+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Perda de pacotes

    olá! Se alguem puder me dar um help, eu agradeceria bastante!!!!!

    Estou tendo problemas em dois repetidores.

    Temos 3 repetidores, o principal fica numa distancia de 8 km dos outros dois. Nos 3 repetidores, uso os mesmo rádios, um samsung SWL3300 para receber sinal e um AP2000 Orinoco para transmitir para os clientes. Só utilizo o ping pra saber como anda os rádios e os clientes (se alguem souber de algo que realmente funcione, por favor...). Quando pingo os rádios do repetidor principal, não ha perda algum de de pacotes.
    agora dos outros dois repetidores a perda esta variando de 10% a 30%. Não sabemos mais o que fazer, pode ser o rádio que não esta aguentando? (Ah! só temos 110 clientes ao todo, nos repetidores que estão com as perdas, temos somente 20).
    Bem, tentei resumir...

  2. #2

    Padrão Perda de pacotes

    Eu sou meio leigo, mas interferência poderia ser uma explicação?

  3. #3

    Padrão Perda de pacotes

    Bom, interferencia em termos técnicos é o mesmo que alergia para os medicos.... Ou seja quando ele nao sabe o que vc tem ele diz q é alergia.... :-) .
    Mas voltando ao assunto, verifique os sinais desses enlaces e certifique-se de obter o melhor sinal possivel, tente trocar canais e coisas do tipo.
    Utilize o ping com pacotes de 1400 bytes para verificar a qualidade da conexão..

    Ping ipdoradio -t -l 1400

    Nos informe o qualidade do sinal em DB desses links para termos uma ideia.

    Abraços...

    Fabricio Chicon
    Técnico em Redes
    Freenetworks Soluções em Informática Ltda.
    http://www.freenetworks.com.br

  4. #4

    Padrão Perda de pacotes

    obrigada!!

    mas ainda estou tentdo perdas. já trocamos os canais e o ping varia bastante. Temos perdas tanto a noite quanto de dia. estamos com maximo de 15% de perda. Ainda estamos estudando pra ver o que pode ser.

  5. #5

    Padrão Perda de pacotes

    Este link é com visada direta?
    A zona de fresnel não é afetada por obstáculos?
    Árvores no caminho?
    Existe diferença na perda de pacotes de dias chuvosos?
    Revisou conectores? Estão perfeitamente isolados?
    Muito ruído?

  6. #6

    Padrão Perda de pacotes

    ola. Sim a visada é direta, sem obstáculos, sem diferença em dias chuvosos. Já trocamos tudo, conectores, refizemos pontas de antena, tudo isolado com fita de auto fusao.
    O que acho estranho é que eu como cliente, em um notebook, recebendo sinal da antena, atraves de cartao pcmcia, não tenho perda alguma pingando o repetidor principal e não tem perda alguma. e quando pingo o rádio do repetidor que estou recebendo sinal, tenho esta variação de perda as vezes 0% e outras 20%.

  7. #7

    Padrão Perda de pacotes

    Deixa eu ver se entendi...

    Colocando o notebook na posição do SWL, trabalhando como cliente, funciona bem, tirando o notebook e colocando o SWL começa a perder pacotes, isso?

  8. #8

    Padrão Perda de pacotes

    não. Estavamos pensando que fosse a antena que recebe sinal do repetidor principal, da antena que joga sinal para os clientes (omni da hyperlink) ou algum dos rádios (sansung ou AP2000), mas eu como cliente, nao muda em nada. Se fosse a antena ou o rádio, a logica seria a perda em nosso repetidor principal, mas nesse não há. Somente há essa variação de perda no repetidor em que estou lincado como cliente.

    Pensei agora em uma coisa. Na frente da antena que recebe o sinal do repetidor principal, tem uma antena (cliente) de outro provedor , mas esta sempre esteve la. este problema é recente de 2 semanas.

  9. #9

    Padrão Perda de pacotes

    pera lá... até agora entendi a coisa assim:

    |SWL A|<------->|SWL REPETIDOR|<------->|SWL B|

    Onde a perda estava sempre entre o SWL REPETIDOR e o SWL A ou SWL B.

    Mas então o que ocorre na verdade é que há perda entre os clientes dos SWL's e eles mesmos?

  10. #10

    Padrão Perda de pacotes

    Repetidor principal - SWL3300(recebe sinal do provedor) AP2000(tranmite sinal para os clientes)
    Este repetidor não apresenta problemas, sempre que pingamos ele, tem 0% de perda, independe de onde pingamos.

    O repetidor que estamos tendo perda quando pingamos o rádio, esta lincado no repetidor principal.
    Os clientes desse repetidor estão tendo perda por que os radios estao com perda

    Obs. As sansungs servem para fazer ponto a ponto de uma para a outra.

    detalhei novamente, pois não entendi seu raciocinio.
    obrigada!

  11. #11

    Padrão Perda de pacotes

    Olá camila, esta um pouco confuso sua pergunta, (acho que vc resumiu d+) detalhe sua estrutura e os pontos onde ocorre os problemas. abaixo segue algumas dicas uteis que pode te ajudar:

    1) troque os canais

    2) Troque todos os conectoes do ponto que esta dando problema, as vezes de tanto manipular o equipamento acabamos quegrando o miolo do conector. (se possivel solde os pig nos cartoes orinoco)

    3) Troque os radios, já que vc tem varios swl fazendo ponto a ponto tente
    remanejar. tipo o ptp que ta blz, retire os equipamento deste ponto e bote no ponto problematico.

    4) realinhe as antenas usando um cartão orinoco para medir o sinal.

    5) Troque as antenas do ptp por antenas de maior ganho.

  12. #12
    hilmegavia
    Visitante

    Padrão Perda de pacotes

    Camila,
    eu também ainda não entendi muito bem o funcionamento de sua rede.
    Mas se o rádio que está perdendo pacotes, estiver fazendo isso independentemente, pergunto: você experimentou substituir esse rádio por outro... de repente é problema no rádio mesmo... outra coisa, seria a alergia, como falou nosso outro colega noutro post, ou seja, de repente é alguma interferência... mas como não entendi bem o funcionamento de sua rede, não posso me delongar mais... desculpe não ajudar melhor...

    abraços.

    Antonio Cesar Araujo de Aguiar
    Hil MegaVia Wireless