+ Responder ao Tópico



  1. #1
    soublade
    Visitante

    Padrão Problema do Root e o ambiente gráfico

    Quando eu vou logar como usuário root na tela principal(ambiente gráfico) do Linux,aparece uma mensagem:"ROOT LOGINS ARE NOT ALLOWED".
    Logando como usuario normal ele entre normalmente e no terminal quando eu ponho a senha do root ele tb entre normalmente!
    Como que eu faço para conseguir entrar no ambiente gráfico do linux como usuario root sem que dê aquela mensagem?
    obs:uso o fedora 3

  2. #2

    Padrão Problema do Root e o ambiente gráfico

    Amigo, no Mandrake, Slackware e o SuSE se não me engano eles não permitem o usuário logarem como root.
    O que fiz foi criar um usuário comum e lá dentro eu viro o root através do comando su .
    Eu imagino que por segurança.
    Mas fiz algo diferente. Criei um usuário qualquer no modo texto através do su . Entrei no arquivo /etc/passwd e mudei o grupo desse usuário para o mesmo grupo do root. E consigo entrar como root normal através desse usuário. Dou um comando whoami e me aparece como root, mesmo logado com outro nome.
    Não sei se é isso o que eu entendi.
    Um grande abraço ........ :good:

  3. #3

    Padrão correcao..

    o slackware permite o login como root no modo gráfico sim.. no caso de conectiva, mandrake restringinr ou proibir completamente o login como root é uma medida de "seguranca", pois evita que um usuário que naum sabe o que tá fazendo logue como root e destrua o sistema.... neste caso faca como o pssgyn falo... logue como usuário comum e de su para executar programas como root, ou configure o sudo... ou troque de distribuicao... ou hackeie o fedora para que ele permita login como root 6) .... e depois diga pra gente como

  4. #4

    Padrão Problema do Root e o ambiente gráfico

    Desculpe-me Evandro. Realmente o Slackware permite a entrada como root sim. Eu uso ele e conecto como root quando desejo.
    O Mandrake e o SuSE realmente não permitem.
    Eu também imagino por questões de segurança. E é fácil quando somos iniciantes fazer besteiras no ambiente Linux como root. Eu mesmo já dei essa mancada. Me custou caro essa besteira.
    Mas depois de conectado é só dar o comando su .
    Inté + ........ :good: