+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Postfix

    AE pessoal boa tarde, estou com um grande problema na empresa onde trabalho. Estou precisando levantar um servidor de emails, já instalei o postfix, mas nao consigo configurar pois nao tenho nenhum tutorial, os tutos que eu achei foram todos de post integrados com mysql. preciso de um tuto basico, alguem pode me ajudar nesse quesito?

  2. #2
    mrsoliveira
    Visitante

    Padrão Postfix

    Cara,

    Acredito que este tutorial seja bastante simples, eu consegui rodar o Postfix em menos de 20 min:

    Instala o Postfix
    apt-get install postfix

    depois configura o main em /etc/postfix qualquer coisa posta ai que que tento te ajudar.



    Configurando o Postfix (Por Adriano)

    Após a instalação dos pacotes necessários, entre no diretório /etc/postfix e, usando seu editor de textos preferido, edite o arquivo main.cf,

    por exemplo:

    # vi main.cf

    Faça as seguinte alterações:

    * Na linha que tiver "myhostname", descomente-a e acrescente seu hostname. Exemplo:

    myhostname = server.local.com.br

    * Na linha "mydomain", descomente-a e coloque apenas o domínio, exemplo:

    mydomain = local.com.br

    * Em "inet_interfaces" a configuração dependerá de quais hosts terão acesso à internet e aqueles que não acessarão. Será desta maneira:

    a. Se todos os nós da rede irão acessar a internet, mantenha como "all":

    inet_interfaces = all

    b. Se apenas algumas máquinas acessarão, faça as seguintes mudanças. Em "inet_interfaces = all", apague "all" e coloque a faixa de IPs

    que terão direito de conectar-se à internet. Abaixo será apresentado um exemplo:

    inet_interfaces = 192.168.100.1, 192.168.100.10, 192.168.100.23

    * Em "mydestination", descomente uma das linhas, sendo aconselhável ser escolhida a terceira linha e acrescente também no final da linha

    o seu domínio, como no exemplo abaixo:

    mydestination = $myhostname, localhost.$mydomain, $mydomain, mail.$mydomail, www.$mydomain, ftp.$mydomainmydestination, local.com.br

    * Em "relay_domains", troque "$mydestinations" por "$mydomain" e descomente a linha. Como o modelo abaixo:

    relay_domains = $mydomain

    Aqui termina a configuração do arquivo main.cf. Feitas estas alterações, deve-se reinicializar o Postfix. Para efetuar esta ação utilizamos

    os seguintes comandos e parâmetros:

    # service postfix stop
    # service postfix start
    # service postfix reload



    Marcelo Oliveira

  3. #3

    Padrão Postfix

    Kra, demorei pra te responder, mas valeu ae pela ajuda