+ Responder ao Tópico



  1. #1
    atlhonXP
    Visitante

    Padrão Slackware so inicia em modo texto

    Olá pessoal estou de volta na ativa, agora comecei a cursar faculdade de tecnologia da informação e instalei net via rádio em casa, ta mais facil falar com vcs.

    Gostaria de uma ajudinha, estou iniciando em linux agora e baixei o Slackware 10.2 pq me disseram ser o melhor, gravei as iso no cd, particionei o hd e instalei certinho como fala no tuto q peguei na página www.slackware-brasil.com.br, mais o slack so inicia em modo texto, o gerenciador de graficos q ficou disponivel na instalção foi o KDE, como faço pra iniciar em modo grafico?

    por favor me ajudem, e se precisarem de mim e se eu puder ajudar pode contar comigo.

    desde ja agradeço a atenção!!!

    E VIVA A LIBERDADE

    AtlhonXP

  2. #2

    Padrão Slackware so inicia em modo texto

    Se você ainda não configurou o video, configure ele com o comando

    # xorgconfig

    Por padrão o slackware inicia em modo texto, para colocar para iniciar em modo grafico, edite o arquivo /etc/inittab

    E na parte Default runlevel, mude do valor 3 "multiuser mode (default Slackware runlevel)" para o 4 "X11 with KDM/GDM/XDM (session managers)"

    /etc/inittab
    Código :
    # These are the default runlevels in Slackware:
    #   0 = halt
    #   1 = single user mode
    #   2 = unused (but configured the same as runlevel 3)
    #   3 = multiuser mode (default Slackware runlevel)
    #   4 = X11 with KDM/GDM/XDM (session managers)
    #   5 = unused (but configured the same as runlevel 3)
    #   6 = reboot
     
    # Default runlevel. (Do not set to 0 or 6)
    id:3:initdefault:

    Qualquer duvida é só postar ae novamente.

  3. #3
    Visitante

    Padrão Nao deu certo

    galera nao manjo nada de linux, nao consegui configurar o modo monitor e não consegui editar o arquivo INITTAB, nao sei qual comando edita este arquivo, gostaria q alguem me explicasse com detalhes se possivel como faz isso.

    desde ja agradeço a atencao

    AtlhonXP

  4. #4

    Padrão Slackware so inicia em modo texto

    Para configurar o X você pode usar o comando:
    # xorgconfig

    Para editar o arquivo inittab você pode usar o editor de textos que preferir.
    Eu uso o vi. Se achar ele muito complicado pode usar o mcedit.
    # mcedit /etc/inittab

    Para aprender mais, baixe o guia foca.

    www.guiafoca.org


  5. #5

    Padrão Slackware so inicia em modo texto

    Cara,

    Você pode usar o mcedit, que semelhante ao edit do MS-DOS.

  6. #6
    vfsmount
    Visitante

    Padrão Slackware só inicia em modo texto

    Olá amigo

    Voce tambem pode tentar o editor joe, se tiver instalado, ele é muito bom
    o editor vi é para ultimo caso, mas mesmo assim depois que voce fizer isso que esta querendo, que é alterar para inicializacao em modo grafico, seria bom aprender um pouco de vi, segue ai poucas coisas que ja vao ajudar.

    Para editar um arquivo digite

    $ vi nomedoarquivo

    para comecar a escrever no arquivo pressione o botao "insert" do seu teclado, voce podera notar que no canto inferior direito do monitor vai aparecer a palavra "INPUT" quer dizer q ja vai dar entrada em tudo que voce digitar, e se voce pressionar a tecla "insert" novamente ele vai passar para "REPLACE" que vai sobrescrever as letras conforme voce vai digitando.
    O que deixa muita gente de cabelo em pé é como sair daquela tela depois, basta pressionar o ESC que ele entra em modo de comandos.

    Para sair pressione a tecla ESC depois "dois pontos" ( : ) depois wq! ( w , q , ! )

    :wq! ( isso vai sair E salvar )

    e para sair SEM salvar deixe somente o q! ( q , ! )

    :q!

    apenas com isso voce ja é capaz de abrir e escrever em qualquer arquivo, salvando ou nao, voce nao acredita como esse editor vi é importante, vai ter vezes de vc chegar em algum lugar e só ter ele, e dai o que fazer? conhecendo voce tira de letra.

    valew

    Goostaria de mandar um grande abraco para nosso amigo ai em cima o slackmaster. É muito bom encontrar servos do Senhor por aí, é gratificante demais, A paz do Senhor irmao!.

    Valew

  7. #7

    Padrão Slackware so inicia em modo texto

    Citação Postado originalmente por slackmaster
    Cara,

    Você pode usar o mcedit, que semelhante ao edit do MS-DOS.
    Eca funciona mas eu prefiro o vim.

  8. #8

    Padrão Slackware so inicia em modo texto

    Citação Postado originalmente por White_Tiger
    Citação Postado originalmente por slackmaster
    Cara,

    Você pode usar o mcedit, que semelhante ao edit do MS-DOS.
    Eca :D funciona mas eu prefiro o vim.
    Não tem nem como comparar vim com mcedit.
    vi/vim tem milhares de recursos.
    ja o mcedit não tem nada.

  9. #9

    Padrão Slackware so inicia em modo texto

    Gente,

    Eu só quis ajudar um cara iniciante no mundo Slackware de maneira rápida, eu particularmente prefiro o vi.