Resultados da Enquete: Você usa o SWL-3300 em alguma rede wireless que mantém?

Votantes
11. Você não pode votar nesta enquete
  • Sim. Atualmente.

    8 72,73%
  • Sim, descontinuei.

    3 27,27%
  • Não, nunca usei. Estou acompanhando este tópico para avaliar a qualidade do AP.

    0 0%
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avenger
    Visitante

    Padrão Prestando serviço wireless com AP SWL3300

    Ôpa pessoal,

    eu trabalho muito com esses APs da Samsung, e gostaria saber de quem trabalha ou já trabalhou com eles, sobre a experiência, sucessos ou desastres com ele...

    Começando por mim:

    A gente tem vários PoPs espalhados pela cidade para proporcionar um melhor sinal para os clientes, pois se a gente colocar um ponto num lugar alto que 'enchergue' todos os pontos, o sinal simplesmente não chega. Clientes a menos de 1Km associados ao AP (SWL) em uma omni, se sem amplificador, apresentam upload e download igual ou inferior a 32kBps, algo equivalente a 256kbps, mesmo estando associado a 11 ou 5.5Mbps. No cliente, tanto faz usar um cliente ORiNOCO Silver ou um DWL-810+, a taxa de transferência é a mesma.
    Eis que se coloca o amplificador, para este ponto a menos de 1Km de distância do PoP: download sobe para 100-200kBps (nada próximo dos 500-600kBps que o rádio faz quando ligado lado-a-lado). Upload continua (presumivelmente) problemático.
    Vários pontos de presença com diferenças marcas, dBi's de antenas omnis são adotadas neste mesmo resultado.
    Então vamos apelar: arranca-se a antena omni e coloca-se uma direcional, apontando pois, para a direcional do cliente: eis que os tão queridos 300-500kBps são atingidos.
    Os APs SWL que uso são configurados para permitirem associação, no mínimo a 5.5Mbps.
    Eu devo ter feito algo errado, ou realmente ninguém consegue usar o SWL3300 para fornecer links descentes a clientes entre 300-1500mts de distância?

    Um outro cenário do SWL3300 que tenho, está da seguinte forma: o SWL ligado a uma antena setorial (não lembro quantos dBs, mas é uma jumbo de mais de um metro de altura, e da Hyperlink). Sem amplificador. A aproximadamente 600m dela temos o Windows XP na marca de meros 2 'pauszinhos' de sinal (não lembro mais de cabeça os 'numeros' que obti por testes com o linux usando wavemon/iwconfig). Me parece que do lado da antena temos um sinalzão de 60-90dB e num cliente a uns 250-350mts, sinal de 20dB (signal-to-noise level) depois de MUITO esforço.

    Meu objetivo com esse tópico é reunir umas pessoas que usem esse AP para que possamos então, com trocas de idéias, aproveitando o máximo dele.

    Valeu por todo mundo que colaborar aqui!

  2. #2
    wallygator
    Visitante

    Padrão resposta

    uma perguntinha básica sua omini e de qntos ??
    se for de 15dbi pode ser isso .Sugestão (usar a de 8dbi ) ou Uma setoria mas observando interferencia de canais pois seu raio é maior ....
    Tenho swl 3300 já me deu uns probleminhas mas em resumo ele é bom robusto .problema é só com internferencia mesmo pq dai ele fica louco muda canal some do site survey .Depois que colocamos a de 8dbi melhorou e muito .
    Com relação performace a taxa de transferencia em media outdor vai dar em torno de 300 no maximo 375kbps .É o truput do radio 2 a 3MBPS.

  3. #3
    Avenger
    Visitante

    Padrão Prestando serviço wireless com AP SWL3300

    Essa antena de 8dBi então seria o ideal para um pop com SWL3300 e clientes com distância entre 200-1000m? E sem amplificador esses clientes (ou pelo menos um enquanto tiver ligado apenas um cliente) deveria conseguir fazer a taxa dos 300kBps?

    Sobre a taxa, eu tenho a seguinte concepção para placas 11Mbps:
    1. a taxa é em bits por segundo, o que derruba a taxa para 1250kBps.
    2. a transmissão cai para 400-500kBps, apesar de teóricamente ser 1250, devido a correções do ieee802.11x para radiocomunicação (testes CRC, re-envio de pacotes para confirmar CRC ou outros hashes).

    Espero que esta concepção faça sentido. Acho que li em algum lugar sobre isso.

  4. #4

    Padrão Prestando serviço wireless com AP SWL3300

    Cara, nao insista em utilizar amplificadores, você só terá dor de cabeça e vai causar problemas para outras pessoas/empresas que também utilizam wi-fi outdoor! Quanto mais você amplifica o sinal, mais você gera e capta ruídos. Acho que seu problema é de interferência...

  5. #5
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão Prestando serviço wireless com AP SWL3300

    cara eu uso um pop so com swl 3300 estou satisfeito com ela e uso omni de 12dbi e otima distancia de aproximandamente uns 6 km pega muito bem ok
    suas aps sao swl3300 (DB)?????

  6. #6
    Avenger
    Visitante

    Padrão Prestando serviço wireless com AP SWL3300

    Um é:
    Código :
                ************* Card Information *************
                    Model            : SAMSUNG 11Mbps WLAN Card (3842)
                    Primary F/W Ver. : 1.05
                    Station F/W Ver. : 1.20
     
                ************** AP Information **************
                    Model            : SAMSUNG SWL-3300AP(HW), P
                    AP F/W Ver.      : 1.62
                    Date             : 2002/05/10
     
                ********************************************
    O outro,
    Código :
                ************* Card Information *************
                    Model            : SAMSUNG 11Mbps WLAN Card (3842)
                    Primary F/W Ver. : 1.10
                    Station F/W Ver. : 1.49
     
                ************** AP Information **************
                    Model            : SAMSUNG SWL-3300AP(HW)G
                    AP F/W Ver.      : 2.15
                    AP F/W Descrip.  : Release version
                    Date             : 2003/06/09
     
                ********************************************

    Nenhum deles é o tal DB. Ambos são HW.

    Meu medo de atualizar firmware do de cima, ou dos dois, é que parece que eles têm uma diferença de hardware embora por fora seja a mesma coisa. Não tenho certeza de HW-P prá HW-G, mas de HW prá DB, tem sim.

    Será que é porque são modelo HW? E o que diabos isso deve significar?

  7. #7
    Avenger
    Visitante

    Padrão Prestando serviço wireless com AP SWL3300

    Sobre usar amplificadores, eu depois que li umas coisas aqui estou realmente começando a tentar evitar o amplificador, quando possível. Mas têm pontos, com duas antenas direcionais, uma apontando prá a outra e dois cartões ORiNOCO comunicando em ad-hoc, que simplesmente não funcionam sem amplificador nem a troco de bala...