+ Responder ao Tópico



  1. #1
    tombs
    Visitante

    Padrão gravacao de dvd dual layer

    Pessoal, to com dificuldades de graar dvd dual-layer. Acontece que o dvd em si nao é double-layer. Ele só tem dados em um dos lados. Um amigo meu disse que isso é para dificultar copias. Ele consegue dar um jeito nisso, mas no M$ , e eu quero usar no debian, com o k3b.
    Alguem sabe como posso fazer?
    A mensagem de erro do k3b é algo como:
    O dvd writer nao suporta gravacoes de dual-layer.
    Valeu..
    :toim:

  2. #2
    Avenger
    Visitante

    Padrão gravacao de dvd dual layer

    No windows, com o mesmo hardware, eu digo, mesmo gravador de cd você conseguiria gravar dual layer?.. É porque existem realmente alguns modelos de gravadores que não suportam dual layer. Dá uma caçada na internet pelo modelo do seu gravador de DVD se ele suporta mesmo dual layer, vai ver o linux tá acusando com razão.

    Eu tenho um 4164B, e no site da LG informava que ele aceitava Dual Layer. Eu tive esse critério antes de adquirir a unidade gravadora de DVD. Mas ainda também não cheguei a comprar um DVD dual layer (ouvi dizer que está entre 15-25 reais um DVD-DL, enquanto DVDR está a R$2,20). Prá gravar em dupla camada, claro, precisa comprar esse DVD-DL, mais caro e mais difícil de achar. (se você achar um baratinho me avisa que eu tou querendo comprar!)

  3. #3
    tombs
    Visitante

    Padrão gravacao de dvd dual layer

    Avenger
    Putz, nao sei se no windows ele grava, vou fazer um teste ai, e depois te falo. Mas no site -> http://www.liteonit.com/ODD/English/...e_sohw812s.asp
    só diz isso sobre dual-layer: DVD read compliant : DVD single / dual layer ( PTP / OTP )
    mas isso é de leitura , e nao de gravacao.
    Bom, hj a noite dou uma olhada se no windows da para gravar.
    Obrigado

  4. #4
    Avenger
    Visitante

    Padrão gravacao de dvd dual layer

    Dá uma olhada mesmo prá confirmar. É bem possível que seu gravador não suporte dual layer para gravar.

    Outra coisa: pode ser sim que o programa do linux não suporte gravar, eu estava olhando o cdrecord-pro (cdrecord que aceita DVD), ele não tem suporte a DVD-RAM, e só recentemente teve suporte a DVD+R DVD+RW (tinha antes só DVD-R e DVD-RW). E acho que ele tem suporte a DVD-DL, mas não tenho certeza. O que quero concluir, é que pode ser que o próprio softzinho aí também pode ser o culpado: aceitando esse ou aquele tipo de gravações, mas não suportando justo o DVD-DL.

    Mas peraí... O que você quis dizer com 'o dvd em si nao é dual layer'?.. Será que o 'jeitinho' que o cara falou não seria usar o DVD Shrinker, que compacta, reduzindo o tamanho do DVD para caber em outras mídias?.. Muita gente que copia DVD original (6gb) para dvd virgem (4.3Gb) utiliza-se disso.

    Para gravar um DVD em Double Layer, é preciso que a mídia virgem (o dvd virgem) seja um DVD-DL, e não um DVD-R +R -RW +RW. Tem que ser o -dl -mesmo-. Se o cara falou que dá jeitonho no M$, provavelmente é porque ele diminui o tamanho do DVD.

  5. #5
    tombs
    Visitante

    Padrão gravacao de dvd

    Nao consegui copiar no ruindao tambem. O Nero diz que nao tem espaco suficiente na midia. Ai fui ver a quantidade de dados do dvd e tem 4,8 Gb. Sera que é por causa desses 100Mb ai? Se eu der um jeito ou de compactar isso, ou de tirar 100Mb, sera que daria certo?
    Eu nao disse que ele nao é dual-layer. Eu disse que ele nao é double layer. Ou seja, ele só tem dados em uma das faces do dvd.
    Eu vou tentar arranjar esse programa que vc disse para ver se da para compactar esse negocio ai.
    Obrigadao pela ajuda ai!
    Depois posto o que que deu.

  6. #6
    Avenger
    Visitante

    Padrão gravacao de dvd dual layer

    Se ele só detectou 4.8Gb no DVD, é porque
    1. A mídia não é dual layer (teria 8.6 ~ 9.6Gb);
    2. A mídia, apesar de ser dual layer, sua unidade gravadora de DVD não suporta a tecnologia e então gravaria apenas em uma das camadas, desperdiçando metade do CD.

