    RH anda "juntinho" esses servidores, entao o kernel que eles pre-compilaram sao para essa arquitetura... para o seu Intel Xeon, logo ela oferece varios pacotes, se nao tiver dando problema para voce, e quiser manter os updates que a RHN te manda de kernel voce deve manter ele, mas se quiser manter um kernel compilado por voce mesmo pode tbm, nao é problema. Eu acredito que o seu ganho de perfomance nao sera tao significativo assim pois voce nao esta rodando um kernel compilado para athlon em um p4 saca? mas sim, voce tera algum ganho, agora resta saber se esse ganho é maior que a dor de cabeca de sempre manter o kernel "on the edge" ou ficar com os updates da RH, na boa isso tudo depende da função da maquina. Lembre-se o suporte da RH vai te cortar na hora em que voce falou q vc "mudou" um risquinho da distro deles e o mesmo vale para produtos homologados , tipo oracle, isso é meio chatinho assim mesmo.

    qual vai ser o proposito dela?