Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sis900 no CL10

    galera esto com problema para fazer funcionar minha placa de rede on-board sis900 no conectiva 10.
    ao iniciar o sistema ele ta acusando atraso ao iniciar ....

    engraçado que ao comando de lsmod aparece o drive sis900, mas com o valor "0" e mesmo assim executei um modprobe sis900, mas nada e o pior e que nesta mesma maquina eu fiz o teste com o conectiva 9 e a placa de rede funcionou normal ...

    Alguem tem ideia de como eu posso resolver isto????

  2. #2
    Avenger
    Visitante

    Padrão Sis900 no CL10

    Ela deve só não estar levantada... Vendo a Sis900 0 no lsmod, faz um 'ifconfig eth0 <ip> netmask <mascara_de_subrede>' e checa de novo no lsmod se está como '1' (o ifconfig deve passar sem dar nenhum aviso). Se ainda tiver '0', vê se tem (nao tenho certeza se precisa) o módulo mii carregado tb, e digita um 'dmesg' prá ver se ele, no final da listagem, vai ter alguma mensagem relacionada à placa de rede.

  3. #3

    Padrão Sis900 no CL10

    Avenger ... não testei ainda as dicas que vc me deu .. mas ja vou testar .. mas engraçado que agora eu dei boot com o kurumin e ele carregou o drive da placa de rede e ao dar o comando de lsmod ele acusou tbm algo chamado "crc32" que diz o nome do drive [sis900]

  4. #4

    Padrão Sis900 no CL10

    Carreguei o modulo mii tbm, e fiz o ifconfig tbm .. mas continua dando erro .. ao fazer o ifconfig ele acusou que não existe nenhum dispositivo eth0 e quando eu carreguei o modulo mii ele apareceu no lsmod, mas tanto ele como o sis900 continuavam com o valor "0" e ao tentar levantar a placa de rede ainda deu erro ...

  5. #5
    Avenger
    Visitante

    Padrão Sis900 no CL10

    Então tá certo, o sis900 usa o crc32 e não o mii. Mii quem usa é o via-rhine e a rtl8139.

    Tá meio estranho esse lance na placa de rede... O módulo, apesar de listado, diz que a placa não está instalada?.. Pode ser que a distro está com algum problema em kernel ou no módulo da sis900 mesmo. Tenta remover o módulo (rmmod sis900) e depois rmmod crc32 também. Faz um lspci -v e procura onde tá listada sua SiS 900 -- com certeza vai estar listada; e daí faz
    modprobe sis900
    ifconfig eth0 10.10.10.10 netmask 255.255.255.0
    (se funcionar) ping 10.10.10.10
    (se num funcionar o ifconfig) dmesg | tail -n 15
    Provavelmente vai dar mensagens sobre a carga da placa de rede e talvez sobre a mensagem de erro do ifconfig.
    Outros lugares para buscar os erros:
    tail /var/log/syslog
    tail /var/log/debug
    tail -n 20 /var/log/messages
    tail /var/log/secure

    Espero que -agora- ajude alguma coisa :}

  6. #6
    n0P
    Visitante

    Padrão Sis900 no CL10

    Em alguma distro diferente ou mesmo S.O. diferente a placa funciona?
    Você já pensou na possibilidade de estar ocorrendo erro físico do hardware da sis900?
    Procure em outros locais por erros semelhanets ao que ocorre com seu hardware. Caso seja raro ou não exista, considere a possibilidade da placa estar baleada.

  7. #7
    Jaques
    Visitante

    Padrão modprobe

    O que você terá que fazer é colocar no modules.conf um alias e tbm no modprobe.conf que daí vai funcar

  8. #8

    Padrão Sis900 no CL10

    Galera .. seguinte ..

    executei o comando dmseg| tail -n 15 e ele me mostrou a seguinte mensagem..

    sis900.c: v1.08.07 /11/02/2003
    PCI: found IRQ 10 for device 0000:00:01.1
    PCI: SHARING IRQ 10 with 0000:00:0F.1
    ETH0: CAN NOT FIND ISA BRIDGE

    detalhe ta em conflito as duas irqs ..
    e ao executar o comando lspci

    o dispositivo

    0000:00:01.1 - e a placa de rede

    0000:00:0F.1 - e a placa de som

    ambas as placas on-board ..

    agora alguem sabe como eu posso fazer para mudar a irq de alguma das placas para solucionar este conflito ..????

  9. #9
    Avenger
    Visitante

    Padrão Sis900 no CL10

    Acho que o lance da IRQ sharing não vai te dar problema não... Ele tá 'compartilhando' as duas IRQs. Tenta tirar os módulos do som (nao deixar o linux nem carregar eles de preferencia) e usar a placa de rede apenas.

    O erro mais feio tá sendo akele 'ETH0: ISA Bridge-blah-blah'. Aquilo sim é estranho. Prá que ele quer a bridge ISA prá placa PCI?.. Dá uma olhada nas configurações PCI/PnP da BIOS da máquina, se tiver um 'reset configuration data' põe ele em enabled, e a alocação das IRQs, deixa em automática (ou PCI/PnP).

    Espero que isso ajude a resolver! :P

  10. #10
    n0P
    Visitante

    Padrão Sis900 no CL10

    ETH0: CAN NOT FIND ISA BRIDGE --> O bus PCI usa compartilhamento de IRQs numa boa, mas parece que esta encontrando algum problema ao acessar a South Bridge do seu chipset (IS BRIDGE).
    Você já instalou outro Linux ou S.O. que conseguiu trabalhar com NIC onboard?

  11. #11
    Avenger
    Visitante

    Padrão Sis900 no CL10

    nOP, pegou o bonde andando, mas olha só que doidera:

    Citação Postado originalmente por rdsat
    o pior e que nesta mesma maquina eu fiz o teste com o conectiva 9 e a placa de rede funcionou normal ...
    (no 1.o post dele deste tópico)

  12. #12

    Padrão Sis900 no CL10

    Sim eu ja testei nesta maquina o conectiva 8, 9 (que instalei ontem pra teste) o redhat 9 e o kurumin ..

    so com o conectiva 10 que ta dando erro

  13. #13
    n0P
    Visitante

    Padrão Sis900 no CL10

    Verifique no site na Conectiva se tem alguma atualização que resolve seu problema. Tá com cara de bug...

  14. #14

    Padrão Sis900 no CL10

    Galera, até mesmo isso já foi comentado aqui. O Conectiva 9 foi uma tentativa de avançar rapidamente para lançar uma versão nova.
    E li muito bugs nessa versão, que somente foram arrumados na versão 10. Nós instalamos o Conectiva 9 e deu n problemas comuns que não aconteciam no 8. E quando instalamos a 10 foi de primeira.
    E que pena que o Conectiva acabou. Me parece ser uma distro muito conhecida pelos brasileiros como usuários, não como administrador de rede. Mas uma distro bem simpática aos usuários comuns no Brasil. Vamos ver o que a Mandriva vai fazer a respeito, com a versão Mandriva 2006.
    Pode ser realmente bug sim ....... :roll:

  15. #15

    Padrão Sis900 no CL10

    Acredito que deve ser algum bug sim .. pq todas as outras distros que testei funcionou legal .. [ redhat, kurumin, slack, conectiva 8, 9, suse live ]

    e uma pena ... mas a conectiva e foda .. os caras são daqui da minha terra .. rsrs curitiba .. e uma boa distro .. mas o pessoal bota os pés pelas mãos as vezes e ainda mais que alguns caras que manjavam realmente sairam fora ..

    mas blz .. o jeito e achar outra distro pra esta cpu ..

  16. #16
    n0P
    Visitante

    Padrão Sis900 no CL10

    Conheço um pessoal que trabalhava na Conectiva, na área de desenvolvimento e eles diziam que quem mandava lá era a área de marketing "tem que sair dusa versões por ano" tinham data para entregar o software e se não estivesse pronto sairia do mesmo jeito
    Teve até uma suíte inteira para o mercado gráfico em que nada funcionava, hehehe
    Alguém testou o Conectiva Ferramentas Gráficas?

  17. #17

    Padrão kernel...

    cara, qual é a versao do kernel que vc tá usando? tenta colocar um kernel novo ( ou um velho, já que o dar versao anterior funciona ), e verifica o .config pra ver se tem suporte a placa compilado como módulo ou no kernel

  18. #18
    Avenger
    Visitante

    Padrão Sis900 no CL10

    que tem o módulo, tem, porque ele falou que deu modprobe e lsmod e tava lá listado o nome do driver da sis900...

    Talvez com o synaptic dê prá atualizar o kernel por alguma correção nova e funcionar (novo kernel implica novos módulos) o tal driverzinho da sis900... Se é que vale a pena prá você atualizar... Aliás, não sei se devia ter dito 'synaptic' ou 'apt-get', nao sei se aquele synaptic lá baixa coisa atualizada do site da conectiva.

    Se o tal synaptic atualizar com o site da conectiva você pode até atualizar mais pacotes facilmente, ele parece bastante com aquele 'adicionar/remover' componentes do windows.

    Qualquer coisa também, você entra no site do conectiva, procura um pacote .rpm do kernel, e instala ele com rpm -Uvh <arquivo>.rpm .

    Espero que ajude!.. Se você ainda não instalou uma nova distribuição né...
    Abre uma enquete aí: "Que distribuição instalar?", e coloca Kurumin Ubuntu Slackware Debian FreeBSD OpenBSD Mandrake (esquece o conectiva por ele ser o seu problema) e alguma outra distro que eu esqueci de dizer; e deixa o pessoal votar. Quem ganhar você instala! (só reza prá num ganhar o Free ou OpenBSD, eles têm um 'jeitão' sensivelmente diferente do linux (eth0 vira otra coisa, hda também.. até o kernel nesses é totalmente diferente). Mas eles são bonzões também!..

  19. #19

    Padrão Sis900 no CL10

    Avenger, boa noite caro amigo.
    Existe aqui no Underlinux, não me lembro agora se na seção de Artigos, um tópico falando das distros mais utilizadas.
    Esse artigo detalha bem das distros mais conhecidas ou utilizadas, suas características, funcionalidades, facilidades, se para iniciantes, experts, etc, etc.
    O problema de "Qual Distro Instalar" como tópico ou enquete, é que acaba virando uma verdadeira guerra e muito polêmica.
    E no final de tudo, o moderador acaba tendo que trancar o tópico.
    Não se chega a conclusão nenhuma. A maioria das respostas é do tipo "... instale qualquer distro. Tudo é Linux .... ". E já teve muita gente questionando esse tipo de reposta, e com razão.
    Já teve muito desse tipo de tópico. Na verdade vira uma tendência pessoal, o que é natural.
    Um grande abraço ......... :good:

  20. #20
    Avenger
    Visitante

    Padrão Sis900 no CL10

    Eu concordo com você em todos os aspectos. Mas a partir do princípio que quando eu comecei usar linux foi porque um amigo me encheu o saco pra usar RedHat, e no final acabei com o slack, esse lance de escolher distribuição, quando voce eh iniciante, o negócio é pegar qualquer uma mesmo, porque nao adianta voce ver especificacoes se vc nem sabe pra que elas vao ser uteis.

    Por isso a enquete dele seria como um jeito aleatório de escolher sua distribuição. Se no forum tivesse mais pentelho de debian votando lá, ele ia pro debian, por exemplo. hehe