+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Fabio Jr de Melo
    Visitante

    Padrão Padawan- O Aprendiz

    Eu adoro Linux - mas adoro só de ver pq só mais do q um iniciante. Eu sei instalar e usar alguns comandos pra lá de basicos. Gostaria muito de aprender mas nunca encontro um guia de referencia q não me deixe na mão. Por exemplo: Qdo eu vou instalar uma distribuição eu nunca sei o q é cada coisa, tipo , o q eu realmente preciso ou não preciso de instalar. Alguem pode me indicar algum livro, apostila, guia, manual, pai de santo, entidade espiritual, qualquer coisa q possa me ajudar a caminhar sozinho no linux???

  2. #2

    Padrão Padawan- O Aprendiz

    Grande, o povu costuma indica o guia foca linux (soh procurar no google que acha fácil). Ele te dah uma base legal e ateh ajuda muita gente com coisas avançadas. Eh dividido em 3 modulos (iniciante, médio e avançado).

    Agora quanto a instalação, quem nunca teve que reinstalar o linux várias vezes antes de acertar quando estava iniciando que atire a primeira pedra. Uma dica eh que normalmente na escolha dos pacotes ele dá uma pequena explicação do que serve cada um. Normalmente eh ingles mas ai jah vai uma dica. Aprenda essa jossa. Num tem jeito de ir pra frente em informática se vc num souber isso.

  3. #3

  4. #4

    Padrão Padawan- O Aprendiz

    cara qdo eu comecei eu fiz diferente tipo eu fiz a instalação padrao do meu slackware e depois fui removendo o q eu axava q naum era interessante p v o q acontecia...bom me dei mal varias vezes (removi glibc e d+ coisas desnecessarias rs*) mas aprendi mto e tb pelos manuais ou helps. mas...enfim ateh nisso vc eh livre dentre as possibilidades q o povo aki vai passar veja a q vc gosta +...ok flws t+
    ah e o importante eh... naum desista...rs* flw
    :good: :good:
    Citação Postado originalmente por White_Tiger
    Uma dica eh que normalmente na escolha dos pacotes ele dá uma pequena explicação do que serve cada um. Normalmente eh ingles mas ai jah vai uma dica. Aprenda essa jossa. Num tem jeito de ir pra frente em informática se vc num souber isso.

  5. #5

    Padrão Padawan- O Aprendiz

    Caro amigo, caminhar "SÓZINHO" no Linux é um tanto complicado.
    Ele não é um windows da vida que a gente vai baixando e o treco vai assumindo coisas e coisas na máquina.
    Até lá no windows tem o baboo que ajuda a galera daquele sistema operacional.
    No ambiente Linux, tem n fóruns para nos ajudar e esclarecer. É claro que vc precisa ler , ler e ler, prá aprender mais. O Guia Foca Linux é material excelente como base de conhecimentos. Ele é extenso, mas está em português, bem dividido quanto aos tópicos. O mundo Linux é muito vasto. E o fato de ter n distros espalhadas pelo mundo afora, nos dá bem a idéia de quão vasto é esse ambiente.
    Baixe uma distro de sua preferência e tente aprender com ela.
    Agora sugestão que me passaram aqui e em outros fóruns que aprendi. E foi um excelente aprendizado.
    Tente aprender o Linux, principalmente no ambiente de configuração pelo modo texto. Porque se você fizer pelo modo texto, você não vai sentir tantas diferenças em qualquer outra distro. Eu iniciei no Conectiva 8, passei pelo 9 , 10, Mandrake 10, SuSE 9.3 , Kurumin 4.0, 5.0 e agora estou no Slackware 10.1. Cada um tem as suas características. Mas ficava admirado quando na empresa onde trabalho o serviço Linux era terceirizado. Os caras chegavam configuravam tudo no modo texto. Não entendia patavinas. Mas depois a gente correndo atrás, tambem fui entendendo uma coisinha aqui, outra ali e hoje dá para me virar na coisas mais corriqueiras. Tente aprender pelo modo texto. Afinal o modo gráfico você não sentirá diferenças do windows. Acho que deve ser padrão também. Outra coisa que percebi. Como o Linux é extremamente estável, o servidor instalado por terceiros não dava problemas. Aí tive uma sensação que se esse sistema operacional não desse problema eu não iria aprender nada. Peguei um hd, instalei na minha máquina pessoal na empresa e fiquei "brincando" de aprender Linux. Pelo menos quando pintou a oportunidade de fazer alguma coisa eu já tinha algumas noções. Tem alguns serviços no Linux que são em tese facéis de instalar e configurar. Tipo Samba, NFS, NIS, ADSL, DHCP e outros. Mas tem alguns que temos que dar uma atenção mais redobrada. Tipo Squid, DNS, VPN e principalmente o Firewall. Mas com perseverança a gente aprende.
    Um grande abraço .... Fique com Deus e conselho de amigo. Não pergunte qual a melhor distro. Isso vira uma polêmica legal aqui no fórum.
    Inté + ....... :good: