+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Marcação de Pacotes e Balanceamento de Links!!!

    Pessoal,

    Já foi muito comentado neste Fórum as possibilidades de se fazer Load Balance entre 2 links ou mais...

    Com os scripts passados pelo pessoal, eu até consegui fazer funcionar o balanceamento, mas o problema disto são os downloads que caem porque "a conexão foi reconfigurada", o MSN fica caindo tbem, quando pegar outra rota, e os sites de bancos entaum, naum funcionam de jeito nenhum...

    Não tenho muito conhecimento de Linux, mas, como todo administrador de provedor, tenho meus problemas com uso de link e, por isso, pretendo colocar mais um link aqui...

    Eu acredito que nem seja muito necessário fazer um "Balanceamento" entre estes links, e sim, classificar os acessos para sempre saírem por este ou por aquele link... Por exemplo: no meu caso, eu especificaria para que toda requisição às portas 25 e 110 (e-mail) saíssem sempre pelo meu link principal, pois em outra máquina está o meu servidor de e-mails e, com isto, evitaria que as requisições a estas portas saíssem pelo outro link, gerando tráfego desnecessário nos mesmos, pois "cairiam" diretamente no servidor de e-mails... Outra classificação seria usar o Layer7 para marcar os pacotes P2P para que saíssem apenas pelo outro link... Também pode ser usado o Layer7 para marcar os pacotes do MSN para que também usem apenas um link...

    Isso tudo eu até já consegui fazer, o que falta ainda é "quebrar" as requisições à porta 80, que é a mais utilizada... Para que possa fazer isso, gostaria de saber se existe alguma forma de marcar pacotes de acordo com a extensão do arquivo que será buscado na Internet, podendo redirecionar todos os downloads de arquivos maiores (.MP?, .EXE, .ZIP, .RAR, .AVI) para um mesmo link... Isso solucionaria o problema dos downloads grandes, pois as requisições para determinado download sairiam sempre pelo mesmo gateway...

    Alguém aeh conhece esta forma???

    Desde já obrigado...


    .

  2. #2

    Padrão Marcação de Pacotes e Balanceamento de Links!!!

    Com o ip route vc pode defenir quais os pacotes que seguem pelo link que vc indicar.. com o iptables vc pode marcar os pacotes..

    para fazer um balanceamento de links, use um driver que existe no kernel, que apesar de pouco conheçido, serve mm para isso

    "Device drivers" --> "network device support" --> "Bonding driver support"

    é isso.. dps é so ler um pouquinho no google e vc tem aí um load balance como deve de ser