    Note que geralmente um DVD virgem é de 4.3Gb, então talvez você tenha que usar o DVD Shrinker para diminuir para este tamanho.
    Note também que se você utilizar partição fat16 ou fat32 (vfat) você não pode gerar arquivos maiores que 2Gb e 4Gb respectivamente. Use ext2/3, reiserfs, ufs(fbsd) ou ntfs (winXP).

    Acho que está havendo uma confusão com os termos 'Dual Layer' e 'Double Layer', que seriam sinônimos. Se você fala dos dois lados, não seria 'Double Side', como disquetes?.. A princípio Dual/Double layer significaria que existem duas 'camadas' de gravação na mídia do DVD, o que 'duplica' a capacidade de dados gravados, como se fossem 2 DVDs, um em cima do outro. Eu nunca vi referência a DVDs gravados dos dois lados, mas daí não seria 'Double-Sided' ou lago parecido?..

    Espero que seu gravador de DVD suporte Dupla camada e seja só problemas com os programas -- imagino que trocar um DVD porque ele nao grava dupla camada seria bem inviável, como ninguém mais quer DVD-R que não grave dupla camada.

  7. #7
    tombs
    Visitante

    Padrão gravacao de dvd

    Avenger
    Entendi, eu estava realmente fazendo confusao com os termos.
    Eu estou tentando gravar isso, usando o dvd decrypter e o dvd shrink(só que naquele outro OS que nao gostamos muito), mas esta dificil.
    Eu usei o Shrink 4.0 e ele cria apenas um arquivo VIDEO_TS e depois de queimado o dvd, ele nao boota, fica ilegivel.
    Ai usei o Shrink 3.1.7 que até me da a opcao de o que posso tirar para que tudo caiba numa midia, mas acontece que é um dvd de musica, ou seja, nao da pra tirar nada. Só se tirasse o menu, mas nem assim iria caber na midia.
    Ja to quase desistindo dessa ideia. :toim: :toim: :toim:
    Se vc souber o que posso fazer para mudar isso, agradeco muito a ajuda!
    Valeu

  8. #8
    Avenger
    Visitante

    Padrão gravacao de dvd dual layer

    O DVD de origem é um DVD dupla camada?..

    Se não for, ele deve comportar 6Gb, se seu gravador e mídia são de dupla camada, ele comporta 8.6Gb mais ou menos, e vai caber uma cópia 'fiel' do DVD original até com sobra de espaço.

    Mas se a idéia é colocar um DVD original dupla camada num virgem dupla camada; ou DVD original de camada simples em um virgem de camada simples, o negócio é diminuir mesmo.

    No Linux realmente eu nem sei como que faria isso, nem prá começar -- a ultima vez que pedi a alguém fazer dd if=/dev/hdb of=arquivo.iso não copiou nem o início do DVD -- então, no windows o negócio seria o DVD Shrinker mesmo (Ou quem sabe o virtualDub da sourceforge.net?). A idéia não seria 'remover' pedaços do DVD, mas sim 'compactar' o som e vídeo dos clipes, e acho que é isso que é a idéia do DVD Shrink, ele aumentaria a taxa de compactação do vídeo ao custo de (desde que feita a escolha certa) uma queda imperceptível de qualidade. Mas infelizmente até hoje eu não fiz essa experiência de copiar DVDs originais. Aliás, meu windows 98 nem pode gravar arquivos maiores que 4Gb, então eu deveria perder obrigatoriamente 300Mb em cada dvd virgem, e sem chance de gravar DVDs de dupla camada aqui no meu Windows.

  9. #9
    tombs
    Visitante

    Padrão gravacao de dvd

    Po :toim: :toim:
    Olha só....tbem ha uma confusao nos programas ai. Existe o DVD Shrink e o DVD Shrinker(esse sim com a versao 4.0). Eu ainda nao usei o Shrink 3.1.7 pois joguei o dvd na mao de um amigo(aquele que disse no comeco do post) e ele ficou de gravar pra mim, senao acabo perdendo muito tempo nisso. Mas o dvd original(novinho) é de dupla camada sim, e quero copiar num dvd de 4,7 .
    Quanto ao seu problema de arquivos maiores que 4.0Gb, é pq é FAT , muda isso pra NTFS e é só correr pro abraco( se é que vc nao sabia).
    T+
    Valew

  10. #10
    Avenger
    Visitante

    Padrão gravacao de dvd dual layer

    hehehe dá prá por NTFS no windows 98?.. Deixa... eu dou boot na partição linux, gero a imagem do DVD e gravo dali mesmo.

