+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Meguelito
    Visitante

    Padrão Quais Melhore Equipamentos

    Boa Tarde galera, bem gostaria de uma ajuda de quem sabe, seguinte tenho uma rede wireless com 100 clientes mas ultimamente elas estao dando mto problema, bem naum tenho mto conhecimento em coisa do genero quais os melhores radios pra se usar,quais as melhores antenas, calro tirando os CISCOS neh que são carrissimos, bem mas eh isso se alguem tem um manual pdoe ser em portugues ou ingles tanto faz, mas eh isso essa eh minha duvida quais os melhores equipamentos.

    Att.:
    Alan Juliano Metzger

  2. #2
    lluner
    Visitante

    Padrão Quais Melhore Equipamentos

    os produtos da zinwell sao muito bons ja consegui um link de 10 km com criptografia wpa + aes com chave de 63 caracteres aleatorios , com a velocidade me media de 3mbps

  3. #3
    marcos_multtech
    Visitante

    Padrão Quais Melhore Equipamentos

    radios da proxim,real sat,ovislink,samsung
    antenas da zirok,antenas da hyperlink sao otimos e nao sao tao caros

    para maiores informaçoes entre em contato

    marcos paulo
    tel(19)32372644
    msn:[email protected]

  4. #4

    Padrão Re: Quais Melhore Equipamentos

    Citação Postado originalmente por Meguelito
    Boa Tarde galera, bem gostaria de uma ajuda de quem sabe, seguinte tenho uma rede wireless com 100 clientes mas ultimamente elas estao dando mto problema, bem naum tenho mto conhecimento em coisa do genero quais os melhores radios pra se usar,quais as melhores antenas, calro tirando os CISCOS neh que são carrissimos, bem mas eh isso se alguem tem um manual pdoe ser em portugues ou ingles tanto faz, mas eh isso essa eh minha duvida quais os melhores equipamentos.
    Alan,

    Para esse número pequeno de clientes o interessante seria segmentar a sua rede usando omnis mesmo (melhor custo/benefício nesse caso). Se na sua cidade só existe você de provedor arrume outro ponto na cidade onde você possa colocar uma omni e repita o sinal para lá (distribua os clientes entre elas).

    Se houverem outros provedores ou você quiser obedecer a SCM o ideal seria adicionar mais um rádio ao seu provedor e mais uma antena. O melhor é um painel setorial de 90 ou 180 graus com de até 12 dBi com rádio Zinwell ou SENAO. Ambos são soluções para mais de 1500 reais, mas que terão um desempenho legal.

    Ligue no máximo uns 64 clientes por rádio que você não terá problemas de sinal nem de tráfego.

    Editei a mensagem para explicar o porque dos 64 clientes: sabendo que você têm um rádio que suporta 11 Mbps de tráfego half-duplex então podemos afirmar que ele terá metade dessa velocidade para download e metade para upload.

    Então teremos um tráfego máximo em média de 5,5 Mbps. Isso ainda não é totalmente verdade porque teremos alguns pedidos e requisições, processamentos que usarão pouco desse tráfego para serem executado e teremos uma baixa de rendimento. Em média um rádio 802.11b consegue um tráfego máximo (em uma direção apenas) de até 4,1 Mbps.

    4100 Kbps (digamos que você venda 128 Kbps para seu cliente)
    dividido por 128 Kbps

    igual a 32 clientes.

    Ainda assim imaginemos que 50% dos clientes apenas usam simultaneamente e teremos os 64 clientes que mencionei...
    Att,

    Nataniel Klug[/quote]

  5. #5
    Wireless_Brasil
    Visitante

    Padrão Quais Melhore Equipamentos

    Eu sou fa de equipamentos Proxim, mas o melhor custo/beneficio hoje são os Zinwell.

  6. #6

    Padrão Quais Melhore Equipamentos

    Nataniel sua explicaçao é bem logica(muito boa mesmo), só nao podemos esquecer q para essa matematica ficar perfeita, todos os clientes teem q estar com um sinal perfeito, ou seja sem perder pacotes, pois se algum cliente estiver perdendo pacotes, por consequencia aumenta o trafego na rede.
    Foi essa a conclusao q cheguei quando coloquei um cliente onde a visada nao era boa e vez por outra perdia pacotes, como ele fica muito na net, percebi q o trafego no AP era altissimo(e ele nem usa p2p)fui obrigado a abrir mao desse cliente pois alem da conexao dele ter ficado lenta, ainda comprometia a rede.
    Expliquei a verdade ao cliente e pedi 30 dias para resolver o problema implantando um novo AP.(o bom foi q ele gostou da honestidade e esta entrando com 50% dos custo).
    Valeu!

  7. #7

    Padrão Quais Melhore Equipamentos

    Francinei,

    Legal a sua iniciativa. Isso mostra que você têm carater e que os teus clientes não vão se arrepender de ficarem em seu provedor. Isso é raro em provedores wireless...

    Então, claro que não considerei esse fato. O ideal, na minha opinião e experiência, é que o cliente mais longe do seu POP esteja a no máximo 2 Km. Se não puder ligar a outro mais próximo, então mantenha o cliente. Mais do que 2 Km é complicado já que o AP atende a sinais menores primeiro (sinceramente não sei porque, mas já notei isso, sempre que um cliente tem problemas de sinal o AP tende a atender ele primeiro).

    Att,

    Nataniel Klug