+ Responder ao Tópico



  1. #1
    vfsmount
    Visitante

    Padrão Espelhamento de um servidor.

    Ola amigos

    tenho uma duvida, preciso montar um servidor onde meus clientes vao executar um putty e rodar um programa que esta no servidor, eles irao rodar o programa na tela deles, mas o banco de dados e programa estarao no servidor.

    Ate ai esta tudo funcionando direito, porem pra evitar problemas, eu quero espelhar tudo isso em um outro servidor na rede, e caso ocorra um problema de qualquer natureza com o servidor1 o servidor2 assume, com mesmo ip e tudo.

    Tem algum material que vcs ja usaram, escreveram ou conhecem para que eu possa ler e colocar em pratica esse meu trabalho.

    Obrigado a todos

  2. #2

    Padrão rsync

    cara, pra sincronizar o servidor vc pode fazer um rsync entre eles usando ssh sem senha para automatizar, mas se vc tiver uma rede boa, pode usar o drdb ( acho que e assim que escreve... maildita vodddka :roll: ....) que faz a sincronizacao de discos... também tem uma solucao tosca ( eehehheeheh :clap: ), que é usar nbd ( network block device) exportando para uma das máquinas e fazendo um raid, e também tem os projetos de heartbeat, onde quandor a máquina principal cai a ackup toma o lugar imediatamente.

  3. #3

    Padrão Espelhamento de um servidor.

    Linux Virtual Server, para alta disponibilidade de maquinas e rsync para sincornizar

  4. #4
    vfsmount
    Visitante

    Padrão Espelhamento de servidor

    Opa

    achei mto interessante o heartbeat, pode ser ligado via serial ne, achei bom, conhece ou usa isso? algumas informacoes a respeito seriam bem uteis pra mim, por exemplo.

    os dados que sao gravados em um, sao gravados no outro em tempo real?

    as duas maquinas podem ter o mesmo ip?

    valew gente

  5. #5

    Padrão Espelhamento de um servidor.

    hmm.. os dados sao replicados em tempo real sim.. por porta serial ou memso por ethernet, daí o conselho de usar uma rede dedicada para as replicações..

    por exemplo, vc mete 2 NIC's nos servidores, uma delas para a rede interna, a outra com um cabo crossover apenas para replicar dados

    o prob o drbd é que ele so permite o espelhamento de 2 servidores =X
    por isso eu gosto mais do rsync, ele n funca em tempo real, mas um scrit na cron resolve o problema

  6. #6

    Padrão Re: Espelhamento de servidor

    Citação Postado originalmente por vfsmount
    achei mto interessante o heartbeat, pode ser ligado via serial ne, achei bom, conhece ou usa isso? algumas informacoes a respeito seriam bem uteis pra mim, por exemplo.
    cara...

    dependendo do seu fluxo de dados por porta serial fica um gargalo muito grande...

    como hj em dia as placas GB Ethernet não estão tão caras, o q acha desta solução??

    lembrando q se for optar por estas placas, cuidado com o cabo utilizado, faze-lo em casa nao garante 1GB Full Duplex...

    valew

  7. #7
    vfsmount
    Visitante

    Padrão Espelhamento de um servidor

    blza galera, eu vo tenta usar o heartbeat com duas plaquinhas de rede mesmo, vo fazer isso aqui em casa, depois vo para e tenta o rsync, o que eu achar melhor vo usar nos cliente..

    valew hem gente!!!