+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 2 Radios AP2000 em 4 Setoriais.

    Olá Pessoal.

    Estou pensando em colocar 2 ap2000 com 2 cartoes cada em 4 setoriais de 12dbi para fechar os 360graus.

    Hoje tenho 1 com 2 cartoes em 2 omnis, o que queria saber é qual seria a melhor forma de configurar os mesmos.

    Coloca a mesma configuração de essid e canal para ambos e as antenas com a mesma configuracao de costas uma para a outra, ou cada uma com 1 essid diferente e 1 canal diferente, mas essa configuracao iria me gerar um transtorno danado de ter de ir nos clientes associar em outros radios.

    Alguma outra dica???.

    Obrigado.

  2. #2
    Wireless_Brasil
    Visitante

    Padrão 2 Radios AP2000 em 4 Setoriais.

    Com certeza esta solucao vai ficar melhor do que a atual, na verdade muuuuuuuito melhor.

    O SSID voce pode colocar igual ou diferente vai de gosto, se voce colcoar igual o cliente vai conectar na antena que tem o melhor sinal e menos usuarios, se voce colocar SSID diferente voce escolhe qual antena que o seu cliente deve estar conectado.

    Como disse vai de caso a caso, veja qual é o melhor pra voce.
    Em relacao ao canal coloque em canais diferentes, por mais que fique uma de costas para a outra elas tem uma relacao frente/costas que deixa um pouco de sinal pra tras.

    Coloque por exemplo 1 - 4 - 7 e 11
    Isso se nao tiver ninguem mais usando 2.4 GHz por ai, se tiver pega uma setorial e liga no NetStumbler ou algum outro software que faca analise de sinal, veja quais canais aquela antena encontrou naquele setor, se ele encontrou canal 1 coloque no 11 e vice versa, depois mude a antena de posicao para outro setor e faca o mesmo, desta forma voce monta um plano de canais sem ter interferencia de outros sistemas, esta é a grande vantagem de se usar antena setorial.

    Espero ter sido claro e ajudado em algo, qualquer duvida é só falar.

  3. #3

    Padrão 2 Radios AP2000 em 4 Setoriais.

    Olá.

    Vi que voce usou 1 canal para cada setorial, a minha ideia era usar os mesmos canais para os cartoes que ficassem como o mesmo ssid.

    Exemplo

    AP1 -> Cartao 1 Essid -> TtPassargada - 3
    Cartao 2 Essid -> PssProvedor - 11

    Ap2 -> Cartao 1 Essid -> TtPassargada - 3
    Cartao 2 Essid -> PssProvedor - 11

    ------------------- Set2 AP1 Cartao1
    ----------------------------|
    Ap1 Cartao2 Set1 -------|-------- Set 3 Ap2 Cartao 2
    ----------------------------|
    ------------------ Set4 AP2 Cartao 1


    Nao sei se vai entender mas era mais ou menos isso que tinha em mente.

  4. #4
    Wireless_Brasil
    Visitante

    Padrão 2 Radios AP2000 em 4 Setoriais.

    Teoricamente nao teria problema mas na pratica nao é recomendado.
    Eu recomendo usar sempre canais diferentes para evitar ruidos desnecessarios.

    Se voce puder colocar um em cada canal eh melhor.

  5. #5

    Padrão 2 Radios AP2000 em 4 Setoriais.

    Apenas a título de informação, tive uma experiência não muito agradável colocando 2 cartões num único AP2000, devido à capacidade de processamento muito baixa desse AP...

    Sugiro que você monte um Star-OS usando um processador de +- 1GHz, 128 Mb de RAM, placa-Mãe com 5 slots PCI, 1 CFIDE com cartão Flash de 64 Mb, e 4 cartões (que você já tem), 4 adaptadoras PCI, e uma placa de rede boa (3Com), que você vai gastar menos e tem um AP para colocar ateh uns 300 clientes tranquilo...

    No AP2000 com 2 cartões não arrisque colocar mas de 80...

    Sei q tem muita gente que pode discordar, mas isso eh soh uma opinião...

    Valews...

    .

  6. #6
    Wireless_Brasil
    Visitante

    Padrão 2 Radios AP2000 em 4 Setoriais.

    Citação Postado originalmente por jasenger
    Pode dar problemas as duas num mesmo ESSID.
    Experimente ESSIDs diferentes e canais diferentes, bem distantes, 1 e 11 por exemplo.
    Ou coloca um divisor de freq. para usar apenas um cartão.
    Porque daria problemas?
    Eu nao sugiro divisor de frequencia! alem do sinal ser divido a performance tambem cai pois voce tera 11 Mbps em duas antenas ao inves de 22 Mbps (Nominais)

  7. #7
    Wireless_Brasil
    Visitante

    Padrão 2 Radios AP2000 em 4 Setoriais.

    Citação Postado originalmente por _AGM_
    Apenas a título de informação, tive uma experiência não muito agradável colocando 2 cartões num único AP2000, devido à capacidade de processamento muito baixa desse AP...

    Sugiro que você monte um Star-OS usando um processador de +- 1GHz, 128 Mb de RAM, placa-Mãe com 5 slots PCI, 1 CFIDE com cartão Flash de 64 Mb, e 4 cartões (que você já tem), 4 adaptadoras PCI, e uma placa de rede boa (3Com), que você vai gastar menos e tem um AP para colocar ateh uns 300 clientes tranquilo...

    No AP2000 com 2 cartões não arrisque colocar mas de 80...

    Sei q tem muita gente que pode discordar, mas isso eh soh uma opinião...

    Valews...

    .
    Realmente eu discordo, o AP-2000 aguenta os dois cartoes tranquilamente.

    Não adianta voce colcoar uma super maquina com 4 cartoes achando que vai atender muitos clientes porque não depende só da maquina depende muito do cartoes tambem, o processamento é importante mas a capacidade de um cartao PCMCIA 802.11b é 11 Mbps (Nominais) voce só vai conseguir colocar uma quantidade de clientes simultaneos que esteja dentro da limitacao dos 11 Mbps que geralmente sao de 2 a 4 Mbps reais.

    E a quantidade de clientes simultaneos vai depender de quantos Kbps voce esta oferecendo para cada cliente.

  8. #8
    Wireless_Brasil
    Visitante

    Padrão 2 Radios AP2000 em 4 Setoriais.

    Citação Postado originalmente por jasenger
    Citação Postado originalmente por Wireless_Brasil
    Citação Postado originalmente por jasenger
    Pode dar problemas as duas num mesmo ESSID.
    Experimente ESSIDs diferentes e canais diferentes, bem distantes, 1 e 11 por exemplo.
    Ou coloca um divisor de freq. para usar apenas um cartão.
    Porque daria problemas?
    Eu nao sugiro divisor de frequencia! alem do sinal ser divido a performance tambem cai pois voce tera 11 Mbps em duas antenas ao inves de 22 Mbps (Nominais)
    Eu falo pela experiência que tive com ESSIDs iguais em equipamentos diferentes. Não consegui me dar bem com isso.

    O que acontecia? o que eu vejo de ruim é o cliente se associar na antena com melhor sinal, as vezes voce acaba sobrecarregando mais uma do que a outra.

    Era este o problema que voce tinha?

  9. #9
    Wireless_Brasil
    Visitante

    Padrão 2 Radios AP2000 em 4 Setoriais.

    Ele deveria ficar trocando de antenas, se bem que esta pratica nao derruba o cliente porem deve ficar ruim mesmo se acontecer a todo tempo.

  10. #10

    Padrão 2 Radios AP2000 em 4 Setoriais.

    CAMPANHA ANTI AP2000

    hahahaha

    Brincadeiras a parte.

    Eu tive sérios problemas ( :cry: ) com a utilização dessa estrutura que tu queres. Eu simplesmente perdia contato com o AP2000 e os clientes começam a perder pacotes e a não navegar.

    Resultado to com os AP2000 aqui na empresa e coloquei de volta os antigos AP1000 que são excelentes.

    Se quiseres te vendo os AP2000...

    Att,

    Nataniel Klug

  11. #11
    Herlon
    Visitante

    Padrão 2 Radios AP2000 em 4 Setoriais.

    Minha experiencia com 2 cartões e duas AP com 4 setoriais, não foi tão ruim.

    A grande questão é que, a saida ethernet do AP é limitada a entrade de 1 cartão, 1500 sessões. Então para utilizar como AP os dois slots não há grande vantagem, pois vc enche o AP de processamento, podendo até travar.

    Caso utilize, saiba desta limitação e aconselho utilizar SSID iguais para os dois cartões e canais diferentes.

    Qualquer duvida, posta ai que a gente ajuda.

  12. #12

    Padrão 2 Radios AP2000 em 4 Setoriais.

    Colegas, estou com um projeto parecido com o do colega, só que quero colocar apenas 2 Ap´s 2000 com 1 cartão cada, e uma setorial 14db hyperlink para cada cartão, para cobrir 180 graus e não 360, usando o mesmo ssid e canais diferentes, e vou levar o link até a mesmo via 5,8 ghz.

    Penso que vai melhor bastante esse pop, pois hoje estou com 1 AP2000 e 1 cartão ligada em uma Omini de 15dbi e amplificador(que é foda), e o backbone faço em 2,4 ghz com SENAO. Tenho 120 clientes nesse pop, o ap nunca travou, mas em horário de pico, quase ninguém navega.

  13. #13

    Padrão 2 Radios AP2000 em 4 Setoriais.

    Citação Postado originalmente por Kandango
    Colegas, estou com um projeto parecido com o do colega, só que quero colocar apenas 2 Ap´s 2000 com 1 cartão cada, e uma setorial 14db hyperlink para cada cartão, para cobrir 180 graus e não 360, usando o mesmo ssid e canais diferentes, e vou levar o link até a mesmo via 5,8 ghz.

    Penso que vai melhor bastante esse pop, pois hoje estou com 1 AP2000 e 1 cartão ligada em uma Omini de 15dbi e amplificador(que é foda), e o backbone faço em 2,4 ghz com SENAO. Tenho 120 clientes nesse pop, o ap nunca travou, mas em horário de pico, quase ninguém navega.
    Kandango,

    Bota StarOS aí meu filho...

    Te garanto que funciona 100 vezes melhor. Cada AP2000 tu vai gasta pelo menos 300 dolares (eu to vendendo 4 a esse preço usados), mais cartões e coisa e tal. Com o valor tu consegue montar um PC parrudo usando StarOS e, melhor ainda, economizando no PtP em 5.8 já que tu pode usar uma placa PCI 802.11a.

    Att,

    Nataniel Klug

  14. #14

    Padrão 2 Radios AP2000 em 4 Setoriais.

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Citação Postado originalmente por Kandango
    Colegas, estou com um projeto parecido com o do colega, só que quero colocar apenas 2 Ap´s 2000 com 1 cartão cada, e uma setorial 14db hyperlink para cada cartão, para cobrir 180 graus e não 360, usando o mesmo ssid e canais diferentes, e vou levar o link até a mesmo via 5,8 ghz.

    Penso que vai melhor bastante esse pop, pois hoje estou com 1 AP2000 e 1 cartão ligada em uma Omini de 15dbi e amplificador(que é foda), e o backbone faço em 2,4 ghz com SENAO. Tenho 120 clientes nesse pop, o ap nunca travou, mas em horário de pico, quase ninguém navega.
    Kandango,

    Bota StarOS aí meu filho...

    Te garanto que funciona 100 vezes melhor. Cada AP2000 tu vai gasta pelo menos 300 dolares (eu to vendendo 4 a esse preço usados), mais cartões e coisa e tal. Com o valor tu consegue montar um PC parrudo usando StarOS e, melhor ainda, economizando no PtP em 5.8 já que tu pode usar uma placa PCI 802.11a.

    Att,

    Nataniel Klug
    Aí Nataniel, tô criando coragem ainda para montar um LinuxAP. O problema que tenho medo de compatiblidade com Placa Mãe. Fico pensando o seguinte, faz uns 2 meses que lutei com um server aki na provedor, instala uma distro, instala outra, e só dava pau dos brabo. Aí descobri o problema, placas realtek, não aguentava o tráfego... e acredite queimavam... troquei por 2 3com... funfou blz durante 1 semana... resultado não aguentou tráfego novamente... e queimou... ow até parece urucubaca de concorrente... resolvi o problema colocando 2 placas 3com daquelas bem antigas pode...

    Esse servidor é o meu firewall/gateway dentro do provedor, e tinha um reserva que substituia o bixo quando dava esses pau... então o cliente nem percebia...

    Agora fico meio pé atrás com LinuxAp, pois tenho medo que seja a mesma história, ter que ficar correndo atrás de placa mais antiga por problema de compatibilidade....

    O Nataniel, vc que tá operando com StarOS, passa aí a configuração do seu hardware... vou montar um bixo desses e testar... derrepente é mais simples que estou pensando...

    Falow!

  15. #15

    Padrão 2 Radios AP2000 em 4 Setoriais.

    Citação Postado originalmente por Kandango
    Aí Nataniel, tô criando coragem ainda para montar um LinuxAP. O problema que tenho medo de compatiblidade com Placa Mãe. Fico pensando o seguinte, faz uns 2 meses que lutei com um server aki na provedor, instala uma distro, instala outra, e só dava pau dos brabo. Aí descobri o problema, placas realtek, não aguentava o tráfego... e acredite queimavam... troquei por 2 3com... funfou blz durante 1 semana... resultado não aguentou tráfego novamente... e queimou... ow até parece urucubaca de concorrente... resolvi o problema colocando 2 placas 3com daquelas bem antigas pode...
    Kandango,

    Sinceramente nunca tinha ouvido falar disso. Imagine uma placa 100 Mbps não aguentar tráfego de rádios half-duplex de 11 Mbps ou 54 Mbps?!

    Acho que teu problema não é marca de placa nem distro e sim energia elétrica. Surtos eletromagneticos podem atingir cabeamento de rede e queimar placas, agora tráfego eu nunca tinha ouvido falar.

    Alem disso eu uso placas 3Com 905/TXM e Realtek/Via numa boa nos meus servidores...

    Att,

    Nataniel Klug