    Quanto ao DVD.. então você quer fazer a proeza de passar 12gb (considerando que DVDs originais de camada simples são de 6Gb) para 4.7Gb... (Não seria 4.38 das mídias DVD virgens normais?)..

    Haja Shrink no negócio heim... Acho que se você decodificar prá DIVX proporcionalmente com os filmes que o pessoal converte, você estaria fazendo um filme compactadão de 4 CDs!.. Imagina que você precisaria de uma compactação tão forte para reduzir os 12Gb para 1/3 do tamanho! Difícil não ter diferença perceptível. (pelo menos até a onde a lógica de minha cabeça me deixa chegar)

  11. #11
    tombs
    Visitante

    Padrão gravacao de dvd

    Nao, quando vejo o tamanho do dvd, ele tem 9Gb e tal. E queria passar ele para um de 4,7( esse aqui: http://www.komplett.co.uk/k/ki.asp?sku=307060&cks=SPK
    Samsung pleomax.
    Seria compacta-lo 50% aprosimadamente.
    Quanto ao NTFS em Win98, num sei se funfa.
    hehe....
    :toim: :toim:

  12. #12
    Avenger
    Visitante

    Padrão gravacao de dvd dual layer

    Cara... 50% fica perceptível prá dvd heim hehe mas tudo bem. Acho que tem como filtrar audio em outras linguagens, legendas desnecessárias, prá poder reduzir um pouco a taxa de compactação necessária prá atingir os 4.7Gb.

    Hummm olhei lá na página... tá escrito 'native capacity'. Otra vez eu tava olhando nums CD-Rs aqui e neles tinham um tamanho diferente para o Lead-IN, e o Lead-OUT (acho que lead-out menor). Então pode ser que prá fazer marketing eles falam tipo o 'lead-in' do DVD saca?.. Fica de olho!..

    ah, no caso LeadIN seria (se não troquei as bolas) o espaço contando com TOC e o escambau, e leadout seria o espaço 'prático' onde você pode alocar arquivos.

  13. #13
    tombs
    Visitante

    Padrão gravacao de dvd

    Opa, valeu o toque
    O meu amigo conseguiu gravar isso ae! Só nao sei como.
    Outra pergunta: eu to baixando uma serie, e tenho até as legendas em pt_BR. Quando ja tiver capitulos suficientes para queimar um dvd, é só queimar ele com os arquivos .avi e .srt que o dvd player(da televisao) rewconhece isso? ou precisa de alguma magica?
    To falando de Linux! Eu uso Debian Etch

  14. #14
    Avenger
    Visitante

    Padrão gravacao de dvd dual layer

    Aí eu já não sei. Eu sei que estou baixando os thundercats, e toda a série vai caber em 2 DVDs (6Gb). Todos os 130 episódios. Só que em DivX, formato de computador mesmo. Prá colocar prá esses players lerem... Talvez se o seu DVD player for compatível com DivX funcione só deixando o .avi com o .srt/.sub junto (o nome do arquivo da legenda normalmente tem que ter EXATAMENTE o mesmo nome do arquivo .avi salvo a extensão).

  15. #15
    tombs
    Visitante

    Padrão gravacao de dvd

    Ja consegui gravar o tal dvd dual layer!
    O meu amigo me estragou 2 dvds e pior é que fez menos do que eu. Ai descidi tentar sozinho de novo... :toim: :toim: até dar certo! hehe
    O meu player nao é compativel do DivX ( quem me dera). Mas tenho que arranjar uma maneira de fazer isso, meu hd ta explodindo. Por hora tentei isso:
    http://moolabs.dcc.online.pt/Tutoria...dvd/index.html
    No ruindao mesmo, mas acontece que o programa precisa de 13Gb de disco dsponiveis para efetuar isso, e minha particao do ruindao só tem 8 Gb. Tenho que encontrar outra coisa, ou continuar as :toim: hehe
    Valeu a ajuda ai Avenger
    :clap:

  16. #16
    Visitante

    Padrão Re: gravacao de dvd dual layer

    Citação Postado originalmente por tombs
    Pessoal, to com dificuldades de graar dvd dual-layer. Acontece que o dvd em si nao é double-layer. Ele só tem dados em um dos lados. Um amigo meu disse que isso é para dificultar copias. Ele consegue dar um jeito nisso, mas no M$ , e eu quero usar no debian, com o k3b.
    Alguem sabe como posso fazer?
    A mensagem de erro do k3b é algo como:
    O dvd writer nao suporta gravacoes de dual-layer.
    Valeu..
    :toim: