+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Quanto cobrar?

    Caros colegas,

    Tenho que instalar 10 (dez) terminais linux como estação de trabalho básica, mas não sei quanto devo cobrar por máquina para fazer este serviço. Gostaria de saber quanto devo cobrar.
    A outra questão é: Como posso instalar o linux em todas estas máquinas simultaneamente? E qual a melhor forma de fazer?

    Obrigado a todos que puderem ajudar.

  2. #2

    Padrão Quanto cobrar?

    depende.. se fôr one-shot, eu cobraria RS$.500,00/unidade. SE estiver em jogo um possível contrato de suporte (pelo menos um ano), isso deveria ser levado em conta, pq (por exemplo) RS$.50,00/mêsxmáquina já dão um dinheirinho com o qual vc pode contar no fim do mês. Nêsse caso, e só nêsse caso, eu cobraria RS$.200.00/unidade.

    Quanto à instalação simultânea (ou quase) vc tem dois métodos:

    na SuSE e na Debian vc pode gerar diskettes de configuração reprodutíveis, ou seja, vc cria u'a máquina padrão e faz um diskette com êsse padrão, e aplica-o para todas as demais máquinas. Contudo, isso implica em instalações com a consequente demora. Minha preferência é a reprodução (não "espelhamento") dos hd's, feito com o tar. Vc cria u'a máquina funcionando perfeitamente e depois copia/reproduz os outros 9 hd's a partir dela. Não demora muito - pelo menos demora MUITO MENOS do que a instalação sucessiva, mesmo que com os floppies de configuração.

    com o tar:
    em http://www.linuxit.com.br/section-viewarticle-674.html vc tem informações que podem ajudar nisso. Ao invés de ler "mnt/velho" vc poderia (por exemplo) ler ".".

    verei se na segunda-feira eu trago meu caderninho de anotações, há um modo mais fácil , com o mesmo tar.
    :twisted:

  3. #3
    Visitante

    Padrão Quanto cobrar?

    Citação Postado originalmente por irado
    depende.. se fôr one-shot, eu cobraria RS$.500,00/unidade. SE estiver em jogo um possível contrato de suporte (pelo menos um ano), isso deveria ser levado em conta, pq (por exemplo) RS$.50,00/mêsxmáquina já dão um dinheirinho com o qual vc pode contar no fim do mês. Nêsse caso, e só nêsse caso, eu cobraria RS$.200.00/unidade.

    Quanto à instalação simultânea (ou quase) vc tem dois métodos:

    na SuSE e na Debian vc pode gerar diskettes de configuração reprodutíveis, ou seja, vc cria u'a máquina padrão e faz um diskette com êsse padrão, e aplica-o para todas as demais máquinas. Contudo, isso implica em instalações com a consequente demora. Minha preferência é a reprodução (não "espelhamento") dos hd's, feito com o tar. Vc cria u'a máquina funcionando perfeitamente e depois copia/reproduz os outros 9 hd's a partir dela. Não demora muito - pelo menos demora MUITO MENOS do que a instalação sucessiva, mesmo que com os floppies de configuração.

    com o tar:
    em http://www.linuxit.com.br/section-viewarticle-674.html vc tem informações que podem ajudar nisso. Ao invés de ler "mnt/velho" vc poderia (por exemplo) ler ".".

    verei se na segunda-feira eu trago meu caderninho de anotações, há um modo mais fácil , com o mesmo tar.
    :twisted:
    irado,

    Valeu a dica. Se possivel me passe algum material ensinando passo-a-passo como fazer a instalação simultanea.

    Obrigado e um forte abraço.

  4. #4

    Padrão Quanto cobrar?

    bão, intão prosseguindo:

    se os hd's forem ABSOLUTAMENTE IGUAIS, vc pode usar o dd para realizar o espelhamento de um para o outro. Sem compllcar muito, acho que vc economiza etapas copiando simultâneamente, mais ou menos assim:

    a--->b

    a--->c
    b--->d

    a--->e
    b-->f
    c-->g
    d-->h

    ou seja, no quarto lote vc termina as 10 máquinas

    comando (RTFM): dd if=/dev/hda of=/dev/hdb

    se os hd's não forem iguais vc deverá usar o tar ou uma combinação de ambos:

    dd if=/dev/hda of=/dev/hdb bs=512 para copiar apenas os primeiros 512 bytes de um para o outro, correspondendo à track zero (boot), depois:

    mount /dev/hdb /mnt (montar o hd secundário, a receber a cópia)
    cd /
    tar cfB- . | ( cd /mnt; tar xBvpf- )

    êsse comando copiará tudo daqui pra lá, mantendo todas as características dos arquivos e tal.

    BTW, esqueci se temos que gerar o system file (mkfs reiserfs, por ex) ANTES de realizar essa cópia :roll: e não tenho como provar aqui

    bem.. divirta-se. :twisted: