+ Responder ao Tópico



  1. #1
    marcos_psm8
    Visitante

    Padrão Conf. Video

    Boa Tarde!

    Gostaria de saber como configurar a resolução do meu Kurumin para 1024x768. Qual arquivo devo editar para conseguir essa resolução já que no menu KDE só me dá a opção de 800x600 e 640x sei lá quanto...


    Agradeço desde já pela ajuda!!!!!!!!!

  2. #2

    Padrão ...

    Olá amigo,

    Isso aconteceu comigo tambem...

    No meu caso, eu não conseguia arrumar a configuração pois eu havia setado meu LILO para configuração 800x600...

    Tem uns comentários do Morimoto...Tem uma parte que fala:

    Se você tiver uma Gforce setar para "999" ( Não lembro qual é o numero )...esqueça isso e coloque o maior numero...

    Depois você coloca para 1024x768.

    Tenta ae depois posta os resultados.

    Abraços.

  3. #3
    slackney
    Visitante

    Padrão Re: Conf. Video

    Citação Postado originalmente por marcos_psm8
    Boa Tarde!

    Gostaria de saber como configurar a resolução do meu Kurumin para 1024x768. Qual arquivo devo editar para conseguir essa resolução já que no menu KDE só me dá a opção de 800x600 e 640x sei lá quanto...


    Agradeço desde já pela ajuda!!!!!!!!!
    Na verdade, se eu não estiver enganado, a configuração do Lilo só afeta a tela de inicialização, e não o X (servidor gráfico).
    Por isso, para configurar seu modo gráfico, acesse um console em modo texto e configure o arquivo /etc/X11/xorg.conf (ou xf86conf).

    Para configurar com mais segurança, faça antes uma cópia do arquivo original:
    # cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf-original

    E para configurar...
    # xorgcfg -textmode
    ou
    #xf86cfg - textmode
    (caso voce use uma distribuição não muito recente)


    Também sou iniciante mas tenho estudado bastante e espero estar passando informações úteis e corretas.

    Posta o resultado pra gente saber se deu tudo certo, blz?
    Vlw

    Fuiiiiiiiiii

    [slackney]
    by Lins

  4. #4

    Padrão Conf. Video

    O kurumin usa o xfree86.

    O arquivo que deve ser editado senão me engano é /etc/X/11/xf86config-4
    Ou você pode rodar o xf86config para abrir o assitente para configuração do X.

  5. #5

    Padrão ...

    Realmente,

    Mas olha isso do LILO tambem...

    Pois no meu o LILO estava configurado errado, então quando eu alterava a configuração para 1024x768 a tela ficava totalmente estranha...

    Mais ou menos 1 cm de tela que deveria estar na parte direita do monitor vem para a parte esquerda...

    Mas beleza...O que o pessoal ae de cima falou vai te ajudar...

    Valeu!!

  6. #6
    vfsmount
    Visitante

    Padrão Conf Video

    Olá amigo

    acho q isso pode te ajudar:

    rode o comando "xf86config"

    nele vai pedir uma serie de informacoes a respeito de mouse, teclado, placa de vídeo, memoria de video, resolucao e outras coisas.

    ele é um pouco complicado e com certeza nao vai dar certo na primeira,
    pelo menos comigo foi assim mas depois que vc configurar o mouse, que tipo é, que porta esta conectada, configurar o teclado, quantas teclas, layout, tipo do monitor ( eu sempre uso "Nao entrelacado" e "50 - 100 hertz" ) e qual placa de video e quantidade de memória, entao vem a resolucao, nela vc vai ver ate "1600xalgumacoisa" entao vc escolhe a que quiser,
    o importante vem depois quando o sistema perguntar:
    Do you want a virtual screen that is larger than the physical screen?

    responda nao " n " senao vai ocorrer o problema que o nosso amigo se referiu ali em cima, a tela vai ficar andando na tela ( redundancia? ) e vc vai ficar com dor de cabeca e tontura :P

    amigo espero q isso possa te ajudar apesar de estar bem baguncado,
    obrigado

  7. #7

    Padrão Conf. Video

    Olha, até onde eu sei as configurações especificadas no LILO também só afetam o console, não o modo gráfico.

    Como os colegas acima falaram, edite o /etc/X11/XFree86-4 (Acho que é isso). Entretanto, o Kurumin possui uma ferramenta (Não muito poderosa, diga-se de passagem) para configurar a resolução da tela.


    Abraços!