+ Responder ao Tópico



  1. #1
    sarna
    Visitante

    Padrão Controle de banda independente.

    Eu uso o htb pra controlar a banda aqui no provedor, só que estou com uma dúvida sobre controlar a banda. Eu uso PPPoE na rede, e ele atribui as regras pra interface pppX.

    Ele funciona certinho, só que eu queria saber se tem como fazer um controle de banda pra p2p independente dessas regras que estão diretamente ligadas a interface ppp.

    Exemplo:
    Fulano conectado via ppp1 a 127kbps
    Mas eu queria que o fulando pudesse baixar no kazza a 64kbps e o resto dos serviços a 128Kbps

    Alguém sabe como fazer isso?

    Grato
    Sarna

  2. #2
    Avenger
    Visitante

    Padrão Controle de banda independente.

    Você pode fazer isso atribuindo portas ao filtro do seu HTB, o grande problema é a variação de portas que os serviços usam. Acho que o mais viável a ser feito, é você dar 128kbps para serviços conhecidos (web, email, ftp, ssl e ssh, bem como alguns jogos) e deixar o 'restante' com os 64kbps com pouca prioridade. Pois todos esses programas peer-to-peer usam muita raça de porta diferente, e aleatórias, escolhida pelos admins dos pontos p2p e também pelos próprios clientes p2p por todo o mundo. As mais comuns dá prá enumerar, e são as 4662 e 1214, mas isso não vai te dar nem 1% de confiabilidade. Então o negócio é priorizar o que se conhece, e inviabilizar o desconhecido, que vai catar todos os peer-to-peer e, se alguém reclamar que algum serviço importante não funciona bem, você pode adicionar ele aos serviços 'conhecidos', junto com web, irc, mail etc, ou se o serviço que o cliente reclamar for realmente duvidoso, você comprova a ele que a navegação e transferência por meios conhecidos está okay e não teria viabilidade para melhorar aquele serviço em específico (ou bota a culpa no serviço, hehehehe).

  3. #3

    Padrão Controle de banda independente.

    vc pode usar o Bandwidth Controller Enterprise ele bloqueia por velocidade por endereços IP

  4. #4

    Padrão Controle de banda independente.

    ou utilizar um firewall layer7 com marcacao de pacotes funciona concerteza mas eu nunca testei .. ahh vai dar trabalho entao espere pesquisar muito

  5. #5

    Padrão Controle de banda independente.

    veja no site, http://bandwidthcontroller.com/purchase.html, é bem facil de configurar, o problema é que deve exigir muito do processador, mas vale apena testar, eu instalei e parece funcionar bem.