+ Responder ao Tópico

Avenger
    Se eu fosse montar uma rede com 20 PCs linux, eu faria 20 terminais burros, uma rede 100Mbps/gigabit e um servidor mais robustinho com um HD maior, e usando BOOTP. Assim tudo ficaria centralizado num lugar só. Home dirs, usuários, etc, tal, fulano e ciclano, mas não um compartilhamento NFS/samba como vocês estão levantando.

Não estou condenando, só estou falando o que eu acho que faria prá uma solução 100% linux num laboratório de informática.

Se o dono do tópico interessar, esse bootp é o seguinte: você coloca um sisteminha básico nos terminais burros (um disquete é o suficiente) para detectar a placa de rede na máquina e solicitar o bootp. Daí ele puxa o kernel e blahblah, em tempo real, do servidor, e monta as partições e tudo como se fosse local (só que via rede). Dá prá executar o X e tudo como se fosse no próprio servidor -- é como um Terminal Services do Windows.

2. cara, tenho uma rede com uns 30 pc's, uso NIS+NFS ( o nfs usa automouter, entaum so monta quando o usuário loga), a performance é muito boa, só dá problema quando o switch resolve pegar fogo :? , tudo em cima do slack 10.1 ( essa semana atualizo, eu acho). Facilita muito a administracao, e se as suas máquinas forem iguais ( ou mesmo um so um pouco parecidas), naum precisa instalar uma a uma. Use a clonagem (para fins terapeuticos...huahuahauhauah) com o G4U vc instala em uma máquina, configura como cliente de nis e nfs, testa, testa, testa.... e depois de ter certeza que tá tudo PERFEITO clona o hd para as outras.... muito mais fácil.... e também tem outros truques para administrar labortatórios....

3. Povu. Eu não sei se vcs leram o tópico todo mas o cara num tem um l;ab com 20 máquinas. Ele tem uma rede de 200 máquinas. Logo não deve ser máquinas iguais então num dah pra clonar. Outra coisa é que deve ter setores diferentes e logo sistemas diferentes rodando em cada setor.

Caímos num problema. Que server vc tem? Um servidor de arquivos pra guardar tantos homes e baixar os perfis vai ficar foda. Acredito que vc vá ter que fazer perfil local mesmo mas com autenticação via nis.

Vc deu uma olhada nos links que te passei? O que achou?

Avenger
    Ué, eu não tou conseguindo ler então, porque na primeira mensagem, tá assim ó:

Citação Postado originalmente por Edilmar
    Tenho um laboratorio com 20 estacoes Linux e um servidor Linux.
    Onde vi sobre 200 PCs primeiro, foi na mensagem

Citação Postado originalmente por Edilmar
    e se tenho 200 estacoes, tenho que alterar o passwd das 200 estacoes.
    E isso pareceu bastante com uma suposição. Repara na primeira: 'Tenho um laboratório...', e a segunda 'e se tenho 200 estacoes...'

De qualquer forma acho que 200 disquetinhos nem ia ser tão complicado fazer assim... dava prá personalizar cada desktop compartilhado pelo sistema bootp... só ia ter que ser um puta HDzão, o que nem é mais tão difícil arrumar né... 2HDs de 250Gb já dava conta... 2,5Gb prá cada, só prá documentos e desktop. Sem contar os documentos compartilhados ou o banco de dados centralizado que ia ser um banquinho só...

5. Realmente daria pra fazer sim. Agora haja máquina pra rodar 200 clientes. HD eh o d-

O problema mesmo seria processamento e ainda teria o trafego na rede que aumentaria consideravelmente.

Tópicos Similares

1. Respostas: 34
    Último Post: 24-09-2015, 22:14
  2. Qual a melhor maquina para servidor cache com ubuntu
    Por netuai no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 7
    Último Post: 09-02-2011, 08:08
  3. Respostas: 15
    Último Post: 15-11-2007, 15:38
  4. Respostas: 2
    Último Post: 14-03-2007, 18:00
  5. Respostas: 5